Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3816
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formar para Incluir – A Formação de Professores do Atendimento Educacional Especializado para a Educação Inclusiva, pautada no Ensino Colaborativo e na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem
metadata.dc.creator: Anjos, Adriane Gusmão dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Foltran, Elenice Parise
metadata.dc.contributor.referee1: Böck, Geisa Letícia Kempfer
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Ariangelo Hauer
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta uma discussão sobre a formação continuada de professores que atuam nas salas de AEE e que atendem estudantes matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. Considerando-se que os avanços tecnológicos apontam para novos recursos e ferramentas que podem ser utilizados com o objetivo de melhorar as condições de acesso ao conhecimento, apresenta-se o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma proposta de prática inclusiva. Nesse sentido, foi proposta a elaboração de um livro em formato digital (e-book), com os direcionamentos para um curso de formação continuada e em serviço, utilizando o DUA como fundamentação e pautada no ensino colaborativo, para os professores do Município de Castro – PR, que atuam em AEE. A questão norteadora da pesquisa configurou-se como: em que medida um e-book contendo o detalhamento de uma proposta de formação continuada e em serviço pode contribuir para a organização e realização de cursos objetivando a melhoria da qualificação profissional do professor do AEE, em relação à adoção de novas práticas inclusivas e de recursos tecnológicos e metodologias ativas para que a educação seja, de fato, inclusiva? Como objetivo geral, propôs-se: analisar as contribuições do e-book para um curso de formação continuada e em serviço para professores, atuantes em salas de AEE do Município de Castro, embasado no DUA. Os objetivos específicos definidos foram: identificar os pressupostos teóricos, políticos e metodológicos da educação inclusiva no Brasil; apontar a aplicabilidade do Ensino Colaborativo e do Desenho Universal para a Aprendizagem para a proposta pedagógica do AEE no Município de Castro e elaborar um e-book com proposta de formação continuada e em serviço, contemplando a teoria e a prática de ações inclusivas em sala de aula, pautada no ensino colaborativo e no Desenho Universal para a Aprendizagem. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e configura-se como uma pesquisa aplicada, porque tem como objetivo a produção de conhecimentos pelo pesquisador e sujeitos participantes da pesquisa, bem como caracteriza-se como pesquisa de desenvolvimento, haja vista a produção do e-book. Como resultados considera-se que o e-book que possibilita o estudo e reflexões sobre o ensino colaborativo e o DUA, se constitui em alternativa que, efetivamente, pode contribuir para que se tenha uma educação inclusiva de qualidade, embora haja carência de pesquisas para que os instrumentos e diretrizes possam ser cada vez mais aperfeiçoados.
Abstract: This dissertation presents a discussion about the continuing education of teachers who work in AEE rooms and who serve students enrolled in the early years of elementary school. Considering that technological advances point to new resources and tools that can be used with the objective of improving the conditions of access to knowledge, the Universal Design for Learning (UDL) is presented as a proposal for an inclusive practice. In this sense, it is proposed the elaboration of a book in digital format (e-book), with the directions for a course of continued formation and in service, using the DUA as a foundation and based on collaborative teaching, for the teachers of the Municipality of Castro - PR, that work in ESA. The guiding question of the research was configured as: to what extent an e-book containing the details of a proposal for continued and in-service training can contribute to the organization and realization of courses aimed at improving the professional qualification of the AEE teacher, in regarding the adoption of new inclusive practices and technological resources and active methodologies so that education is, in fact, inclusive? As a general objective, it was proposed: to analyze the contributions of the e-book to a continuing and in-service training course for teachers, working in AEE rooms in the Municipality of Castro, based on the UDL. The specific objectives defined were: to identify the theoretical, political and methodological assumptions of inclusive education in Brazil; to point out the applicability of Collaborative Teaching and Universal Design for Learning for the pedagogical proposal of AEE in the Municipality of Castro and to prepare an e-book with a proposal for continued and in-service training, contemplating the theory and practice of inclusive actions in the classroom class, based on collaborative teaching and Universal Design for Learning. The research had a qualitative approach and is configured as applied research, because it aims to produce knowledge by the researcher and subjects participating in the research, as well as being characterized as development research, given the production of the e-book. As a result, it is considered that the e-book, which allows the study and reflections on collaborative teaching and the DUA, constitutes an alternative that, effectively, can contribute to having a quality inclusive education, although there is a lack of research. so that the instruments and guidelines can be increasingly improved.
Keywords: Educação Inclusiva
Desenho Universal para a Aprendizagem
Formação de professores
Ensino Colaborativo
Inclusive Education
Universal Design for Learning
Teacher Education
Collaborative Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI
Citation: ANJOS, Adriane Gusmão dos. Formar para incluir – a formação de professores do atendimento educacional especializado para a educação inclusiva, pautada no ensino colaborativo e na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3816
Issue Date: 27-Oct-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriane Gusmão dos Anjos.pdfDissertação em PDF1.66 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional- Adriane Gusmão dos Anjos.pdf9.88 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons