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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Andarilhos de Estrada e Trecheiros: percepções sobre a condição de vida, cidadania e acesso à Seguridade Social
metadata.dc.creator: Scremin, Elton José
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas Júnior, Miguel Archanjo de
metadata.dc.contributor.referee1: Preuss, Lislei Teresinha
metadata.dc.contributor.referee2: Picinin, Cláudia Tania
metadata.dc.description.resumo: Nos acostamentos das rodovias brasileiras há pessoas que caminham sem destino, transportando tudo num saco, num carrinho de mão ou na garupa da bicicleta: são os andarilhos de estrada, praticamente invisíveis e excluídos socialmente. A deambulação contínua desses nômades e errantes decorre de problemas pessoais, sociais e estruturais influenciados pela associação do capitalismo e da globalização, conjugados na modernidade. Suas vidas são marcadas pelas mazelas sociais, pelo sofrimento físico e psicológico do trecho e pela ausência do Estado. A condição de vida dos andarilhos de estrada é percebida como a última alternativa de uma vida permeada por sofrimentos e desilusões, na qual a miséria se manifesta de maneira material e existencial. A exclusão vivenciada por esses errantes destoa completamente do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, basilar na Constituição Federal e fundante da cidadania e das políticas públicas. O objetivo do primeiro artigo é identificar as características presentes na errância e no nomadismo; e apresentar, no formato de um relato de experiência, os dados estatísticos e os principais momentos do Projeto Vidas na Estrada: andarilhos e trecheiros. Utilizou-se a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e o trabalho de campo, apresentando os dados de duas etapas do projeto Vidas na Estrada. Concluiu-se que a condição de vida dos andarilhos apresenta características que, juntas, projetam uma baixa expectativa de vida no sujeito. Constatou-se empiricamente, com uma amostra significativa de andarilhos e trecheiros, algumas convicções já existentes no meio acadêmico; foram apresentados dados sobre errância e nomadismo contemporâneos ainda não citados na literatura científica. O objetivo do segundo artigo foi realizar uma revisão sistemática na literatura disponível em repositórios virtuais de periódicos, teses e dissertações para estabelecer o estado do conhecimento a respeito das publicações que associam a errância e o nomadismo com o acesso às políticas públicas na área da Assistência Social. A metodologia utilizada foi o Estado do Conhecimento. Foram encontrados 35 trabalhos e após seleção pautada nos objetivos do estudo, restaram 04 artigos e 01 tese, os quais foram analisados. Pôde-se concluir que as Políticas Sociais do Estado não alcançam os andarilhos de estrada, devido à condição da errância. Inexistem estudos sobre cidadania e andarilhos. Há necessidade de estudos que abordem os modus operandi que podem ser implementados para que os atendimentos assistenciais alcancem os Andarilhos de Estrada. O objetivo do terceiro artigo é identificar se os direitos sociais, especialmente os que compõe a Seguridade Social, estão disponíveis ou são acessados pelos nômades e errantes rodoviários. Pretendeu-se verificar se a Proteção Social, assegurada no plano jurídico formal, possui efetividade e eficácia para essa população. Concluiu-se que há vários óbices na implementação dos direitos sociais aos nômades e errantes. A Seguridade Social está acessível somente no direito à saúde, pois a previdência social esbarra no caráter contributivo enquanto os princípios da matricialidade sociofamiliar, da descentralização político administrativa e da territorialidade impedem o atendimento na área da assistência social.
Abstract: The continuous roaming of nomads and wanderers stems from personal, social and structural problems influenced by capitalism and globalization, conjugated in modernity. The lives of hikers and trecheiros are marked by social ills, the physical and psychological suffering of everyday life on the roads and the absence of the State. The purpose of the first article is to identify the characteristics present in wandering and nomadism; and to present, in the form of an experience report, the statistical data and the main moments of the work developed during the Vidas na Estrada Project: walkers and trecheiros. The proposed methodological paths are the bibliographic review, documental research, and field work, presenting data from two approaches that are part of Vidas na Estrada project. It was concluded that the living conditions of these road walkers present traits which, when combined, project a low life expectancy on the subjects. It was empirically verified, with a significant sample of nomads and wanderers, some convictions that already exist in the academic environment, as well as data not previously mentioned in the scientific literature regarding contemporary wandering and nomadism. A wonderer’s life is perceived as the last alternative of a life permeated by suffering and disillusionment, in which misery manifests itself in a material and existential way. On the shoulders of Brazilian highways, it is possible to see people walking aimlessly, barely carrying anything, in bags, wheelbarrows or on the back of bicycles. They are the road walkers, practically invisible and socially excluded. The exclusion experienced by these wanderers is completely at odds with the Principle of Human Dignity, fundamental to the Federal Constitution, and foundation of citizenship and public policies. The aim of this article is to carry out a systematic review of the literature available in virtual repositories of journals, theses, and dissertations to establish the state of knowledge regarding publications that associate wandering and nomadism with access to public policies in Social Assistance. The methodology used was the State of Knowledge. Preliminarily, 35 works were found and, after selection based on the objectives of the study, 04 articles and 01 thesis remained that were analyzed. From reading the material, it was possible to conclude that the services offered by Social Policy provided by the State do not reach the road wanderers, due exactly to their wandering condition. There are no studies that focus on the citizenship of wanderers, therefore there is a need for more specific studies that address which modus operandi can be implemented so that assistance services reach the Road Walkers.
Keywords: Andarilhos de Estrada
Trecheiros
Direitos Sociais
Cidadania
Road Wanderers
Trecheiros
Social Rights
Citizenship
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: SCREMIN, Elton José. Andarilhos de Estrada e Trecheiros: percepções sobre a condição de vida, cidadania e acesso à Seguridade Social. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3863
Issue Date: 28-Oct-2022
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