Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2864
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As equações diofantinas lineares no currículo da educação básica
metadata.dc.creator: Silva, Aline Catarina da
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Marciano
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Márcio André
metadata.dc.contributor.referee2: Van Kan, Marli Terezinha
metadata.dc.description.resumo: As equac¸ ˜oes diofantinas recebem este nome em homenagem ao matem´atico grego Diofanto de Alexandria. Tais equac¸ ˜oes est˜ao presentes na modelagem matem´atica de diversas situac¸ ˜oes e constituem um tema de estudo no atual curr´ıculo de Matem´atica para a Educac¸ ˜ao B´asica no estado de S˜ao Paulo. Com esta perspectiva, propomos a sua extens˜ao para os demais estados da federac¸ ˜ao. Nesse intuito, apresentamos um material complementar voltado ao trabalho em sala de aula, de modo que o professor possa inserir ou aprofundar este conte´udo. Adotamos como encaminhamento metodol´ogico a revis˜ao da literatura, do marco te´orico e a proposic¸ ˜ao de um guia did´atico. Como resultado, inferimos sobre a viabilidade do trabalho com as equac¸ ˜oes diofantinas lineares na Educac¸ ˜ao B´asica, por se tratar de uma abordagem que resgata e ressignifica conte´udos matem´aticos estudados em anos distintos, privilegiando sua integrac¸ ˜ao durante a resoluc¸ ˜ao de problemas e contribuindo assim para o desenvolvimento da autonomia e do letramento matem´atico do aluno.
Abstract: Diophantine equations are named after the Greek mathematician Diophantus of Alexandria. These equations are present in the mathematical modeling of several situations and are a subject of study in the current curriculum of Mathematics for Basic Education in the state of S˜ao Paulo. With this perspective, we propose its extension to the other states of the federation. To this end, we present a complementary material aimed at the work in the classroom, so that the teacher can insert or deepen this content. We adopted as a methodological approach the revision of the literature, the theoretical framework and the proposition of a didactic guide. As a result, we infer about the viability of the work with the linear diophantine equations in Basic Education, because it is an approach that rescues and resignifies mathematical contents studied in different years, privileging their integration during problem solving and thus contributing to the development of autonomy and mathematical literacy of the student.
Keywords: Ensino de Matemática
Equação diofantina
Educação Básica
Teaching Mathematics
Diophantine equation
Basic Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: SILVA, Aline Catarina da. As equações diofantinas lineares no currículo da educação básica. Ponta Grossa, 2019. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2864
Issue Date: 26-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Catarina da Silva.pdfdissertação completa em pdf877.71 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons