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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Lei 11.645/08 e o desafio de docentes não-indígenas em relação à temática indígena nas salas de aula
metadata.dc.creator: Santos, Regina Aparecida Kosi dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Fraga, Letícia
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Andre Marques do
metadata.dc.contributor.referee2: Couto, Ligia Paula
metadata.dc.description.resumo: A escolha do tema desta dissertação tem duas razões: o fato de eu ser Kaingang e ser licenciada em História. Em função disso, defini que o objetivo geral dessa pesquisa, portanto, é discutir com professores não-indígenas seus conhecimentos e práticas que envolvem a temática indígena e a Lei 11.645/08. Já os objetivos específicos são os seguintes: analisar se os participantes conhecem a Lei 11.645/08; se trabalham na direção de atender a lei e, em caso afirmativo, fazer um levantamento dos materiais utilizam para isso; analisar se os participantes se sentem preparados/as em relação às exigências da lei. Em relação ao referencial teórico, a partir dos parentes Baniwa Luciano (2006), Daniel Munduruku (2023), Coelho Tacariju (2021), Kayapó (2015) e Casé Angatu (2020), discuto a implantação da Lei 11.645/08, um direito que nós, povos indígenas, conquistamos, mas que, por vezes, tem sido considerado causador de transtornos dentro das escolas e também analiso as perspectivas da Lei 11.645/08 no contexto da escola não- indígena, os conceitos que ela propõe e quais são seus objetivos para ela ser colocada em prática, sem considerar a falta de materiais (convencionais, como livros didáticos) que tratem adequadamente da temática indígena, ao mesmo tempo em que falo da importância de analisar os materiais adequados, produzidos por indígenas, que existem em meio a este grande desafio que é justamente fazer, juntos, com que a Lei seja cumprida, não somente em escolas não-indígenas mas também dentro das universidades, nos cursos de formação de professores. Por fim, em relação à análise dos dados da pesquisa, estes foram divididos em 3 categorias, quais sejam: os participantes conhecem a Lei 11.645/08?; os participantes trabalham na direção de atender a lei? Quais materiais utilizam para isso?; e os participantes se sentem preparados/as em relação às exigências da lei? Em relação à primeira categoria, os participantes mostram que conhecem a Lei 11.645/08, alguns desde quando ela foi promulgada e todos têm consciência do que a Lei nos propõe, sua importância, seus objetivos. Com relação à segunda categoria, todos afirmaram ter trabalhado com a temática indígena, ou seja, já estão colocando em prática a Lei 11.645/08, mas afirmam que ainda há muito que se alcançar, já que a maioria dos professores afirmaram não confiar em livros didáticos, razão pela qual todos constroem seus materiais. Em relação à última categoria, todos os participantes afirmaram não ter tido a oportunidade de estudar a temática indígena na graduação ou explicação sobre a lei 11.645/08, o que talvez justifique a resposta dos 4 participantes não-indígenas ao dizer que não se sentem preparados para trabalhar temática indígena, mesmo que tenham mostrado que têm muito conhecimento sobre a lei 11.645/08.
Abstract: Elegí el tema de esta disertación por dos razones: el hecho de ser kaingang y ser licenciada en Historia. Como resultado, decidí que el objetivo general de esta investigación es discutir con profesores no indígenas sus conocimientos y prácticas en relación con las cuestiones indígenas y la Ley 11.645/08. Los objetivos específicos son los siguientes: analizar si los participantes conocen la Ley 11.645/08; si trabajan para cumplir la ley y, en caso afirmativo, relevar los materiales que utilizan para hacerlo; analizar si los participantes se sienten preparados en relación a las exigencias de la ley. En cuanto al marco teórico, a partir de los trabajos de Baniwa Luciano (2006), Daniel Munduruku (2023), Coelho Tacariju (2021), Kayapó (2015) y Casé Angatu (2020), discuto la implementación de la Ley 11.645/08, un derecho que los pueblos indígenas conquistamos, pero que a veces se ha visto como causa de problemas en las escuelas. También analizo las perspectivas de la Ley 11.645/08 en el contexto de las escuelas no indígenas, los conceptos que propone y cuáles son sus objetivos para que se ponga en práctica, sin considerar la falta de materiales (convencionales, como libros de texto) que traten adecuadamente las cuestiones indígenas, al mismo tiempo que hablo de la importancia de analizar los materiales apropiados, producidos por indígenas, que existen en medio de este gran desafío, que es precisamente garantizar, juntos, el cumplimiento de la Ley, no sólo en las escuelas no indígenas, sino también dentro de las universidades, en los cursos de formación de profesores. Finalmente, los datos de la investigación fueron analizados y divididos en tres categorías: ¿los participantes conocen la Ley 11.645/08? ¿Qué materiales utilizan para ello?; y ¿Se sienten los participantes preparados en relación a las exigencias de la ley? Con relación a la primera categoría, los participantes demuestran que conocen la Ley 11.645/08, algunos desde su promulgación, y todos saben lo que la ley propone, su importancia y sus objetivos. Con relación a la segunda categoría, todos afirman haber trabajado con la temática indígena, es decir, ya están poniendo en práctica la Ley 11.645/08, pero afirman que aún falta mucho por hacer, ya que la mayoría de los profesores dice no confiar en los libros de texto, por lo que todos elaboran sus propios materiales. Con relación a la última categoría, todos los participantes dijeron no haber tenido la oportunidad de estudiar las cuestiones indígenas durante sus estudios de grado o de aprender sobre la Ley 11.645/08, lo que tal vez justifique la respuesta de los 4 participantes no indígenas cuando dijeron que no se sentían preparados para trabajar con cuestiones indígenas, aunque mostraron tener mucho conocimiento sobre la Ley 11.645/08.
Keywords: Lei 11.645/08
Formação de professores
História indígena
Ley 11.645/08
Formación de profesores
Historia indígena
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: SANTOS, Regina Aparecida Kosi dos. Lei 11.645/08 e o desafio de docentes não-indígenas em relação à temática indígena nas salas de aulas. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem ) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4062
Issue Date: 11-May-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

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