Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3998
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ilustrações de Viagem ao centro da Terra para o ensino de ciências: uma abordagem de leitura de imagens a partir de Gombrich
metadata.dc.creator: Santoro, Cíntia Foloni
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Josie Agatha Parrilha da
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Michel Corci
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Junior, Nelson
metadata.dc.description.resumo: A ficção científica tem sido investigada como uma ferramenta relevante para o ensino de ciências ao longo das últimas décadas. As pesquisas destacam a literatura e o cinema como principais fontes de ficção científica. Nesta pesquisa abordamos as contribuições da leitura de imagem de ficção científica para o ensino de ciências. Entre os inúmeros autores de ficção científica, se optou por investigar uma das obras Júlio Verne, por sua característica de divulgador do conhecimento científico. Assim, questiona-se quais as potencialidades das ilustrações da obra Viagem ao centro da Terra de Júlio Verne para o ensino de ciências? Para atender a esse questionamento tem-se como objetivo: analisar as contribuições das ilustrações da obra de ficção científica Viagem ao centro da Terra para o ensino de ciências, a partir do processo de leitura de imagens. Trata-se de uma pesquisa documental e de análise de imagem. Utilizaremos a Leitura de Imagem: três interrogações (LI3) de Silva (2022), adaptado a partir de Gombrich (2005) para analisar estas ilustrações. A abordagem metodológica para a constituição de dados foi a qualitativa. Organizamos a pesquisa em quatro capítulos. No primeiro, vamos discutir aspectos convergentes do Ensino de Ciências, das Imagens e da Ficção Científica, bem como, da Alfabetização Científica. No segundo capítulo, apresentamos a Leitura de Imagem, os estudos de Gombrich e a proposta adaptada de Leitura de Imagem: três interrogações. No terceiro capítulo, contextualizamos a obra Viagem ao centro da Terra, explorando o papel das ciências e das ilustrações na ficção científica de Júlio Verne. No quarto e último capítulo, apresentamos a análise das ilustrações e a discussão das relações encontradas para o ensino de ciências e a leitura de imagem de ficção científica. Diante da pesquisa realizada, inferimos que a leitura de imagem a partir da obra Viagem ao centro da Terra, constitui-se como um importante recurso pedagógico, possibilitando entender a ciência em seus diversos aspectos, no contexto da alfabetização científica. Também oferece aos professores e pesquisadores um caminho para utilizar melhor as imagens em suas aulas e estudos.
Abstract: Science fiction has been investigated as a relevant tool for science teaching over the last few decades. Research highlights literature and cinema as the main sources of science fiction. In this research we approach the contributions of science fiction image reading for science teaching. Among the numerous science fiction authors, we chose to investigate one of the works of Jules Verne, for its characteristic of disseminating scientific knowledge. Thus, it is questioned what are the potentialities of the illustrations of the work Journey to the center of the Earth by Jules Verne for the teaching of natural sciences? To answer this question, the objective is to analyze the contributions of the illustrations of the science fiction work Journey to the center of the Earth for the teaching of natural sciences. It is a documentary research and image analysis. We will use Image Reading: three interrogations (LI3) by Silva (2022), adapted from Gombrich (2005) to analyze these illustrations. The methodological approach for the constitution of data was qualitative. We organize the research into four chapters. In the first, we will discuss converging aspects of Science Teaching, Images and Science Fiction, as well as Scientific Literacy. In the second chapter, we present Image Reading, Gombrich’s studies and the adapted proposal of Image Reading: three questions. In the third chapter, we contextualize the work Journey to the center of the Earth, exploring the role of science and illustrations in Jules Verne’s science fiction. In the fourth and last chapter, we present the analysis of the illustrations and the discussion of the relationships found for teaching science and reading science fiction images. In view of the research carried out, we infer that the image reading from the work Journey to the center of the Earth (1867) constitutes an important pedagogical resource, making it possible to understand Science in its various aspects, based on scientific literacy. It also offers teachers and researchers a way to better utilize images in their classes and studies.
Keywords: Leitura de Imagem
Ensino de Ciências
Ficção Científica
Ernest Gombrich
Júlio Verne
Image Reading
Science teaching
Science fiction
Ernest Gombrich
Jules Verne
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: SANTORO, Cíntia Foloni. Ilustrações de Viagem ao centro da Terra para o ensino de ciências: uma abordagem de leitura de imagens a partir de Gombrich. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3998
Issue Date: 7-Aug-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cintia Foloni Santoro.pdfdissertação completa em pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons