Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1302
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As representações sociais da dança no contexto da Educação Física Escolar
metadata.dc.creator: Capri, Fabíola Schiebelbein
metadata.dc.contributor.advisor1: Finck, Silvia Christina Madrid
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Gilmar de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Prado, Eliane Mimesse
metadata.dc.contributor.referee3: Saveli, Esméria de Lourdes
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista que a dança é uma das manifestações da cultura corporal de movimento da disciplina de Educação Física (EF), o presente estudo teve como objetivo a análise da dança no contexto da Educação Física Escolar (EFE), buscando desvelar quais as representações sociais que alunos e professores possuem de dança em duas escolas da Rede Municipal de Ensino e dois colégios particulares do município de Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa é de natureza qualitativa, cuja coleta de dados se obteve nos meses de setembro a dezembro de 2008, por meio de acompanhamento e observação sistêmica de aulas de EF nas 4as séries do Ensino Fundamental. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários específicos para professores e alunos pertencentes à amostra de pesquisa, composta por cinco professores atuantes no Ensino Fundamental e aproximadamente 331 estudantes de ambos os gêneros, com idade entre 9 e 10 anos de idade. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo com base na Teoria das Representações Sociais (TRS). Após a análise, pode-se verificar que alguns fatores como a insuficiência do conteúdo sistematizado no processo de formação inicial dificulta a ação pedagógica, assim como a seleção de conteúdos pelo professor meramente por afinidade contribuem para a negligência da dança nas aulas de EF. Contudo, a representação central que professores possuem de dança está fortemente ligada aos ensaios para festas e datas comemorativas do contexto escolar. Os dados levantados pelos alunos demonstram a dança fortemente representada pelo prazer, vinculada ao gosto musical e, principalmente, que estudantes de ambos os gêneros possuem expectativas positivas em relação à dança e se mostram dispostos a participar das aulas de EF quando o conhecimento da dança for aplicado.
Abstract: Considering dance as one of the body movement culture manifestations of the subject of Physical Education (PE), the current study had as objective the analysis of the dance in the context of Physical Education in School (PES) trying to unveal which social representations students and teachers have about dancing in two (02) Municipal Public Schools and two (02) Private Schools in the city of Ponta Grossa – PR. One research of qualitative nature, which data collection was obtained in the months of September to December of 2008, through follow up and systemic observation of PE classes in 4th grades of Junior High School. As data collection instrument, specific questionnaires were given to teachers and students belonging to the sample of the research, composed by five (05) teachers working currently in Junior High School and approximately three hundred thirty one (331) students of both genders who are between nine (09) and ten (10) years old. The results were submitted to analysis of content based on Social Representations Theory (SRT). After the analysis we could verify that some factors as the systematized content insufficiency in the process of initial formation makes the pedagogical actions of the teacher harder, as well as selection of content by teachers merely by affinity,contribute to the negligence of dancing classes in PE, however the central representation that teachers have in dancing is strongly connected to rehearsals to parties and celebration dates in school´s context. The data collected by the analysis of answered questionnaires by students showed dance strongly represented by pleasure, connected to musical taste and mainly, that students from both genders have positive expectations in relation to dancing and are able to take part in PE when dancing knowledge is applied
Keywords: dança
Educação Física
escola
dance
Physical Education
school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CAPRI, Fabíola Schiebelbein. As representações sociais da dança no contexto da Educação Física Escolar. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1302
Issue Date: 29-Apr-2010
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
FABIOLA SCHIEBELBEIN CAPRI.pdf864.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.