Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4169
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Chikora E Pamutadha: em busca da educação libertadora na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas – Moçambique/África
metadata.dc.creator: Ferreira, Márcio Nonato Diniz
metadata.dc.contributor.advisor1: Scortegagna, Paola Andressa
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Peloso, Franciele Clara
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee2: Marcoccia, Patrícia Correia de Paula
metadata.dc.description.resumo: Sistematizar uma experiência é desvelar uma realidade para favorecer o intercâmbio de saberes teóricos, por meio da prática, com o intuito de melhorá-la e/ou transformá- la. Essa experiência se consolidou com tamanha potência por destacar a perspectiva de internacionalização e por ser um estudo ocorrido em África, continente-irmão e berço da humanidade. Especificamente, no Posto Administrativo de Amatongas, Distrito de Gondola, Província de Manica, na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas (ESCSC-Amatongas), que é um espaço que unifica os habitantes da Aldeia de Amatongas, já que a escola é comunitária, regida por uma participação democrática e dialógica entre a direção, professores/as, pais e encarregados de educação, alunos/as e estudantes, mediante uma ligação escola- comunidade. Esta pesquisa tem como problema: A perspectiva da educação libertadora de Paulo Freire se efetiva na práxis da ESCSC-Amatongas? Para tal, tem como objetivo geral: Analisar de que forma a educação libertadora de Paulo Freire se efetiva na práxis da ESCSC-Amatongas. Como objetivos específicos, definiu-se: Apresentar vida, obras e “andarilhagens” de Paulo Freire nos espaços de educação em África; descrever o território do Posto Administrativo de Amatongas, bem como a ESCSC-Amatongas, destacando as relações comunitárias; identificar as relações da ESCSC-Amatongas com a comunidade local (Aldeia de Amatongas), a partir da educação libertadora de Paulo Freire; e analisar, por meio de “cartas pedagógicas” e entrevistas semiestruturadas, as categorias educação, escola e comunidade, na perspectiva da educação libertadora de Paulo Freire, na ESCSC-Amatongas, bem como as conexões desta com seu território. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, inspirada na sistematização de experiência (Jara, 2006), utilizando como técnicas de coleta de dados as “cartas pedagógicas” (Dickmann, 2020; Coelho, 2011) e entrevista semiestruturada (Neto, 1994) com sujeitos pertencentes à comunidade escolar: Diretor geral, diretor adjunto pedagógico, professores/as e funcionários, estudantes, pais e encarregados de educação, membros do Conselho da Escola. Utilizou-se como ferramentas de interlocução com os sujeitos da escola dois movimentos dialógicos, perspectivas assumidas por Paulo Freire em seu “quefazer” educação libertadora: As “cartas pedagógicas” e as entrevistas semiestruturadas feitas em lócus, em setembro de 2023. Como referencial teórico desta pesquisa, destacam-se as obras de Freire (2021; 2021b; 2021e; 2022), Freire e Guimarães (2021) e de alguns comentadores (Freire, A., 2013; Gadotti, 1996; Souza, 2015). Quanto aos resultados, elaborou-se, inspirado na metodologia de sistematização de experiência na ESCSC-Amatongas, um relato com as categorias educação, escola e comunidade. Esta investigação problematizou a relação educacional da ESCSC-Amatongas, considerando o passado e o presente, identificando limites e possibilidades da educação libertadora de Paulo Freire nesse ambiente escolar, ancorando-se nas categorias educação, escola e comunidade.
Abstract: The systematization of experience unveils a reality in order to encourage the exchange of theoretical knowledge through practice, with the aim of improving and/or transforming it. This experience has been consolidated with such power because it highlights the prospect of internationalization and because it is a study that took place in Africa, a brother continent and the cradle of humanity. Specifically, in the Administrative Post of Amatongas, District of Gondola, Province of Manica, at the Sacred Heart Community Secondary School of Amatongas (Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas, ESCSC-Amatongas), which is a space that unites the inhabitants of the Village of Amatongas, since the school is a community school, governed from a democratic and dialogical participation perspective, that encompasses management, teachers, parents and guardians, pupils and students, through a school-community connection. The main question of this research is: Is Paulo Freire’s liberating education perspective put into practice at ESCSC- Amatongas? Its general objective is to analyze how Paulo Freire’s liberating education put into practice at ESCSC-Amatongas. The specific objectives were to present Paulo Freire’s life, works and “wanderings” in the spaces of education in Africa; to describe the territory of the Amatongas Administrative Post, as well as ESCSC-Amatongas, highlighting community relations; to identify ESCSC-Amatongas’ relations with the local community (Amatongas Village), based on Paulo Freire's liberating education; and to analyze, through “pedagogical letters” and semi-structured interviews, the categories of education, school and community from the perspective of Paulo Freire’s liberating education at ESCSC-Amatongas, as well as its connections with its territory. This research is qualitative in nature, inspired by the systematization of experience (Jara, 2006), using “pedagogical letters” (Dickmann, 2020; Coelho, 2011) and semi- structured interviews (Neto, 1994) as data collection techniques with subjects belonging to the school community: general director, pedagogical assistant director, teachers and staff, students, parents and guardians, members of the School Council. Two dialogic movements were used as dialogue tools with the school’s subjects, perspectives assumed by Paulo Freire in his “quefazer” (“what to do”) of liberating education: “pedagogical letters” and semi-structured interviews conducted on site in September 2023. The theoretical framework for this research includes the works of Freire (2021; 2021b; 2021e; 2022), Freire and Guimarães (2021) and some commentators (Freire, A., 2013; Gadotti, 1996; Souza, 2015). As for the results, inspired by the systematization of experience methodology at ESCSC-Amatongas, a report was drawn up using the categories of education, school and community. This investigation problematized the educational relationship at ESCSC-Amatongas, considering the past and the present, identifying the limits and possibilities of Paulo Freire’s liberating education in this school environment, anchored in the categories of education, school and community.
Keywords: Escola
Comunidade
Educação Libertadora
Sistematização de Experiência
Cartas Pedagógicas
School
Community
Liberating Education
Systematization of Experience
Pedagogical Letters
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: FERREIRA, Márcio Nonato Diniz. Chikora E Pamutadha: em busca da educação libertadora na Escola Secundária Comunitária Sagrado Coração de Amatongas – Moçambique/África. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4169
Issue Date: 29-Feb-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcio Nonato Diniz Ferreira.pdfdissertação completa em pdf5.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons