Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Castro, Antonio Sérgio Magalhães de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784257T5por
dc.contributor.referee1Andrade, André Vitor Chaves de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779269Z8por
dc.contributor.referee2Silva, Sani de Carvalho Rutz da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760861Z6por
dc.creatorSantos, Leandro Antonio dos
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137987A8por
dc.date.accessioned2017-07-24T19:45:51Z-
dc.date.available2017-03-03
dc.date.available2017-07-24T19:45:51Z-
dc.date.issued2016-08-29
dc.identifier.citationSANTOS, Leandro Antonio dos. ELABORATION OF THE TEACHING UNITS AS A CORE STRATEGY FOR UNDERSTANDING SCIENTIFIC MODELS: A proposal based on Vygotsky´s Theory for the study of the motion. 2016. 243 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2143-
dc.description.abstractThis master dissertation describes the process of research, development and application of four teaching units addressed to the study of motion carried out at a public high school. In the teaching units were discussed concepts such as velocity, free fall and its relationship with the study of the inclined plane, gravity acceleration, simple pendulum and finally, the principle of conservation of the linear momentum. A better understanding of the physical contents was intended by emphasizing discussions concerning to the scientific models, the possible formalization schemes and their correspondent idealizations or approximations. By applying the teaching units, methodological tools were considered in the form of computer simulations, experimental activities, documentaries and experimental video presentations. Also, discussions of solved problems, general searches and debates were enforced. The Interactionist Social Theory due Vigostski was applied as the theoretical basis for the work. From that perspective, the social interaction in the classroom was further enhancing by promoting the exchange of ideas, an active involvement of the students and a permanent dialogue, that allowed the classroom teacher to work in the zone of proximal development acting as the mediator between the previous student knowledges and the scientific knowledge to be acquired. It also is emphasized the collaborative work with others physics teachers at Nearby Pubic High Schools that allowed the improvement of the present proposal.eng
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado descreve o processo de pesquisa, de elaboração e de aplicação de quatro unidades didáticas voltadas ao estudo do movimento, para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública paranaense. Nas unidades de ensino são abordados conceitos como de velocidade, de queda livre e sua relação com o estudo do plano inclinado, de aceleração da gravidade e estudo do pêndulo simples e, por fim, do princípio da conservação da quantidade de movimento linear. Busca-se uma melhor compreensão dos conteúdos físicos privilegiando uma discussão conceitual dos modelos científicos, os possíveis esquemas de formalização e suas respectivas idealizações e aproximações. Ao aplicar as unidades didáticas, foram considerados procedimentos metodológicos na forma de simulações computacionais, atividades experimentais, exibição de documentários e experimentos em vídeo. Além disso, foram propostas discussões sobre a resolução de exercícios, pesquisas e debates. A Teoria Sociointeracionista de Vigostski é utilizada como base teórica para o trabalho. A partir dessa perspectiva, buscou-se valorizar a interação social em sala de aula, o intercâmbio de ideias, o envolvimento ativo dos estudantes, o diálogo permanente, possibilitando ao professor em sala de aula trabalhar na zona de desenvolvimento proximal, agindo como mediador entre o conhecimento que os estudantes já possuem e os conhecimentos científicos a serem adquiridos. Ressalta-se o perfil de trabalho colaborativo com os outros professores de física das Escolas Públicas próximas que permitiram o aperfeiçoamento da presente proposta.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-24T19:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leandro Antonio Santos.pdf: 5171194 bytes, checksum: e4add7ffd8718234ab15799212820476 (MD5) Previous issue date: 2016-08-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnsino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectmodelospor
dc.subjectunidades didáticaspor
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectmodelseng
dc.subjectteaching unitseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleELABORAÇÃO DE UNIDADES DIDÁTICAS COMO ESTRATÉGIA CENTRAL PARA A COMPREENSÃO DOS MODELOS CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA BASEADA EM VIGOTSKI PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO PONTApor
dc.title.alternativeELABORATION OF THE TEACHING UNITS AS A CORE STRATEGY FOR UNDERSTANDING SCIENTIFIC MODELS: A proposal based on Vygotsky´s Theory for the study of the motioneng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File SizeFormat 
Leandro Antonio Santos.pdf5.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.