Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3093
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Reforma curricular, avaliação em larga escala e PISA: um olhar a partir de percepções docentes
metadata.dc.creator: Jolandek, Emilly Gonzales
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Luccas, Simone
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções que os professores de Matemática em serviço possuem a respeito de letramento matemático, propostos pelo PISA e pela BNCC. Desta maneira, buscou-se responder à seguinte questão: Quais são as percepções que professores de Matemática da Educação Básica possuem sobre a BNCC, sobre o PISA, e sobre o que é letramento Matemático? A investigação iniciou-se com a premissa de que há uma lacuna na formação inicial e continuada dos professores, a respeito do conceito de letramento matemático. O referencial teórico busca se ancorar nas reformas curriculares, avaliações em larga escala, e letramento matemático, dando enfoque ao PISA e a BNCC. Além disso, apresenta-se como as políticas de avaliação internacional influenciaram reformas curriculares na educação brasileira, destacou-se então a influência do PISA sobre a BNCC. A pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, mas também foram utilizadas técnicas da abordagem quantitativa. Os dados foram coletados, no ano de 2019, por meio de questionários, sendo que os sujeitos participantes da pesquisa foram 106 professores de Matemática que atuam na Rede Pública Estadual do Paraná. Para o tratamento dos dados, foi empregada a Análise Textual Discursiva e a Análise de Clusters, nas quais tornou-se possível identificar quatro clusters, isto é, quatro grupos de professores conforme suas semelhanças e dissemelhanças, em relação as suas percepções sobre avaliação em larga escala, PISA, BNCC e letramento matemático. Os resultados apontaram que os professores têm conhecimento insipiente sobre avaliação em larga escala, sobre o PISA e a BNCC, bem como não identificam o letramento matemático como uma habilidade a ser desenvolvida no aluno, a fim de que ele consiga aplicar a Matemática e resolver seus problemas em diferentes contextos, conforme é apontado no PISA e BNCC. Confundem o letramento matemático com a simples alfabetização matemática, ou seja, consideram que letrar o aluno matematicamente é apenas ensinar a Matemática básica. As percepções dos professores de Matemática levaram a confirmar a hipótese inicial, que em sua formação inicial e continuada o professor não teve orientações fundamentadas sobre políticas de avaliação e políticas curriculares, como a BNCC, que é uma reforma curricular atual, bem como sobre o letramento matemático. Visto isso, evidencia-se a necessidade de se abordar o letramento matemático, bem como políticas educacionais de avaliação e currículo, na formação inicial e continuada.
Abstract: This research aims to analyze the perceptions that mathematics teachers in service have about mathematical literacy, proposed by PISA and BNCC. In this way, we sought to answer the following question: What are the perceptions that Basic Education Mathematics teachers have about BNCC, about PISA, and about what Mathematical literacy is? The investigation started with the premise that there is a gap in the initial and continuing training of teachers, regarding the concept of mathematical literacy. The theoretical framework seeks to be anchored in curriculum reforms, large-scale assessments, and mathematical literacy, focusing on PISA and BNCC. In addition, it presents how the policies of international assessment influenced curricular reforms in Brazilian education, then highlighted the influence of PISA on the BNCC. The research has a predominantly qualitative approach, but techniques of the quantitative approach were also used. Data were collected, in the year 2019, through questionnaires, and the subjects participating in the research were 106 mathematics teachers who work in the Paraná State Public Network. For the treatment of the data, Discursive Textual Analysis and Cluster Analysis were used, in which it became possible to identify four clusters, that is, four groups of teachers according to their similarities and dissimilarities, in relation to their perceptions about wide evaluation scale, PISA, BNCC and mathematical literacy. The results showed that teachers have insipient knowledge about large-scale assessment, PISA and BNCC, as well as not identifying mathematical literacy as a skill to be developed in the student, so that he can apply Mathematics and solve his problems. problems in different contexts, as pointed out in PISA and BNCC. They confuse mathematical literacy with simple mathematical literacy, that is, they consider that literating students mathematically is just teaching basic mathematics. The perceptions of Mathematics teachers led to confirm the initial hypothesis, that in his initial and continuing education, the teacher did not have sound guidelines on evaluation policies and curriculum policies, such as the BNCC, which is a current curriculum reform, as well as on literacy mathematical. In view of this, it is evident the need to address mathematical literacy, as well as educational policies for assessment and curriculum, in initial and continuing education.
Keywords: Avaliação em larga escala
BNCC
Letramento Matemático
PISA
Reforma curricular
Large-scale Assessment
BNCC
Mathematical Literacy
PISA
Educational Reform
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: JOLANDEK, Emilly Gonzales. Reforma curricular, avaliação em larga escala e PISA: um olhar a partir de percepções docentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3093
Issue Date: 21-Feb-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emilly Jolandek.pdfdissertação completa em pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons