Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3842
metadata.dc.type: Dissertação
Title: UEPS para acústica: uma nova melodia de ensino
metadata.dc.creator: Rein, Elano Gustavo
metadata.dc.contributor.advisor1: Bernardes, Luiz Antônio Bastos
metadata.dc.contributor.referee1: Cássaro, Fábio Augusto Meira
metadata.dc.contributor.referee2: Szmoski, Romeu Miqueias
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, muitos alunos se sentem desmotivados nos estudos por diversos fatores, não apresentando pré-disposição ao aprendizado, por isso se torna cada vez mais difícil encontrarmos evidências de uma aprendizagem significativa. Buscando uma solução para esse problema foi planejado um caderno que contemplasse a relação dos conceitos de Acústica com o cotidiano dos alunos, o uso de tecnologias e uma abordagem histórica e cultural. O objetivo é, além de motivá-los nos estudos, ampliar sua cultura, através do ensino de física usando também a música. O trabalho está fundamentado teoricamente nas metodologias de Vygostsky, Ausubel e Novak. A avaliação foi realizada através de mapas conceituais, depois analisados com o software Iramuteq. A proposta didática foi aplicada para 12 adolescentes com idades entre 13 a 17 anos, sendo o mais velho do Ensino Médio e os outros do Fundamental. Esses alunos estavam em recuperação na Comunidade Terapêutica Melhor Viver, localizada na cidade de Ponta Grossa – PR, no ano letivo de 2017. Para aplicação do produto didático foi elaborada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, UEPS que engloba um total de 15 aulas, aplicadas em 3 tardes. Com uso dessa estratégia de ensino observou-se uma motivação nos alunos ao aprendizado, ficando evidências de uma aprendizagem significativa. O produto resultado desse mestrado é um caderno didático que contempla os estudos de Acústica, destinado a professores tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio. Em cada capítulo desse caderno é oferecida ao leitor uma introdução com uma abordagem histórica e cultural dos conceitos de Ondas, Acústica e Música. Em cada tema o mediador encontrará vídeos que ilustram o assunto e também experiências como o Tubo de Kundt. A experiência destaque do caderno é a construção de um Theremin simples, com uma placa Arduino, na qual o professor segue um passo a passo desde sua construção até aplicação com os alunos.
Abstract: Many students today feel unmotivated in their studies due to a variety of factors, with no pre-disposition to learning, so it becomes increasingly difficult to find evidence of meaningful learning. Seeking a solution to this problem, a notebook was planned that contemplated the relation of the concepts of Acoustics with the students' daily life, the use of technologies and a historical and cultural approach. The goal is, in addition to motivating them in their studies, to broaden their culture through the teaching of physics using music as well. The work is theoretically based on the methodologies of Vygostsky, Ausubel and Novak. The evaluation was performed through conceptual maps, then analyzed with Iramuteq software. The didactic proposal was applied to 12 adolescents between 13 and 17 years old, being the oldest of the High School and the others of the Fundamental. These students were recovering in the Better Living Therapeutic Community, located in the city of Ponta Grossa - PR, in the academic year of 2017. For the application of the didactic product, a Potentially Significant Teaching Unit was created, comprising 15 classes, in 3 afternoons. Using this teaching strategy, students were motivated to learn, and there was evidence of meaningful learning. The result of this master's degree is a didactic book that contemplates the studies of Acoustics, destined to teachers of both Elementary and Middle Schools. In each chapter of this book the reader is allowed an introduction with a historical and cultural approach to the concepts of Waves, Acoustics and Music. In each theme the mediator will find videos that illustrate the subject and also experiences like the Kundt Tube. The highlight of the notebook is the construction of a simple Theremin with an Arduino board, in which the teacher follows a step by step from its construction to application with students.
Keywords: Ensino de Física
Aprendizagem Significativa
Acústica
Música
Comunidade Terapêutica
Teaching Physics
Meaningful Learning
Acoustics
Music
Therapeutic Community
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: REIN, Elano Gustavo. UEPS para acústica: uma nova melodia de ensino. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3842
Issue Date: 16-Oct-2018
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elano Gustavo Rein.pdfDissertação completa em PDF8.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons