Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4213
metadata.dc.type: Dissertação
Title: História e cultura indígena: uma proposta para o estudo dos Kaingang nas aulas de História do Paraná para o Ensino Médio
metadata.dc.creator: Holz, Eliana
metadata.dc.contributor.advisor1: Moreno, Jean Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Angela Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Novak, Eder da Silva
metadata.dc.description.resumo: A investigação promovida neste trabalho buscou compreender e problematizar o trato das histórias indígenas na historiografia e na escolarização brasileira para, em seguida, construir possibilidades para a abordagem das histórias e das culturas indígenas, em especial a do povo Kaingang, nas aulas de História do Paraná para o Ensino Médio. Considera-se que, mesmo com a implementação da Lei no 11.645/08, ainda há lacunas no ensino de História Indígena que precisam ser superadas. O desafio a que se propõe a pesquisa é conceber uma compreensão plural do que por tanto tempo se concebeu como “única história indígena” e refletir sobre quantas perspectivas históricas são possíveis para tratar desse tema, de modo a questionar seus apagamentos historiográficos e escolares. Para isso, recorre-se aos postulados da Nova História Indígena e da Decolonialidade como discussões que subsidiam uma leitura do protagonismo indígena enquanto sujeitos de suas próprias histórias, bem como uma revisão bibliográfica acerca do material que se tem de produção sobre a etnia Kaingang, em especial a Terra Indígena Kaingang Apucaraninha. Intenta-se, por isso, investigar as potencialidades do uso da História Indígena Kaingang no Paraná como objeto de estudo e reflexão para a produção de sentido histórico, nas suas dimensões cognitiva, afetiva e identitária, com os jovens estudantes.
Abstract: The research carried out in this paper sought to understand and problematize the treatment of indigenous histories in Brazilian historiography and schooling, and then to build possibilities for approaching indigenous histories and cultures, especially that of the Kaingang people, in high school history classes in Paraná. It is considered that, even with the implementation of Law 11.645/08, there are still gaps in the teaching of indigenous history that need to be overcome. The challenge posed by the research is to conceive a plural understanding of what for so long has been conceived as the "only indigenous history" and to reflect on how many historical perspectives are possible for dealing with this issue, in order to question its historiographical and school erasures. To do this, we turn to the postulates of the New Indigenous History and Decoloniality as discussions that support a reading of indigenous protagonism as subjects of their own histories, as well as a bibliographical review of the material produced on the Kaingang ethnic group, especially the Kaingang Apucaraninha Indigenous Land. The aim is therefore to investigate the potential of using Kaingang Indigenous History in Paraná as an object of study and reflection for the production of historical meaning, in its cognitive, affective and identity dimensions, with young students.
Keywords: Ensino de História
História Indígena
Kaingang
Decolonialidade
History teaching
Indigenous History
Kaingang
Decoloniality
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: HOLZ, Eliana. História e cultura indígena: uma proposta para o estudo dos Kaingang nas aulas de História do Paraná para o Ensino Médio. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/4213
Issue Date: 27-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliana Holz.pdfdissertação completa em pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons