Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4081
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Modelagem Matemática na Educação Matemática: Possibilidades de avanços para uma nova racionalidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Fogaça, Maria Eduarda Bittencourt Camargo
metadata.dc.contributor.advisor1: Burak, Dionísio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Zontini, Laynara dos Reis Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Brandt, Célia Finck
metadata.dc.description.resumo: As práticas abordadas a partir da Modelagem, numa concepção de Educação Matemática, vêm ganhando visibilidade enquanto metodologia de ensino para a Matemática. Em vista de seu constructo científico interdisciplinar, que além da Matemática envolve áreas da Educação, Filosofia, Língua Materna que herda da Educação Matemática, apresenta grandes possibilidades para enriquecer o processo de ensino com vistas à aprendizagem. O trabalho com Modelagem Matemática possibilita desenvolver outras capacidades, além daquelas exclusivamente ligadas aos conceitos matemáticos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa intenciona contribuir para o ensino da matemática, mostrando por meio de práticas com Modelagem Matemática assumida pela concepção adotada por Burak (2002), a partir da análise de dissertações, elementos que contribuem para a construção de uma nova racionalidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, especialmente no Ensino Fundamental. Buscando responder: O que se mostra das práticas com Modelagem Matemática, numa concepção de Educação Matemática, a partir da análise de dissertações no Ensino Fundamental, capazes de instituir elementos para uma nova racionalidade no processo de ensino e aprendizagem? Constitui- se uma pesquisa de caráter bibliográfica e o material da análise é constituído por 3 (três) dissertações que envolvem 9 (nove) práticas com Modelagem Matemática desenvolvidas no âmbito do Ensino Fundamental, pela concepção da Educação Matemática, com o objetivo de identificar ações, abordagens e procedimentos que possam caracterizar uma nova racionalidade no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa e o tratamento de dados, são pautados na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994). Os elementos capazes de contribuir para a construção de uma nova racionalidade, percebidas e constantes nos dados coletados, foram tratados na perspectiva dos princípios do Pensamento Complexo propostos por Morin (2007). Os princípios pontuados como dialógico, circuito retroativo e recursivo, sistêmico, reintrodução, hologramático e auto-eco-organização, estiveram presente em diversos momentos nas etapas da Modelagem Matemática nas práticas analisadas. Nesta nova racionalidade se faz presente alguns elementos a saber: a interação, a liberdade proporcionada, o dialogo presente, o desenvolvimento gradativo da autonomia. Portanto, evidencia que as etapas Escolha do tema, Pesquisa exploratória, Levantamento dos problemas, Resolução dos problemas e a Etapa crítica das soluções estão presentes os princípios do pensamento complexo, contribuindo desta maneira para pontuar elementos para construção de uma nova racionalidade.
Abstract: The practices approached from Modeling, in a Mathematics Education concept, have been gaining visibility as a teaching methodology for Mathematics. In view of its interdisciplinary scientific construct, which in addition to Mathematics involves areas of Education, Philosophy, Mother Tongue that it inherits from Mathematics Education, it presents great possibilities to enrich the teaching process with a view to learning. Working with Mathematical Modeling makes it possible to develop other capacities, in addition to those exclusively linked to mathematical concepts. In this perspective, the present research intends to contribute to the teaching of mathematics, showing, through practices with Mathematical Modeling assumed by the conception adopted by Burak (2002), from the analysis of dissertations, elements that contribute to the construction of a new rationality in the process of teaching and learning mathematics, especially in Elementary School. Seeking to answer: What is shown of the practices with Mathematical Modeling, in a conception of Mathematics Education, from the analysis of dissertations in Elementary School, capable of instituting elements for a new rationality in the teaching and learning process? It is a bibliographic research and the material of analysis consists of 3 (three) dissertations that involve 9 (nine) practices with Mathematical Modeling developed in the context of Elementary School, by the conception of Mathematics Education, with the objective of identifying actions, approaches and procedures that can characterize a new rationality in the teaching and learning process. Research and data processing are guided by the perspective of Bogdan and Biklen (1994). The elements capable of contributing to the construction of a new rationality, perceived and constant in the collected data, were treated in the perspective of the principles of Complex Thinking proposed by Morin (2007). The principles punctuated as dialogic, retroactive and recursive circuit, systemic, reintroduction, hologrammatic and self-eco-organization, were present in several moments in the stages of Mathematical Modeling in the analyzed practices. In this new rationality, some elements are present, namely: the interaction, the freedom provided, the present dialogue, the gradual development of autonomy. Therefore, it shows that in all the stages of Choosing a theme, Exploratory research, Surveying problems, Solving problems and the Critical stage of solutions are present in the principles of complex thinking, thus contributing to punctuate elements for the construction of a new rationality.
Keywords: Modelagem Matemática
Racionalidade
Educação Matemática
Ensino Fundamental
Mathematical Modeling
Rationality
Mathematics Education
Elementary School
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Exatas e Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: FOGAÇA, Maria Eduarda Bittencourt Camargo. Modelagem Matemática na Educação Matemática: Possibilidades de avanços para uma nova racionalidade no processo de ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4081
Issue Date: 20-Sep-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Eduarda Bittencourt Camargo Fogaça.pdfdissertação completa em pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons