Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/448
metadata.dc.type: Dissertação
Title: RECONFIGURAÇÕES TECNOLÓGICAS NA ESCOLA: AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NA VISÃO DOS PROFESSORES
metadata.dc.creator: Cabral, Zuleica Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Correa, Djane Antonucci
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Aparecida de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Buzato, Marcelo El Khouri
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho,discute-se as reconfigurações identitárias dos professores ante aos processos de inserção de tecnologias digitais na prática docente A pesquisa tem como foco principal as práticas de letramentos digitais na escola, posto que uma das questões correlacionadas diz respeito às (re)configurações identitárias em uma sociedade com avanços tecnológicos sem precedentes em meio a uma sociedade globalizada. Esses avanços e mudanças afetam diretamente a escola e os processos de ensino/aprendizagem. Por essas razões é que a presente dissertação teve como objetivo geral investigar como as práticas de letramento digital estão sendo vistas e utilizadas, se é que estão sendo, em um grupo de escolas do interior do Paraná do ponto de vista dos professores das áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. Os objetivos específicos visaram a: a) verificar como as práticas de letramento digital são vistas nessas escolas; b) descrever se as práticas de letramentos digitais são trabalhadas nesses ambientes pelos professores nas suas práticas de sala de aula e em que proporção isso ocorre e c) investigar configurações identitárias dos professores, participantes efetivos, no espaço cibernético por meio de blogs, como escrita autobiográfica visando à reflexão crítica da própria atuação. O referencial teórico utilizado para a elaboração deste trabalho foi Braga (2005); Freitas (2010); Buzato (2010); Coscarelli (2011); Moram (2007); Hall (2006); Bauman (2005); Giddens (1991; 2002) dentre outros. A pesquisa aconteceu em duas escolas,sendo uma escola pública e a outra particular, e os participantes da pesquisa são professores que atuam nessas instituições. A pesquisa é predominantemente qualitativa haja vista os instrumentos utilizados e procedimentos técnicos empregados, os quais são: questionários,blogs criados pelos professores participantes, nos quais são encontradas as percepções do trabalho com linguagem digital em sala de aula, discussões em grupo com os participantes para debate sobre o uso de tecnologias digitais na prática docente. Assim, a metodologia de pesquisa pode ser caracterizada como uma forma mista de investigação. É sobremodo importante assinalar que este estudo almejou contribuir para que professores atuantes, por meio das práticas de letramentos/letramentos digitais e grupos de discussão, pudessem refletir sobre a função de novas tecnologias digitais em sala de aula e também pudessem adotá-las, uma vez que esse universo virtual tem arrebanhado indivíduos em uma sociedade repleta de máquinas e equipamentos digitais. Além disso, pretendeu-se alcançar resultados que proporcionassem melhores e tendimentos acerca das práticas de letramentos/letramentos digitais e a necessidade de inserção no universo digital, bem como questões relacionadas à (re)configuração da identidade dos professores neste ambiente.
Abstract: This paper discussed the identity reconfigurations of teachers compared to the processes of integration of digital technologies into their teaching practice research focuses primarily on the practices of digital literacies in school, since one of the related issues concerning the (re) identity configurations in a society with unprecedented technological advances amid a globalized society. These advances and changes directly affect the school and the teaching / learning. For these reasons, this thesis aimed to investigate how digital literacy practices are being viewed and used at school, if they are, from the point of view of teachers in the areas of humanities, exact and biological. The specific objectives was to: a) see how the digital literacy practices are being seen in school, b) describe whether the practices of digital literacies are worked in school by teachers in their classroom practices and to what extent this occurs and c) investigate identity configurations of teachers, effective participants in cyberspace through blogs, as autobiographical writing aimed at critical reflection on own performance. The theoretical part listed for this work was Braga (2005), Freitas (2010);Buzato (2010); Coscarelli (2007), Moran (2007), Hall (2006), Bauman (2005), Giddens (1991, 2002) among others. The research took place in two schools in the interior of Paraná,being a public school and a private school, and research participants are teachers who work at the two schools. The research is predominantly qualitative in view of their instruments and technical procedures employed, and these questionnaires, blogs created by teachers participating in which are found the perceptions of working with digital language classroom, group discussions with participants to debate about the use of digital technologies in teaching practice. Therefore, the research was characterized with mixed method research. It is especially important to note that this research craved contribute to teachers working through the practices of literacies / digital literacies and discussion groups, to reflect on new digital technologies in the classroom and also could adopt them before this virtual universe that gather individuals in a society filled with machines and digital equipment. Furthermore, we sought to achieve results that provide better understandings of the practices of literacies / digital literacies and the need for inclusion in the digital world, as well as issues related to the (re) shaping the identity of teachers in this environment
Keywords: tecnologia e educação
práticas de letramentos/letramentos digital
(Re)configurações identitárias
reflexão crítica
prática docente
technology and education
practices literacies / digital literacies, (Re) identity
configurations, critical reflection
teaching practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Linguagem, Identidade e Subjetividade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade
Citation: CABRAL, Zuleica Aparecida. RECONFIGURAÇÕES TECNOLÓGICAS NA ESCOLA: AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NA VISÃO DOS PROFESSORES. 2013. 193 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/448
Issue Date: 18-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
ZULEICA APARECIDA CABRAL.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.