Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4143
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Assistência Estudantil na Universidade Estadual de Ponta Grossa: Demandas e Perspectivas
metadata.dc.creator: Andrade, Estefany Cristine de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bourguignon, Jussara Ayres
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Eliana Bolorino Canteiro
metadata.dc.contributor.referee2: Salles Filho, Nei Alberto
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem por objetivo central analisar a partir das demandas e perspectivas dos acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a assistência estudantil da Instituição, no período de 2019-2020. Nesse sentido, pretende-se a partir desse objetivo realizar a investigação da Política de Assistência Estudantil da UEPG e compreender quais as condições que propiciam a permanência desses acadêmicos na universidade. Ainda intenciona-se analisar quais ações a Instituição oferece para que os estudantes tenham a sua permanência garantida, considerando as demandas apresentadas pelos acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação. Trata-se de uma pesquisa quali- quantitativa, mista, buscando a totalidade das informações coletadas, de caráter exploratório e fundamentada no método crítico dialético, e desenvolveu-se no aspecto metodológico da seguinte forma: Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental, Questionário Semiestruturado, Estudo de Caso. As pesquisas documental e bibliográfica proporcionaram o aparato teórico para a construção da presente investigação e foram utilizados seguintes textos: Behring e Boschetti (2011), Marilena Chauí (2001) e (2002), Soares (2002), Kowalski (2012), Frigotto (2010), Corbucci (2004), Lima (2007), bem como, os documentos: Constituição Federal (1988), Política Nacional de Assistência Estudantil (2007), Resolução CA 095 datada em 17 de Abril de 2017 referente à Política de Assistência Estudantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Processo no 08036 datado de 19 de maio 2016 referente ao relatório final das atividades com vistas à implantação da Política de Assistência Estudantil da UEPG. O Estudo de Caso foi realizado na UEPG, no Campus Central e Campus Uvaranas localizados na cidade de Ponta Grossa/PR. A coleta de dados deu-se a partir do envio de questionários semi-estruturados, elaborados através da plataforma Google Forms, para acadêmicos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Obteve- se o total de 40 questionários respondidos, sendo 32 de alunos dos cursos de Graduação, e 8 de acadêmicos dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Para a análise das informações coletadas, optou-se pela técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). As respostas foram estruturadas e organizadas através de categorias analíticas. A dissertação está organizada em três capítulos: O primeiro capítulo objetiva compreender as transformações no ensino superior do Brasil a partir da Reforma Universitária na década de 1960, o surgimento da assistência estudantil no país e como esta se configura no cenário atual; O segundo capítulo busca compreender como se estrutura o ensino superior no estado do Paraná e suas particularidades, assim como, iniciar o debate acerca da assistência estudantil na UEPG, lócus de análise neste estudo de caso; O terceiro capítulo visa descrever e analisar as informações coletadas através dos questionários semiestruturados. Os resultados apontam para uma assistência estudantil focalizada e celetista, centrada principalmente no critério da renda para a concessão dos benefícios previstos pela Política de Assistência Estudantil da Instituição.
Abstract: The main objective of this research is to analyze, from the demands and perspectives of undergraduate and graduate students at the State University of Ponta Grossa (UEPG), the institution's student assistance in the period 2019-2020. In this sense, it is intended, from this objective, to carry out the investigation of the UEPG Student Assistance Policy and to understand the conditions that favor the permanence of these academics at the university. It is also intended to analyze which actions the institution offers so that students have their permanence guaranteed, considering the demands presented by undergraduate and graduate students. This is a qualitative-quantitative, mixed research, seeking all the information collected, exploratory in nature and based on the critical dialectical method, and developed in the methodological aspect as follows: Bibliographic Research, Documentary Research, Semi-structured Questionnaire, Study of Case. Documentary and bibliographic research provided the theoretical framework for the construction of this investigation and the following texts were used: Behring and Boschetti (2011), Marilena Chauí (2001) and (2002), Soares (2002), Kowalski (2012), Frigotto ( 2010), Corbucci (2004), Lima (2007), as well as the documents: Federal Constitution (1988), National Student Assistance Policy (2007), Resolution CA 095 dated April 17, 2017 regarding the Student Assistance Policy from the State University of Ponta Grossa, Process No. 08036 dated May 19, 2016 regarding the final report of activities aimed at implementing the UEPG Student Assistance Policy. The Case Study was carried out at UEPG, at Campus Central and Campus Uvaranas located in the city of Ponta Grossa/PR. Data collection took place by sending semi-structured questionnaires, prepared through the Google Forms platform, to undergraduate and graduate students. A total of 40 answered questionnaires were obtained, 32 from undergraduate students and 8 from students from Stricto Sensu Postgraduate courses (Masters and Doctorate). For the analysis of the collected information, the Content Analysis technique proposed by Bardin (2011) was chosen. The answers were structured and organized through analytical categories. The dissertation is organized into three chapters: The first chapter aims to understand the transformations in higher education in Brazil since the University Reform in the 1960s, the emergence of student assistance in the country and how it is configured in the current scenario; The second chapter seeks to understand how higher education is structured in the state of Paraná and its particularities, as well as to start the debate about student assistance at UEPG, the locus of analysis in this case study; The third chapter aims to describe and analyze the information collected through semi-structured questionnaires. The results point to a focused and CLT student assistance, centered mainly on the income criterion for granting the benefits provided by the Institution's Student Assistance Policy.
Keywords: Acesso ao Ensino Superior
Políticas Públicas para a Permanência no Ensino Superior
Assistência Estudantil
Política de Assistência Estudantil
Access to Higher Education
Public Policies for Permanence in Higher Education
Student Assistance
Student Assistance Policy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: ANDRADE, Estefany Cristine de. A Assistência Estudantil na Universidade Estadual de Ponta Grossa: Demandas e Perspectivas. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4143
Issue Date: 3-Dec-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estefany Cristine de Andrade.pdfdissertação completa em pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons