Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3962
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaense |
metadata.dc.creator: | Rosa, Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ferreira, Angela Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lopes, Bruna Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Zomer, Lorena |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo sobre currículo e ensino de História no Brasil demonstra que há uma lacuna nos documentos oficiais e materiais didáticos disponíveis no que diz respeito à abordagem de gênero, o respeito à diversidade, o combate à violência contra a mulher e a luta por igualdade de direitos. Dessa forma, objetivou-se produzir material didático para o ensino de História, a partir da categoria analítica de gênero. Seus objetivos específicos envolvem discutir as teorias curriculares; discutir os documentos curriculares nacional e estadual, a BNCC e o CREP, respectivamente; discutir a relação entre currículo e ensino de História; e realizar uma discussão crítica acerca de aspectos político-ideológicos do currículo e de documentos curriculares. Empreendeu-se uma pesquisa qualitativa, baseada no referencial bibliográfico, leitura, reflexão e desenvolvimento de material didático para o ensino de História, orientando- se pelo trabalho de gênero. Foram produzidos oito planos de aula, com seus materiais didáticos disponibilizados por este meio e para acesso online. O material final, tanto nas discussões teóricas como nas propostas temáticas e planos de aula sobre mulheres e História disponibilizados acompanha as previsões documentais de conteúdo e enriquecem o repertório dos alunos e alunas. Reconfigura-se a memória histórica, iluminando outras histórias que, como averiguou-se, estão ocultas no currículo e no livro didático da escola pública paranaense hoje. |
Abstract: | The study about curriculum and History teaching in Brazil shows that there is a gap in the official documents and didactic materials available regarding gender approach, respect to diversity, the prevention and combat to violence against women and the fight for equal rights. Thus, the objective was to produce didactic material for History teaching, based on the analytical category of gender. Its specific objectives involve discussing curriculum theories; discussing the national and state curriculum documents, BNCC and CREP, respectively; discussing the relationship between curriculum and History teaching; and conducting a critical discussion about political- ideological aspects of the curriculum and curriculum documents. A qualitative research was undertaken, based on bibliographic reference, reading, reflection and development of History teaching didactic material, guided by the work of gender. Eight lesson plans were produced, with their teaching materials made available through this or through online access. The final material, both in the theoretical discussions and in the thematic proposals and lesson plans about women and History made available, accompanies the content document forecasts and enriches the students' repertoire. The historical memory is reconfigured, illuminating other histories that, as we have seen, are hidden in the curriculum and in the textbook of the Paraná public school today. |
Keywords: | Currículo Ensino de História Gênero BNCC CREP Curriculum History teaching Gender BNCC CREP |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de História |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História |
Citation: | ROSA, Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da. O estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaense. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3962 |
Issue Date: | 24-May-2023 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da Rosa.pdf | dissertação completa em pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License