Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3830
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Comunicação e o desenvolvimento da linguagem de estudantes com transtorno do espectro autista |
metadata.dc.creator: | Emiliano, Daiane Olchanheski |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pisacco, Nelba Maria Teixeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fonseca, Katia de Abreu |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martiniak, Vera Lucia |
metadata.dc.description.resumo: | Um dos impactos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é sobre a comunicação social e o desenvolvimento da linguagem. Esta dissertação tem por objetivo investigar subsídios para a promoção da comunicação e desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA, sistematizá-los em um caderno pedagógico e verificar a sua contribuição para formação de professores. Trata-se de uma Pesquisa Translacional em ensino, que buscou transpor os limites acadêmicos, numa relação prática-teoria-prática, ao desenvolver o caderno pedagógico Comunicação e Linguagem no TEA: subsídios para a prática pedagógica, destinado à formação de professores. Empregou-se análise de abordagem qualitativa dos indicadores e dados. Utilizaram-se para a coleta de dados dois questionários, um para levantamento de demandas de formação e outro para a avaliação do caderno pedagógico, e um instrumento de validação por juízes (6) do questionário de avaliação. Foram convidados a participar da pesquisa professores experientes com alunos com TEA da Rede de Ensino Municipal de Ponta Grossa. A amostra foi composta por 20 professores e 15 deles avaliaram o caderno pedagógico. Destaca-se como principal produto do estudo o desenvolvimento do caderno pedagógico, que foi avaliado como excelente nas quatro categorias de análise. Numa escala Likert de 1 a 5, obteve média de 4,7 para o formato e aplicabilidade e 4,8 para funcionalidade e conteúdo. Os resultados destacam que a pesquisa translacional demonstrou-se de grande importância para o desenvolvimento do produto educacional, os questionamentos demonstram que não existe método ou estratégia pronta para ser executada ao aluno com TEA, mas embasamentos/ferramentas metodológicas que podem servir para construção desta organização prática, pois cada aluno é único e que a formação inicial de professores não dá suporte ao trabalho docente em sala de aula, com estudantes com TEA, considerando que a desatualização atrapalha todo o processo de construção de desenvolvimento da linguagem e comunicação destes. A pesquisa possibilitou, junto à amostra e partir do referencial utilizado, identificar ferramentas metodológicas que podem servir como caminho para facilitar o desenvolvimento da linguagem e comunicação dos estudantes com TEA no ambiente escolar, indicou o uso do ensino colaborativo pela equipe escolar como um caminho para atingir o objetivo comum de ampliar as habilidades e potencialidades dos alunos com TEA. |
Abstract: | One of the impacts of Autism Spectrum Disorder (ASD) is on social communication and language development. This dissertation aims to investigate subsidies for the promotion of communication and language development of children with ASD, systematize them in a pedagogical notebook and verify their contribution to teacher training. This is a Translational Research in teaching, which sought to overcome academic limits, in a practical – theory – practice relationship, by developing the pedagogical booklet “Communication and Language in TEA: subsidies for pedagogical practice”, aimed at teacher training. A qualitative approach analysis of indicators and data was used. Two questionnaires were used for data collection, one to survey training demands and the other to evaluate the pedagogical notebook, and an instrument for validation by judges (6) of the evaluation questionnaire. Teachers with experience with students with ASD from the Ponta Grossa Municipal Education Network were invited to participate in the research. The sample consisted of 20 teachers and 15 of them evaluated the pedagogical notebook. The development of the pedagogical notebook stands out as the main product of the study, which was evaluated as excellent in the four categories of analysis. On a Likert scale from 1 to 5, it obtained an average of 4.7 for format and applicability and 4.8 for functionality and content. The results highlight that the translational research proved to be of great importance for the development of the educational product, the questions show that there is no method or strategy ready to be performed by the student with ASD, but methodological foundations/tools that can serve to build this organization practice, because each student is unique and that the initial teacher education does not support the teaching work in the classroom, with students with ASD, considering that outdatedness hinders the entire process of building language development and communication. The research made it possible, together with the sample and from the reference used, to identify methodological tools that can serve as a way to facilitate the development of language and communication of students with ASD in the school environment, indicated the use of collaborative teaching by the school team as a way to achieve the common goal of expanding the skills and potential of students with ASD. |
Keywords: | Transtorno do Espectro Autista comunicação linguagem formação continuada de professores Autism Spectrum Disorder communication language continuing teacher training |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI |
Citation: | EMILIANO, Daiane Olchanheski. Comunicação e o Desenvolvimento da linguagem de estudantes com transtorno do espectro autista. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3830 |
Issue Date: | 4-Nov-2022 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daiane Olchanheski Emiliano.pdf | Dissertação em PDF | 2.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Produto educacional.pdf | Produto Educacional em PDF | 21.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License