Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2478
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Matrizes e sistemas lineares nas questões de Matemática do ENEM: análises de competências e habilidades
metadata.dc.creator: Pelenz, Elisemare Viapiana
metadata.dc.contributor.advisor1: Biehl, Scheila Valechenski
metadata.dc.contributor.referee1: Medeira, Cleber de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiane de
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa tem por objetivo subsidiar os docentes nas atividades de matemática relacionadas aos conteúdos de matrizes e sistemas lineares, tendo em vista as habilidades e competências estabelecidas pela Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e análises documentais com o intuito de caracterizar o estudo de matrizes e sistemas lineares no âmbito escolar, considerando tais competências e habilidades. Em seguida foram selecionadas algumas questões que compuseram o ENEM no período de 2009 a 2017 para aplicação da atividade com 1 turma da 2a série e 1 turma da 3a série do ensino médio, de uma escola do campo no município de São Miguel do Iguaçu - Paraná. Este processo foi categorizado em um estudo de caso, abrangendo a competência de área 5 da Matriz de Referência do ENEM, “Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico científicas, usando representações algébricas”. A partir da aplicação dessa atividade foram feitas as análises das diferentes estratégias de resolução e os tipos de erros envolvidos, buscando oferecer um suporte didático ao trabalho do docente no sentido de desenvolver nos alunos as competências e habilidades requeridas.
Abstract: This research aims to subsidize mathematics educators towards matrices and linear systems, given the competences and abilities established by the Reference Matrix of The National Exam of High School (ENEM). For those purposes, bibliographical studies and documentary analyzes were carried out with the goal of characterizing the study of matrices and linear systems within the school environment attending to compentences and abilities. Next, some questions featured in ENEM from 2009 to 2017 were selected to be resolved by one class taking the 2nd grade and one taking the 3rd year of a rural high school in the municipality of São Miguel do Iguaçu – Paraná. This process was categorized as a study of case, reaching the competence of area 5 from the ENEM’s Reference Matrix, “Modeling and solving problems that involve socioeconomic or scientific variables, using algebraic representations”. From the application of this activity analyzes were made on the different strategies to resolving the kinds of mistakes involved, seeking to offer didactic support to the work of the teacher in the sense of developing in students the skills and abilities required.
Keywords: Matrizes
Sistemas lineares
Competências
Habilidades.
Matrices
Linear systems
Competences
Abilities
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: PELENZ, E. V. Matrizes e sistemas lineares nas questões de Matemática do ENEM: análises de competências e habilidades. 2018, 100f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2478
Issue Date: 20-Feb-2018
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisemare Viapiana Pelenz.pdf7.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons