Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrade, André Vitor Chaves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779269Z8por
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773762D7por
dc.contributor.referee2Camilo Junior, Alexandre
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785298U2por
dc.creatorPeron, Josicarlos
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4029846T1por
dc.date.accessioned2017-07-24T19:45:52Z-
dc.date.available2017-03-31
dc.date.available2017-07-24T19:45:52Z-
dc.date.issued2016-09-23
dc.identifier.citationPERON, Josicarlos. O ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR E SUAS APLICAÇÕES NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2145-
dc.description.abstractDue to the advance of Modern Science, society is immersed in a reality of technological innovations. This way, the importance of the debate about the influence of Science and Technology on the life of the population becomes fundamental. Therefore, we chose a discussion related to Nuclear Physics and its applications, since, nuclear accidents, military tests, improvements in medical treatment techniques, has gained relative prominence in recent years. In this reality,the school environment plays a relevant role in the mediation of the debate, since it is the school´s competence to formalize the knowledge acquired by the student through, mainly, common sense. Based on the analysis of dialogues with some professors of High School Physics, a research carried out on the internet of programs and suggestions to approach the Nuclear Physics in the school context and of the didactic books adopted by the Public Schools of the State of Paraná, distributed through the National Textbook Program (PNLD), it was verified that topics related to Nuclear Physics, although its approach is considered relevant by many teachers, still occurs in a very restricted way, mainly due to the complexity dealing with the phenomena, An extensive program of physics in relation to the workload, as well as a lack of preparation on the teacher´s part, which generates insecurity in the approach of such contents. This way, as an integral part of this work, an educational product was developed, based on a careful didactic transposition on topics of Nuclear Physics, aiming at assisting student in training process, especially in what concerns a critical position against the use of nuclear energy. The educational product proposes an approach within a historical, social, cultural and political contextualization, as proposed by the CTS movement, since Science is the fruit of a human evolution, and can not be neutral. The proposal was applied in a high school class, in the Training Course of Early Childhood Teachers and Initial Years of Elementary School, in the Integrated modality, of the Barão de Antonina State College, Rio Negro, Paraná, from November to December 2015.eng
dc.description.resumoDevido ao avanço da Ciência Moderna, a sociedade encontra-se imersa em uma realidade de inovações tecnológicas. Desta forma, torna-se grande a importância do debate acerca da influência da Ciência e da Tecnologia sobre a vida da população. Sendo assim, optou-se por uma discussão relacionada a Física Nuclear e suas aplicações, uma vez que, acidentes nucleares, testes militares, melhorias nas técnicas de tratamento na área médica, tem ganho relativo destaque nestes últimos anos. Nesta realidade, o ambiente escolar desempenha um papel relevante na mediação do debate, uma vez que, é de competência da escola a formalização do conhecimento adquirido pelo estudante através, principalmente, do senso comum. A partir, então, da análise de diálogos com alguns professores de Física do Ensino Médio, de pesquisa realizada pela internet de programas e sugestões de abordagem de Física Nuclear no contexto escolar e dos livros didáticos adotados pelas Escolas Públicas do Estado do Paraná, distribuídos através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), verificou-se que temas relacionados à Física Nuclear, apesar de sua abordagem ser considerada relevante por inúmeros professores, ela ainda ocorre de forma bastante restrita, principalmente por conta da complexidade no tratamento dos fenômenos, do extenso programa de Física em relação à carga horária, além de um despreparo por parte de professores, o que gera insegurança na abordagem de tais conteúdos. Desta forma, como parte integrante deste trabalho, foi desenvolvido um produto educacional, elaborado a partir de uma criteriosa transposição didática sobre tópicos de Física Nuclear, tendo como objetivo, auxiliar na formação do estudante, principalmente no que compete a um posicionamento crítico frente ao uso de energia de origem nuclear. O produto educacional propõe uma abordagem dentro de uma contextualização histórica, social, cultural e política, como propõe o movimento CTS, uma vez que, a Ciência é fruto de uma evolução humana, não podendo então ser neutra. A proposta foi aplicada em uma turma de Ensino Médio, do curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Integrada, do Colégio Estadual Barão de Antonina, Rio Negro, Paraná, no período de novembro e dezembro de 2015.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-24T19:45:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josicarlos Peron.pdf: 5429984 bytes, checksum: fdabde8eb331e05b8806d6eeefe50f71 (MD5) Previous issue date: 2016-09-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnsino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísica Nuclearpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectMovimento CTSpor
dc.subjectNuclear Physicseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectCTS movementeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleO ENSINO DE FÍSICA NUCLEAR E SUAS APLICAÇÕES NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File SizeFormat 
Josicarlos Peron.pdf5.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.