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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os times de futebol após o descarrilamento: uma análise da gestão das agremiações ferroviárias brasileiras em atividade profissional
metadata.dc.creator: Luz, Thiago Savio Ingles da
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas Júnior, Miguel Archanjo de
metadata.dc.contributor.referee1: Capraro, André Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Carmo, Gonçalo Cassins Moreira do
metadata.dc.description.resumo: Na segunda metade do século XIX estabeleceu-se um intenso fluxo migratório de estrangeiros ao Brasil para atuar no desenvolvimento do país. A vinda dos imigrantes, principalmente ingleses, junto com seus costumes, crenças e hábitos resultou em diferentes transformações sociais, inclusive a esportiva, uma vez que o futebol foi trazido ao país a partir de lugares em que ele já estava estabelecido. A ferrovia brasileira em amplo desenvolvimento tornou-se o fio condutor para que a prática chegasse a diferentes locais, dando origem a mais de cem clubes com gênese ligada as estradas de ferro. Contudo, práticas governamentais durante o século XX deram preferência ao sistema logístico rodoviário, fazendo com que o segmento das estradas de ferro declinasse e, por consequência, os clubes de futebol oriundos dela passaram a enfrentar dificuldades. Diante disso o objetivo da dissertação foi verificar, do ponto de vista gerencial, o que os clubes ferroviários brasileiros remanescentes fazem para se manter em atividade disputando competições profissionais. Para tanto, utilizou-se o modelo escandinavo, em que três artigos interdependentes foram confeccionados com vistas a responder o objetivo geral. O primeiro artigo nos permite compreender os principais temas abordados sobre gestão nos clubes de futebol pelos pesquisadores, enquanto o segundo artigo visa identificar o cenário econômico, político e social do Brasil entre o século XIX e XX e enunciar os possíveis fatores que favoreceram o processo de expansão do futebol a partir das ferrovias. O terceiro artigo busca identificar quais são as principais fontes de receitas dos clubes ferroviários em atividade profissional. As complexidades das categorias identificadas no Artigo 1 provocam problematizações acerca de dois aspectos presentes nos Artigos 2 e 3: o primeiro em relação a provável fragilidade de gestão dos clubes ferroviários que deixaram de existir após o declínio da ferrovia, já o segundo é em relação as estratégias de gestão, que apesar serem estudadas de forma distinta na prática são interligadas. Foram identificadas fragilidades de gestão quanto a transparência de dados financeiros. Dois clubes possuem a gestão do futebol profissional terceirizada e os outros dois seguem o modelo de sociedade anônima. Foram identificadas 12 fontes de receitas distintas e a comercialização dos direitos de transmissão dos jogos esteve entre as principais receitas de 100% dos clubes analisados. O Operário Ferroviário Esporte Clube (PR) obteve destaque na exploração de patrocínios e sócios-torcedores, o Botafogo Futebol Clube (SP) com receitas em dias de jogos, enquanto Ituano Futebol Clube (SP) e a Associação Ferroviária de Esportes (SP) se sobressaíram com comercialização de atletas. A pesquisa observou a existência de dois grupos de clubes - a) que possuem calendário extenso; e b) que possuem calendário limitado – emergindo a hipótese de que as fontes de receitas podem variar de acordo com o período que os clubes dispõem de jogos a disputar.
Abstract: In the second half of the 19th century, an intense migratory flow of foreigners to Brazil was established to work on the country's development. The arrival of immigrants, mainly English, along with their customs, beliefs and habits resulted in different social transformations, including sports, since football was brought to the country from places where it was already established. The widely developing Brazilian railway became the guiding principle for the practice to reach different locations, giving rise to more than a hundred clubs with genesis linked to railways. However, government practices during the 20th century gave preference to the road logistics system, causing the railway segment to decline and, consequently, the football clubs originating from it began to face difficulties. Therefore, the objective of the dissertation was to verify, from a managerial point of view, what the remaining Brazilian railway clubs do to remain active competing in professional competitions. To this end, the Scandinavian model was used, in which three interdependent articles were prepared with a view to responding to the general objective. The first article allows us to understand the main themes addressed by researchers about management in football clubs, while the second article aims to identify the economic, political and social scenario in Brazil between the 19th and 20th centuries and state the possible factors that favored the process of expansion of football from the railways. The third article seeks to identify the main sources of revenue for railway clubs in professional activity. The complexities of the categories identified in Article 1 provoke problematizations regarding two aspects present in Articles 2 and 3: the first in relation to the probable fragility of management of railway clubs that ceased to exist after the decline of the railway, the second in relation to the management strategies, which despite being studied differently in practice, are interconnected. Management weaknesses were identified regarding the transparency of financial data. Two clubs have their professional football management outsourced and the other two follow the limited liability company model. 12 different sources of revenue were identified and the sale of broadcasting rights for games was among the main revenues of 100% of the clubs analyzed. Operário Ferroviário Esporte Clube (PR) stood out in the exploration of sponsorships and fan partners, Botafogo Futebol Clube (SP) with revenues on game days, while Ituano Futebol Clube (SP) and Associação Ferroviária de Esportes (SP) stood out with the marketing of athletes. The research observed the existence of two groups of clubs - a) which have an extensive calendar; and b) that have a limited calendar – emerging the hypothesis that sources of revenue may vary according to the period in which clubs have games to play.
Keywords: Futebol ferroviário
Operários
Administração
História
Railway football
Workers
Administration
History
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: LUZ, Thiago Savio Ingles da. Os times de futebol após o descarrilamento: uma análise da gestão das agremiações ferroviárias brasileiras em atividade profissional. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4132
Issue Date: 6-Feb-2024
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