Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3955
metadata.dc.type: Tese
Title: O processo formativo na pandemia da Covid-19: um olhar a partir de estudantes e professores da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio
metadata.dc.creator: Kielt, Everton Donizetti
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Ana Lucia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Moraes, João Carlos Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Royer, Marcia Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Priscila Caroza Frasson
metadata.dc.contributor.referee3: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.contributor.referee4: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.description.resumo: Durante a pandemia da Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, foi-se implementado o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como forma de dar continuidade ao calendário escolar em tempos de distanciamento social. O ERE caracterizava-se como uma mescla de atividades síncronas e assíncronas e, no Estado do Paraná, utilizou-se da plataforma Google Classroom como mediadora dos processos de ensino e aprendizagem nas instituições públicas estaduais, além de um canal de TV aberta e atividades impressas. Entretanto, percebemos que os estudantes enfrentavam dificuldades para aprender, alterações nas percepções sobre a escola e os cursos dos quais participavam. Isto posto, esta pesquisa, construída dentro da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade estadual de Ponta Grossa, tem por objetivo analisar as implicações da pandemia da Covid-19 no processo de ensino e aprendizagem de estudantes e professores da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTNM) em cursos na modalidade Integrado em uma escola estadual de Educação Profissional no interior do Estado do Paraná. Ampara-se em Paulo Freire (1967, 1985, 2005) na concepção de educação “bancária” e educação como prática da liberdade, em Antonio Gramsci (2001) para discutir a relação entre trabalho e educação, e Gaudêncio Frigotto (2018) com críticas a uma formação profissional que tem atendido às necessidades mediatas do mercado. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, e os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico e entrevista. Os participantes da pesquisa foram 91 estudantes e 30 professores da EPTNM de cursos Técnicos Integrados. O objeto desta pesquisa refere-se aos impactos da pandemia da Covid-19 no processo formativo dos estudantes da EPTNM dessa escola. Defendemos a tese de que o contexto da pandemia da Covid-19, manifestado na alteração do cotidiano dos estudantes pelo distanciamento social e nas formas de convivência familiar, nos efeitos econômicos, na inserção de um ensino remoto emergencial, dentre outros, alteraram as percepções que estudantes tinham sobre seu cotidiano, seu curso e sua futura profissão, implicaram na redução das expectativas dos estudantes sobre a conclusão do curso e da sua futura profissão. Os resultados indicaram que o ERE foi implementado sem um mapeamento das condições de acesso dos estudantes e professores, tais como a falta de equipamentos e conexão à Internet. A maioria dos estudantes acessava o ERE por meio do Smartfone e havia a necessidade de compartilhamento de equipamento no domicílio. Os professores, e também os estudantes, foram impactados pela pouca interatividade do ERE. Os professores tiveram uma sobreposição das suas funções, com excesso de plataformas e pouco tempo e formação insuficiente par a preparação das atividades de ensino. Os estudantes apontaram que a qualidade da aprendizagem era insatisfatória e que a sensação de ter aprendido menos despertava a insegurança em exercer a futura profissão. Também foi detectado que problemas emocionais advindos da pandemia como o medo da doença, a ansiedade e o nervosismo foram fatores que interferiram diretamente na motivação e na aprendizagem.
Abstract: During the Covid-19 pandemic, in 2020 and 2021, Emergency Remote Teaching (ERE) was implemented as a way to continue the school calendar in times of social distancing. The ERE was characterized as a mixture of synchronous and asynchronous activities and, in the State of Paraná, it used the Google Classroom platform as a mediator of the teaching and learning processes in-state public institutions, in addition to an open TV channel and printed activities. However, we noticed that students faced learning difficulties, changes in perceptions about the school and the courses they attended. That said, this research, built within the Teaching and Learning research line of the Graduate Program in Education at the State University of Ponta Grossa, aims to analyze the implications of the Covid-19 pandemic in the teaching and learning process of students and teachers of Vocational and Technical Education of the Middle Level (EPTNM) in courses in the Integrated modality at a state school of Professional Education in the interior of the State of Paraná. It is supported by Paulo Freire (1967, 1985, 2005) in the conception of “banking” education and education as a practice of freedom, Antonio Gramsci (2001) to discuss the relationship between work and education, and Gaudêncio Frigotto (2018) with criticisms professional training that has met the immediate needs of the market. The research is qualitative, characterized as a case study, and data were collected through an electronic questionnaire and an interview. The research participants were 91 students and 30 professors from EPTNM of Integrated Technical courses. The object of this research refers to the impacts of the Covid-19 pandemic on the training process of EPTNM students at that school. We defend the thesis that the context of the Covid-19 pandemic, manifested in the alteration of the student's daily life due to social distancing and in the forms of family coexistence, in the economic effects, in the insertion of emergency remote teaching, among others, changed the perceptions that students had about their daily lives, their course and their future profession, resulting in the reduction of students' expectations about the conclusion of the course and their future profession. The results indicated that the ERE was implemented without mapping the access conditions of students and teachers, such as lack of equipment and Internet connection. Most students accessed the ERE via Smartphone and there was a need to share equipment at home. Teachers, as well as students, were impacted by ERE's lack of interactivity. Teachers had an overlapping of their functions, with too many platforms and too little time and insufficient training to prepare for teaching activities. Students pointed out that the quality of learning was unsatisfactory and that the feeling of having learned less aroused insecurity in exercising their future profession. It was also detected that emotional problems arising from the pandemic such as fear of the disease, anxiety, and nervousness were factors that directly interfered with motivation and learning.
Keywords: Educação Profissional e Técnica
Ensino e aprendizagem
Curso Técnico
Ensino Remoto Emergencial
Covid-19
Professional and Technical Education
Teaching and learning
Technical Course
Emergency Remote Teaching
Covid-19
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: KIELT, Everton Donizetti. O processo formativo na pandemia da Covid-19: um olhar a partir de estudantes e professores da educação profissional e técnica de nível médio. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3955
Issue Date: 26-May-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Everton Donizetti Kielt.pdfdissertação completa em pdf2.49 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons