Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2852
metadata.dc.type: Tese
Title: Instituições de longa permanência: o acolhimento e a educação permanente de idosos
metadata.dc.creator: Quadros, Sheila Fabiana de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Rita de Cássia da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Wanderbroocke, Ana Claudia Nunes de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Pavarini, Sofia Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Scortegagna, Paola Andressa
metadata.dc.contributor.referee4: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.description.resumo: A sociedade contemporânea vem apresentando várias mudanças no que tange aos diferentes aspectos que a estruturam, perpassando as esferas sociais, políticas, econômicas, educacionais, dentre outras. Nesse sentido, o presente trabalho de tese teve como objetivo geral discutir as interferências do processo educacional quanto ao acolhimento de idosos em Instituições de Longa Permanência, tendo o viés educacional como fio condutor de toda a pesquisa. Em relação à metodologia e seu percurso, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e revisão de literatura como componentes essenciais para constituição histórica do objeto a ser estudado, valendo-se da concepção teórica e metodológica pautada no Materialismo Histórico e Dialético, partindo de uma abordagem qualitativa. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados a observação direta e grupos interativos junto aos sujeitos (idosos) pesquisados nas instituições de acolhimento, além da aplicação de questionários aos profissionais que atuam nas equipes técnicas das referidas instituições. Como delimitação da pesquisa, foram selecionadas três instituições localizadas em municípios da região sudeste do Estado do Paraná. Têm-se como referencial teórico a perspectiva marxista (Marx, Engels, Cury, Netto), trazendo a dialética em toda a discussão teórica e análise dos dados coletados. A pesquisa discute sobre o idoso na sociedade contemporânea junto aos conceitos de velhice e envelhecimento, buscando ater-se a contextualizar historicamente o objeto de estudo, que é o idoso institucionalizado. Assim, constata-se que a tese é confirmada a partir de seu objetivo principal, pois a educação interfere no processo de institucionalização de idosos, sendo fator determinante nessa conjuntura, a qual inclusive é relacionada não apenas a questões educacionais, mas também políticas e econômicas, permitindo relacionar as categorias contradição e totalidade.
Abstract: Contemporary society has been presenting several changes regarding the different aspects that structure it, spanning the social, political, economic and educational spheres, among others. In this sense, the present thesis aimed to discuss the interferences of the educational process regarding the reception of the elderly in Long Stay Institutions, having the educational bias as the guiding thread of all research. In relation to the methodology and its course, bibliographical research and literature review were used as essential components for the historical constitution of the object to be studied, using the theoretical and methodological conception based on Historical and Dialectical Materialism, starting from a qualitative approach. As instruments for data collection, direct observation and interactive groups were used with the subjects (elderly) surveyed in the host institutions, as well as the application of questionnaires to the professionals who work in the technical teams of these institutions. As a delimitation of the research, we selected three institutions located in municipalities in the southeast region of the State of Paraná. The Marxist perspective (Marx, Engels, Cury, Netto) has as theoretical reference, bringing the dialectic throughout the theoretical discussion and analysis of the collected data. The research discusses the elderly in contemporary society along with the concepts of old age and aging, seeking to contextualize historically the object of study, which is the institutionalized elderly. Thus, it is verified that the thesis is confirmed from its main objective, since education interferes in the process of institutionalization of the elderly, being a determining factor in this conjuncture, which is related not only to educational, but also political and economic issues , allowing to relate the contradiction and totality categories.
Keywords: Idoso
Institucionalização
Educação
Processo
Elderly
Institutionalization
Education
Process
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: QUADROS, Sheila Fabiana de. Instituições de longa permanência: o acolhimento e a educação permanente de idosos2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa,2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2852
Issue Date: 4-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sheila Fabiana de Quadros.pdftese completa em pdf4.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons