Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Brandalise, Mary ângela Teixeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777602A6por
dc.contributor.referee1Pillotto, Silvia Sell Duarte
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708297E4por
dc.contributor.referee2Campos, Névio de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776641H6por
dc.creatorLara, Viridiana Alves de
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4443678H2por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:32:07Z-
dc.date.available2014-07-25
dc.date.available2017-07-21T20:32:07Z-
dc.date.issued2014-05-09
dc.identifier.citationLARA, Viridiana Alves de. Assessment of learning in the early years of elementary school: conceptions of teaching in the learning cycle. 2014. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1374-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the conceptions of the learning teachers in the early years of public schools in one municipality of Paraná. Qualitative, descriptive, research aimed to analyze the conceptions assessment of teacher learning in the early years of elementary school, the learning cycle. The research is theoretically based on the epistemological, historical and pedagogical assumptions of educational assessment and learning, built from the contributions of Franco (1990), Rodrigues (1994), Fernandes (2005), Afonso (2005) Dias Sobrinho (2003, 2008), Luckesi (2011), Lopes and Silva (2012), Hadji (2001), Guba; Lincoln (2011), among others. The survey of the production of theses and dissertations on evaluation about learning in the early years is the state of the art produced around this object of study. The methodological procedures used in data collection were the questionnaire and interview. The collected data were organized and analyzed by the Collective Subject Discourse - DSC developed by Lefèvre and Lefèvre (2005). The survey results showed that most teachers has a formative conception about assessment of learning, although there are some remnants of the traditional design where the most valued is the exam results and tests than the daily evaluation processes. In the analyzed discourses became evident that there is a collective effort of teachers to break with the objectivist conception of assessment traditional of learning assessment. It can be concluded that the conceptions of these teachers move in a emancipatory perspective, based on the critical-dialectical, in that posture consider some fundamental aspects: the use of formative assessment to support student learning and teacher's education planning, the emphasis of the role of student and teacher in formative evaluation processes with the use of self-assessment and interactive feedback in the teaching and learning process: diversity of assessment tools that teachers use during the process of teaching and learning, the understanding of the student's mistake as to the suitability of the possibility of teaching and learning, and finally, the record of students performance in relation to the objectives proposed in the opinions from the trial of elements of their everyday learning.eng
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise das concepções de avaliação da aprendizagem dos professores dos anos iniciais de escolas públicas de um município paranaense. De natureza qualitativa, do tipo descritiva, a pesquisa objetivou analisar as concepções de avaliação da aprendizagem dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ciclo de aprendizagem. A pesquisa se fundamenta teoricamente sobre os pressupostos epistemológicos, históricos e pedagógicos da avaliação educacional e da aprendizagem, construídos a partir das contribuições de Franco (1990) Rodrigues (1994), Fernandes (2005), Afonso (2005), Dias Sobrinho (2003, 2008), Luckesi (2011), Lopes e Silva (2012), Hadji (2001), Guba; Lincoln (2011), entre outros. O levantamento da produção de teses e dissertações sobre avaliação da aprendizagem nos anos iniciais constitui o estado da arte elaborado em torno deste objeto de estudo. Os procedimentos metodológicos utilizados na coleta de dados foram o questionário e a entrevista. Os dados coletados foram organizados e analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre (2005). Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos professores tem uma concepção formativa de avaliação da aprendizagem, embora ainda existam alguns resquícios da concepção tradicional em que mais se valorizam os resultados de provas e testes do que os processos avaliativos cotidianos. Nos discursos analisados há evidências de um esforço coletivo dos docentes para romper com a concepção de avaliação objetivista e com as práticas tradicionais de avaliação da aprendizagem. Pode-se concluir que as concepções desses professores caminham numa perspectiva emancipatória, assentada na postura dialético-crítica, em que se consideram alguns aspectos fundamentais: a utilização da avaliação formativa como suporte para a aprendizagem dos alunos e para o planejamento de ensino do professor; a ênfase do papel do aluno e do professor nos processos avaliativos formativos com a utilização da autoavaliação e do feedback interativo no processo de ensino e aprendizagem; a diversidade de instrumentos avaliativos que os professores utilizam durante o processo de ensino e aprendizagem; a compreensão do erro do aluno como possibilidade à adequação do processo de ensino e aprendizagem; por fim, o registro do desempenho dos alunos em relação aos objetivos propostos nos pareceres a partir do julgamento de elementos de suas aprendizagens cotidianas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VIRIDIANA ALVES DE LARA.pdf: 7829412 bytes, checksum: 02eb5d664945edc317a9d201f1349118 (MD5) Previous issue date: 2014-05-09en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectavaliação da aprendizagempor
dc.subjectavaliação educacionalpor
dc.subjectanos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.subjectciclo de aprendizagempor
dc.subjectevaluation of learningeng
dc.subjecteducational evaluationeng
dc.subjectearly years of elementary schooleng
dc.subjectlearning cycleeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DOCENTES NO CICLO DE APRENDIZAGEMpor
dc.title.alternativeAssessment of learning in the early years of elementary school: conceptions of teaching in the learning cycleeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
VIRIDIANA ALVES DE LARA.pdf7.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.