Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4087
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Uma proposta de ensino dos conceitos fundamentais da mecânica quântica no ensino médio: espectroscopia com lâmpadas |
metadata.dc.creator: | Queiroz, Evandro Luiz de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Castro, Antônio Sergio Magalhães de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Jeremias Borges da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Silvio Luiz Rutz da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Batista, Michel Corci |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação de mestrado descreve uma proposta de Ensino para a introdução de conceitos de Mecânica Quântica por meio do uso da espectroscopia no Ensino Médio, com o uso de lâmpadas comerciais e uma discussão sobre o uso indevido de conceitos de Mecânica Quântica pela pseudociência. Apoiado nos conceitos da aprendizagem significativa de Ausubel e na sugestão prática de Willingham, as aulas foram ministradas por meio de exposição de conteúdos, experimentos e incentivo à discussão dos conceitos fundamentais da Mecânica Quântica, tendo como objetivo a inserção do estudante do Ensino Médio em uma visão ampla e crítica do que é a Ciência na sua concepção e dos processos envolvidos na sua construção. O trabalho foi implementado em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio em uma instituição pública na cidade de Curitiba-PR, no ano de 2017, e em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, em uma instituição pública da cidade de Colombo-PR. As turmas eram compostas de 30 estudantes, em média, e as atividades foram realizadas em 6 aulas nos seguintes períodos: do início de novembro à início de dezembro de 2017 e início de abril à início de maio de 2018. Após a implementação, percebeu-se a viabilidade do uso da espectroscopia para introdução do Ensino de Física Moderna no Ensino Médio, a importância da discussão e debate sobre o uso inadequado de conceitos Físicos pela pseudociência e a necessidade de se efetivar, nas práticas de sala de aula, os conceitos de Física Modena e Contemporânea a fim de formar os estudantes com um pensamento mais crítico e autônomo. |
Abstract: | This dissertation describes a proposal for the introduction of quantum mechanics concepts using spectroscopy in high school, the use of commercial lamps and a discussion about the misuse of quantum mechanics concepts by pseudoscience. Supported by Ausubel's concepts of meaningful learning and Willingham's practical suggestion, the classes were taught through content exposition, experiment and encouragement to the discussion of the fundamental concepts of Quantum Mechanics aiming at the insertion of the High School student in a vision. wide and critical of what science is in its conception and processes involved in its construction. The work was implemented in two classes of the third high school in a public institution in the city of Curitiba-PR in 2017 and in a class of the third-year high school in a public institution in the city of Colombo-PR. The classes consisted of an average of thirty students and the activities were held in six classes from early November to early December 2017 and beginning of April to early May 2018. After implementation, the use of spectroscopy was feasible. For the introduction of Modern Physics Teaching in High School, the importance of discussion and debate about the inappropriate use of Physical concepts by pseudoscience, and the need to make effective in the classroom practices the concepts of Modern and Contemporary Physics in order to form students with more critical and autonomous thinking. |
Keywords: | Ensino de Física Física Moderna Mecânica Quântica Espectroscopia de Gases Teaching Physics Modern Physics Quantum Mechanics Gas Spectroscopy |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Física |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Citation: | QUEIROZ, Evandro Luiz de. Uma proposta de ensino dos conceitos fundamentais da mecânica quântica no ensino médio: espectroscopia com lâmpadas. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4087 |
Issue Date: | 31-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Evandro Luiz de Queiroz.pdf | dissertação completa em pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License