Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bernardes, Luis Antonio Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Emilio, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mário José Van Thienen da-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Blonski, Maria Sélia-
dc.contributor.referee3Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorChaves Filho, Gilvan-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-24T21:40:18Z-
dc.date.available2020-11-24-
dc.date.available2020-11-24T21:40:18Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.citationCHAVES FILHO, Gilvan. “Pepper’s Ghost”: como ensinar/aprender conceitos de física através de uma simples ilusão de óptica. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3248-
dc.description.abstractThe use of an optical illusion present in 19th century theater tricks can be an excellent tool in the teaching of Physics. In this work, we aim to teach Physics content such as the laws of reflection, electric current, potential difference, resistance and resistivity. This is accomplished through the assembly and study of an optical illusion known as "Pepper’s Ghost" or "Monga, the Monkey Woman", through practical and contextualized classes, containing simple experiments, images and videos. When using this process, we wish to develop, according to Ausubel and Novak, the necessary subunits for the student to have a significant learning of the physical phenomena present in this apparatus. This whole proposal of activities is contained in two didactic notebooks: the teacher's notebook and the student's notebook. In this material we are aiming not only at learning Physics concepts, but also at the historical and cultural contextualization involving the emergence of the current holography. The two notebooks were applied to a second-year high school class at Colégio Agrícola Augusto Ribas, located in the city of Ponta Grossa - PR, in the months of September and October 2019. To assess students' learning, questionnaires and mind maps were produced. The qualitative analysis of this material was carried out using word clouds and similarity graphics generated by the IRAMUTEQ software.pt_BR
dc.description.resumoO uso de uma ilusão de óptica presente em truques de teatro do século XIX pode ser uma excelente ferramenta no ensino de Física. Neste trabalho, temos como objetivo ensinar conteúdos de Física tais como as leis da reflexão, corrente elétrica, diferença de potencial, resistência e resistividade. Isto é realizado através da montagem e estudo de uma ilusão de óptica conhecida como “Fantasma de Pepper” ou “Monga, a Mulher Macaco”, através de aulas práticas e contextualizadas, contendo experimentos simples, imagens e vídeos. Ao utilizar este processo, desejamos desenvolver, segundo Ausubel e Novak, os subsunçores necessários para que o aluno consiga ter uma aprendizagem significativa dos fenômenos físicos presentes neste aparato. Toda esta proposta de atividades está contida em dois cadernos didáticos: o caderno do professor e o caderno do aluno. Neste material estamos visando não só a aprendizagem de conceitos de Física, mas também a contextualização histórica e cultural envolvendo o surgimento da atual holografia. Os dois cadernos foram aplicados em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Colégio Agrícola Augusto Ribas, localizado na cidade de Ponta Grossa – PR, nos meses de setembro e outubro de 2019. Para a avaliação da aprendizagem dos alunos, foram aplicados questionários e produzidos mapas mentais. A análise qualitativa deste material foi realizada através de nuvens de palavras e gráficos de similitude gerados pelo software IRAMUTEQ.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2020-11-24T21:40:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GILVAN CHAVES FILHO.pdf: 36216477 bytes, checksum: 0391db202fc9b2ff36b190dc93bba158 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-24T21:40:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GILVAN CHAVES FILHO.pdf: 36216477 bytes, checksum: 0391db202fc9b2ff36b190dc93bba158 (MD5) Previous issue date: 2020-07-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFantasma de Pepperpt_BR
dc.subjectMongapt_BR
dc.subjectLeis da reflexãopt_BR
dc.subjectResistividadept_BR
dc.subjectAusubelpt_BR
dc.subjectPepper's Ghostpt_BR
dc.subjectMongapt_BR
dc.subjectReflection lawspt_BR
dc.subjectResistivitypt_BR
dc.subjectAusubelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.title“Pepper’s Ghost”: como ensinar/aprender conceitos de física através de uma simples ilusão de ópticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.contributor.instituicao-banca3Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILVAN CHAVES FILHO.pdfdissertação completa em pdf35.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons