Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3154
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Discutindo ciência e pseudociência com estudantes do ensino fundamental -anos finais
metadata.dc.creator: Amaro, Gracieli Cristina Guerra
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Ana Lúcia
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Silvio Luiz Rutz da
metadata.dc.contributor.referee1: Freire, LeiIa Inês Follmann
metadata.dc.contributor.referee2: Lucas, Lucken Bueno
metadata.dc.description.resumo: Na presente pesquisa, teve-se objetivo de promover, por meio de intervenções pedagógicas, o desenvolvimento do pensamento científico em estudantes do ensino fundamental – anos finais, por meio de exemplares pseudocientíficos de notícias veiculadas em redes sociais. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e os dados foram coletados por meio de intervenções pedagógicas, organizadas a partir de exemplares pseudocientíficos de notícias veiculadas em redes sociais, que foram realizadas com estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Para organização e análise dos dados foi utilizada da Análise Textual Discursiva, Análise de Clusters e Análise de Grafos gerados a partir do software Mathematica. Os resultados apontam que as crenças dos estudantes encontra-se ancoradas na sua formação familiar e que a educação científica é primordial para o desenvolvimento pleno do cidadão, para que este seja capaz de refletir e tomar decisões relacionadas a setores diversos, que influenciam sua vida, a sociedade e o meio ambiente. Os resultados apontam ainda, para visões distorcidas da Ciência e do trabalho científico.
Abstract: In this research we aim to promote, through pedagogical interventions, the development of scientific thinking in elementary school students - final years, by means of pseudoscientific copies of news published on social networks. The research is of a qualitative and quantitative nature and the data were collected through pedagogical interventions, organized from pseudoscientific copies of news broadcast on social networks, which were carried out with Elementary School students - Final Years, from a public school in the countryside of the state of São Paulo. To organize and analyze the data, we use Discursive Textual Analysis, Cluster Analysis and Graph Analysis generated from the Mathematica software. Our results indicate that the students' beliefs are anchored in their family formation and that scientific education is essential for the full development of the citizen, so that he is able to reflect and make decisions related to different sectors, which influence his life, society and the environment. Our results also point to distorted views of science and scientific work. Keywords: Science, pseudoscience, scientific thinking, science education, social networks.
Keywords: Ciência
Pseudociências
pensamento científico
educação científica
redes sociais
Science
Pseudoscience
scientific thinking
science education
social networks
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: AMARO, Gracieli Cristina Guerra. Discutindo ciência e pseudociência com estudantes do ensino fundamental- anos finais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3154
Issue Date: 27-May-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gracieli Cristina Guerra Amaro.pdfdissertação completa em pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons