Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4174
metadata.dc.type: Tese
Title: A política educacional do Paraná no período pandêmico 2020-2021 avaliada por pedagogas das escolas públicas estaduais
metadata.dc.creator: Justus, Michélle Barreto
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Névio de
metadata.dc.contributor.referee2: Flach, Simone de Fátima
metadata.dc.contributor.referee3: Schnekenberg, Marisa
metadata.dc.contributor.referee4: Borges, Regilson Maciel
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a política educacional do Paraná no período de 2020- 2021, implementada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. Objetiva analisar a política educacional paranaense desenvolvida para o contexto da pandemia da COVID-19 (2020-2021) a partir da avaliação realizada por pedagogas de escolas públicas da rede estadual. Os objetivos específicos são: a) caracterizar o campo e os agentes da política educacional paranaense implementada na rede pública estadual no período de 2020-2021 da pandemia da COVID-19; b) desvelar a compreensão das pedagogas sobre os encaminhamentos político-educacionais impostos para as escolas públicas no contexto pandêmico; e c) indicar, a partir da avaliação das pedagogas, os limites e possibilidades evidenciados na oferta educacional em escolas públicas estaduais paranaenses no período pandêmico. A tese fundamentou-se na ideia de que as pedagogas da rede pública estadual fizeram adaptações e recontextualizaram a política educacional do estado do Paraná, proposta durante o período pandêmico de 2020-2021. O argumento principal baseia-se na observação das políticas emanadas pela SEED-PR e nas ações específicas implementadas no interior das instituições escolares no período pandêmico, que possibilitam, a priori, um desvelamento da visão de educação e de governança predominantes no governo do estado do Paraná atualmente. Os referenciais teóricos que a fundamentam apoiam-se na avaliação de políticas e programas educacionais (Afonso, 2007; Fernandes, 2010) e na Teoria de Bourdieu (1983; 1989) referente aos conceitos de Estado, capital, campo e porosidade entre os campos, a partir de uma abordagem de análise relacional, entre outros. Os procedimentos utilizados para produção dos dados foram a análise documental e questionário on-line, com questões abertas, fechadas e mistas, enviadas via Google Forms. Os participantes da pesquisa foram os professores pedagogos lotados nos Núcleos Regionais de Ensino do Paraná - NRE, selecionados por meio de uma amostragem intencional. A metodologia da Análise Textual Discursiva - ATD, de Moraes e Galiazzi (2011), foi utilizada para análise dos dados coletados. Os resultados da pesquisa revelaram a intensificação do caráter gerencialista da governança estadual paranaense, dada a atuação do Estado no contexto pandêmico. Os dados da avaliação revelaram alguns aspectos problemáticos para as instituições escolares, como o distanciamento entre os agentes políticos e os escolares, caracterizado por uma relação autoritária e burocrática entre eles; a não consideração sobre a realidade das escolas quanto à possibilidade do uso das tecnologias no período pandêmico, e o acúmulo do trabalho burocrático para as pedagogas. A avaliação também indica a relevância da avaliação da política educacional paranaense pelos pedagogos que a vivenciaram e a recontextualizaram no campo escolar.
Abstract: The object of this research is Paraná’s educational policy, implemented by the Paraná State Department of Education (SEED-PR) in the 2020-2021 period. The aim of this study is to analyze Paraná's educational policy - the one that was developed in the context of the COVID- 19 pandemic (2020-2021). Such analysis is based on an evaluation performed by pedagogues who work at public schools in the state educational system. The specific objectives are: (a) to characterize the field and the agents of Paraná's educational policy implemented in the state public educational system in the 2020-2021 period, during the COVID-19 pandemic; (b) to reveal the school pedagogues' understanding about the political-educational guidelines imposed on public schools in the pandemic context; and (c) to indicate, based on the pedagogues' evaluation, the limits and possibilities evidenced in the educational offer in Paraná's state public schools during the pandemic period. The initial hypothesis was based on the idea that state public school pedagogues adapted and re-contextualized the state educational policy that was proposed during the 2020-2021 pandemic period. The main argument is based on the observation of the policies determined by SEED-PR and of the specific actions implemented within school institutions during the pandemic period, which make it possible, a priori, to reveal the vision of education and governance prevailing in the Paraná state government nowadays. The theoretical framework that substantiates the research is based on the evaluation of educational policies and programs (AFONSO, 2007; FERNANDES, 2010) and on Bourdieu's theory (1983; 1989) regarding the concepts of State, capital, field and porosity between fields, from a relational analysis approach, among others. The procedures used to produce the data were document analysis and an online questionnaire with open, closed and mixed questions, sent via Google Forms. The research participants were school pedagogues working at the Paraná Regional Education Centers (NREs). They were selected through intentional sampling. Moraes and Galiazzi's (2011) Textual Discourse Analysis (TDA) methodology was used to analyze the data collected. The results of the research revealed the intensification of the managerialist nature of state governance in Paraná, given the state's actions in the pandemic context. The data evaluated revealed some problematic aspects for school institutions, such as the distance between political and school agents, characterized by an authoritarian and bureaucratic relationship between them; the lack of consideration about school realities regarding the possibility of using technologies in the pandemic period; and the accumulation of bureaucratic work for school pedagogues. The results also indicate the relevance of the evaluation of Paraná's educational policy, carried out by the pedagogues who experienced it and re-contextualized it within the school field.
Keywords: Avaliação de Políticas e Programas Educacionais
Gerencialismo
Pandemia da COVID-19
Pedagogas
Política Educacional
Evaluation of Educational Policies and Programs
Managerialism
COVID-19 Pandemic
School Pedagogues
Educational Policy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: JUSTUS, Michélle Barreto. A política educacional do Paraná no período pandêmico 2020- 2021 avaliada por pedagogas das escolas públicas estaduais. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4174
Issue Date: 24-Nov-2023
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michèlle Barrto Justus.pdftese completa em pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons