Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3133
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação de professores EaD e a relação com o uso da tecnologia: uma análise a partir de professores egressos
metadata.dc.creator: Schelesky, Paulo Sergio
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.referee1: Borba, Marcelo de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar se, e como, os professores formados no contexto EaD se apropriam do uso das tecnologias digitais na sua prática docente. Entendemos tecnologias digitais como as técnicas que permitem a digitalização das informações. A pesquisa é de natureza quali-quatitativa e os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 22 egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa na modalidade EaD. Os dados foram organizados e analisados por meio de Análise Textual Discursiva e a Análise de Clusters, de onde foi possível identificarmos dois clusters. Como referencial teórico usamos os conceitos de campo, capital e habitus de Bourdieu e os conceitos de cibercultura, ciberespaço e inteligência coletiva de Pierre Lévy. Nossos resultados apontam que os egressos se apropriam e fazem uso na prática docente das tecnologias digitais construídos durante a sua formação inicial.
Abstract: This research aims to identify if, and how, teachers trained in the EaD context appropriate the use of digital technologies in their teaching practice. We understand digital technologies as the techniques that allow the digitalization of information. The research is qualitative in nature and the data was collected through questionnaires and interviews. The subjects participating in the research were 22 egresses of the Mathematics Degree Course of the State University of Ponta Grossa in the modality EaD. The data were organized and analyzed by means of Discursive Textual Analysis and Cluster Analysis, from where it was possible to identify two clusters. As a theoretical reference we used the concepts of field, capital and habitus of Bourdieu and the concepts of cyberculture, cyberspace and collective intelligence of Pierre Lévy. Our results indicate that egresses appropriate and make use in teaching practice of the teaching knowledge about digital technologies built during their initial training.
Keywords: Licenciatura em Matemática
UAB
Egressos
Habitus
Mathematics Degree
UAB
Graduates
Habitus
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: SCHELESKY, Paulo Sérgio. Formação de professores no contexto EaD e a relação com o uso da tecnologia: uma análise a partir de professores egressos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3133
Issue Date: 22-Apr-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Sergio Schelesky.pdfdissertação completa em pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons