Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1522
metadata.dc.type: Dissertação
Title: MATEMÁTICA FINANCEIRA E PLANILHAS ELETRÔNICAS: UMA ABORDAGEM COM A INCORPORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS
metadata.dc.creator: Duda, Rodrigo
metadata.dc.contributor.advisor1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sani de Carvalho Rutz da
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Marciano
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo propor uma abordagem alternativa para o ensino de progressões e matemática financeira, com a incorporação de recursos tecnológicos. A matemática financeira é um tema de grande relevância, uma vez que é um campo de aplicação direta de vários conceitos matemáticos estudados ao longo da educação escolar. Um dos conceitos utilizados é o estudo de progressões aritméticas e geométricas. Para o estudo destes, propomos a abordagem por meio da resolução de relações de recorrência. Devido à relevância da matemática financeira na formação escolar do aluno, analisamos as diferentes formas e frequência com que a temática é abordada no Exame Nacional do Ensino Médio e nos processos seletivos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Com o objetivo de estimular a manipulação algébrica e a compreensão das variáveis das fórmulas de matemática financeira, propomos a incorporação de recursos tecnológicos, em particular, das planilhas eletrônicas, nas aulas sobre o tema. Por meio dessa ferramenta, propomos a viabilização da construção de simuladores de matemática financeira em sala de aula, visando a diversificação das atividades. Contemplamos também a elaboração de um aplicativo para dispositivos móveis que operam com a plataforma Android, visando a portabilidade e compartilhamento dos simuladores que podem ser construídos em sala de aula.
Abstract: This paper has as its goal to propose a new alternative approach to the progressions and financial math teaching, with the incorporation of technological resources. Financial math is a theme of great relevance, since it is a field of direct application of various mathematical concepts studied throughout school education. One of the concepts that used is the study of geometric and arithmetic progressions. In order to study those, an approach based on recurrence relations is proposed. Due to the relevance of financial math in the student’s school formation, it is analyzed the ways the frequencies in which the theme is addressed in the High School National Exam and in the selection processes of the Ponta Grossa State University. With the goal of stimulating the algebraic manipulation and understanding of the financial math formulas variables, it is proposed the incorporation of the technological resources, in particular, of electronic spreadsheets, in classes about the theme. Through the tool, it is proposed the viability of financial math simulators in the classroom, seeking the diversification of activities. It is also contemplated the development of an app that operates under the Android Platform, seeking portability and sharing of the simulators that can be built in the classroom.
Keywords: matemática financeira
progressões e relações de recorrência
planilhas eletrônicas
financial math
progressions and recurrence relations
electronic spreadsheets
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: DUDA, Rodrigo. MATEMÁTICA FINANCEIRA E PLANILHAS ELETRÔNICAS: UMA ABORDAGEM COM A INCORPORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1522
Issue Date: 24-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rodrigo Duda.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.