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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Saberes docentes: questões de gênero e o ensino de seleção sexual
metadata.dc.creator: Anjos, Mariane Caroline dos
metadata.dc.contributor.advisor1: heerdt, Bettina
metadata.dc.contributor.referee1: Freire, Leila Inês Follman
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Christiane Gioppo Marques da
metadata.dc.description.resumo: A ação docente é amparada por um repertório de saberes, entre os saberes de uma área específica há questões sociais e culturais e as questões de gênero permeiam esses saberes. Nos conteúdos científicos da Biologia descrições sexistas e discriminatórias de machos e fêmeas, homens e mulheres, aparecem naturalizadas. Na descrição da seleção sexual as questões de gênero são observadas, por meio de inferências realizadas por pesquisadoras/es. O objetivo da nossa pesquisa é compreender os saberes das/os futuras/os docentes de Ciências Biológicas em relação as questões de gênero que permeiam o conteúdo da seleção sexual. As/os participantes foram acadêmicas/os do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Paraná, cursando o último ano da graduação. Foi elaborada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com intuito formativo e de constituição de dados. Os dados foram constituídos por questionários (inicial, final e posterior), descrição da visualização da interação entre aves e análises de textos técnicos com descrições da seleção sexual. A análise de conteúdo temático categorial foi usada nos dados, para isso construímos unidades de contexto e de registro que permitiram a análise dos dados empíricos, inferências e interpretações. Os dados revelaram que as/os futuras/os docentes compreendem as relações de gênero nas descrições da seleção sexual; percebem elementos criativos e imaginativos; diferenciam momentos de observação e inferência na construção desse conhecimento. Por outro lado, quando precisam descrever a seleção sexual recaem em estereótipos socialmente aceitos; alguns não concebem a interferência de valores sociais e culturais de gênero no conhecimento da seleção sexual. As questões de gênero precisam ser amplamente discutidas na formação docente para comporem os saberes necessários ao ensino, pois existe uma dificuldade de romper tanto com as noções de senso comum da Ciência quanto o de desestabilizar e desconstruir representações de gênero que são historicamente naturalizados na sociedade e pela Ciência.
Abstract: The teaching action is supported by a repertoire of knowledge, among the knowledge of a specific area there are social and cultural issues and gender issues permeate these knowledges. In the scientific contents of Biology sexist and discriminatory descriptions of males and females, men and women, appear naturalized. In the description of sexual selection, gender issues are observed through inferences made by researchers. The objective of our research is to understand the knowledge of the future Biological Sciences teachers in relation to the gender issues that permeate the content of sexual selection. The participants were undergraduates of the Biological education program of a Public University of Paraná, attending the senior year of graduation. A Potentially Significant Teaching Unit was developed with the purpose of training and data constitution. The data were consisted of questionnaires (initial, final and posterior), description of the visualization of the interaction between birds and analysis of technical texts with descriptions of sexual selection. The analysis of categorical thematic content was used in the data, for this we built units of context and register that allowed the analysis of empirical data, inferences and interpretations. The data revealed that future teachers understand gender relations in the descriptions of sexual selection, perceive creative and imaginative elements, and differentiate observation moments and inference in the construction of this knowledge. On the other hand, when they need to describe sexual selection they fall into socially accepted stereotypes; some do not conceive the interference of social and cultural gender values in the knowledge of sexual selection. Gender issues need to be widely discussed in teacher education to compose the knowledge necessary for teaching, because there is a difficulty to break both with the notions of common sense of science and to destabilize and deconstruct gender representations that are historically naturalized in society and by science.
Keywords: Ensino de Ciências
Saberes docentes
Questões de gênero
Ensino de Seleção sexual
Science Teaching
Teaching Knowledge
Gender issues
Teaching of sexual selection
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: ANJOS, Mariane Caroline dos. Saberes docentes: questões de gênero e o ensino de seleção sexual. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2861
Issue Date: 9-Apr-2019
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