Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2909
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O Jogo Rouba Monte Geométrico como facilitador do ensino aprendizagem de Geometria Espacial no 6° ano
metadata.dc.creator: Luz, Lidiane Lara da
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Marciano
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fabiane de
metadata.dc.contributor.referee2: Ciappina, Jussara Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: Atualmente a Matemática é uma das disciplinas mais temidas e impopulares para a maioria dos alunos. Isso ocorre normalmente pela forma com que o seu conteúdo é apresentado, cheio de fórmulas e conceitos abstratos totalmente descontextualizados, que devem simplesmente ser reproduzidos nas avaliações. Nesse trabalho, buscou-se trabalhar a Geometria Espacial de maneira diferente da tradicional, permitindo que o aluno desenvolva suas potencialidades, como descrever, interagir e compreender o espaço em que vive. Sabe-se que uma prática lúdica, proporciona uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, estimulando o aluno a aprender de forma mais criativa e dinâmica. Por isso, com o intuito de minimizar os problemas encontrados no ensino aprendizagem de Geometria Espacial, desenvolveu-se um jogo chamado Rouba Monte Geométrico. Analisou-se duas turmas de 6° anos do Ensino Fundamental. Em uma delas o jogo Rouba Monte Geométrico foi aplicado como jogo de fixação de conteúdo. Com o término do conteúdo uma avaliação foi realizada com as duas turmas e os resultados foram analisados. Verificou-se que na sala onde o jogo foi aplicado, os alunos saíram-se melhores na avaliação, demonstrando que reconheciam os sólidos, seus elementos, suas características e planificações. Pode-se, então perceber a importância da ludicidade em sala de aula, pois com o auxílio do jogo, os alunos puderam aprender brincando, se divertindo e sentindo prazer.
Abstract: Mathematics is currently one of the most feared and unpopular subjects for most students. This is usually because of the way in which its content is presented, full of totally decontextualized formulas and abstract concepts that must simply be reproduced in the evaluations. In this work, we sought to work on spatial geometry differently from the traditional way, allowing the student to develop its potentialities, such as describing, interacting and understanding the space in which they live. It is known that a playful practice, provides a more enjoyable and meaningful learning, encouraging the student to learn more creatively and dynamically. Therefore, in order to minimize the problems encountered in teaching learning about Space Geometry, a game called Robber Geometric Hill was developed. Two classes of 6th grade of elementary school were analyzed. In one of them the game Steals Geometric Hill was applied as a game of fixing content. At the end of the content, an evaluation was performed with both classes and the results were analyzed. It was found that in the room where the game was applied, students performed better in the assessment, demonstrating that they recognized the solids, their elements, their characteristics and their planning. One can then realize the importance of playfulness in the classroom, because with the help of the game, students could learn by playing, having fun and feeling preasure.
Keywords: Matemática
Geometria Espacial
Jogos
Jogo Rouba Monte Geométrico
Mathematics
Spatial Geometry
Games
Game Steals Geometric Mount
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: LUZ, Lidiane Lara da. O Jogo Rouba Monte Geométrico como facilitador do ensino aprendizagem de Geometria Espacial no 6º ano. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2909
Issue Date: 28-Jun-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIDIANE LARA DA LUZ.pdfdissertação completa em pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons