Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4068
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Problema em Cartas: reflexões e potencialidades para uma (Socio)Educação Matemática
metadata.dc.creator: Fernandes, Felícia Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Moraes, João Carlos Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Josie Agatha Parrilha da
metadata.dc.contributor.referee2: Montoito, Rafael
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Silmara Carneiro e
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa surge da curiosidade e da vontade de trabalhar com os adolescentes em conflito que cumprem medida de internação que se configuram como uma lacuna nas pesquisas acerca da Educação Matemática e do processo de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de entender Como o encontro entre Socioeducandos do Centro de Socioeducação de Ponta Grossa (CENSE) e a pesquisadora, a partir de cartas sobre o tema problema, produzem possibilidades de pensar a Educação Matemática, tendo como foco no conceito de problema adotado e discutido pelos adolescentes e não na Metodologia de Resolução de Problemas. Adotamos a Abordagem Cartográfica como metodologia de pesquisa e como método de produção de dados, que terá como sujeitos participantes os adolescentes que cumprem medida de internação no CENSE-PG. Para a produção dos dados os sujeitos irão se corresponder por meio de cartas que que serão norteadas pela Comunicação Não Violenta e terão etapas temáticas para o direcionamento do diálogo, sendo elas: 1) Carta de Apresentação; 2) Problemas (o que são?); 3) Como vejo a Matemática; 4) Problemas da Matemática; 5) Elaboração e resolução de problemas; 6) Carta de despedida. Como resultados foi possível compreender a visão dos adolescentes participantes em relação à Educação Matemática, não somente sobre a temática problema mas conseguimos ir além, refletindo sobre a Matemática de um modo geral, em todas as suas atribuições e instâncias. Nas cartas é possível ver a importância da construção de uma boa relação com professores e com o meio escolar para diminuir os problemas relativos à aprendizagem, bem como compreender o conceito de problema adotado por eles ligado ao termo DIFICULDADE, demonstrando que as dificuldades em relação ao processo de aprendizagem se tornam um obstáculo maior que a situação proposta.
Abstract: This research arises from curiosity and the desire to work with adolescents in conflict who serve a detention order that is configured as a gap in research on Mathematics Education and the teaching and learning process. With the objective of understanding How the meeting between Socioeducational Youth from the Centro de Socioeducação de Ponta Grossa (CENSE) and the researcher, from letters about the problem theme, produce possibilities of thinking Mathematics Education, focusing on the problem concept adopted and discussed by the adolescents and not on the Problem Solving Methodology. We adopt the Cartographic Approach as a research methodology and as a method of data production, which will have as participating subjects the adolescents who serve a detention order in CENSE-PG. For the production of data, the subjects will correspond by means of letters that will be guided by Nonviolent Communication and will have thematic stages for the direction of the dialogue, as follows: 1) Letter of Introduction; 2) Problems (what are they?); 3) How I see Mathematics; 4) Problems of Mathematics; 5) Elaboration and resolution of problems; 6) Farewell letter. As results it was possible to understand the vision of the participating teenagers in relation to Mathematics Education, not only about the problem theme, but we were able to go beyond, reflecting about Mathematics in a general way, in all its attributions and instances. In the letters it is possible to see the importance of building a good relationship with teachers and with the school environment in order to decrease the problems related to learning, as well as to understand the concept of problem adopted by them linked to the term DIFFICULTY, showing that the difficulties related to the learning process become a bigger obstacle than the proposed situation.
Keywords: Conceito de Problema
Educação Matemática
Socioeducação
Adolescente em conflito com a lei
Problem Concept
Mathematics Education
Socioeducation
Adolescent in conflict with the law
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: FERNANDES, Felícia Aparecida. Problema em Cartas: reflexões e potencialidades para uma (Socio) Educação Matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4068
Issue Date: 31-Mar-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Felícia Aparecida Fernandes.pdfdissertação completa em pdf20.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons