Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3296
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Interdisciplinaridade na formação de professores: uma experiência com o tema cor |
metadata.dc.creator: | Dalazoana, Eloiza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Josie Agatha Parrilha da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Neves, Marcos Cesar Danhoni |
metadata.dc.contributor.referee2: | Batista, Michel Corci |
metadata.dc.description.resumo: | A presente dissertação contempla reflexões sobre o processo formativo do professor de ciências naturais. Considera-se a especificidade e fragmentação do conhecimento desse campo disciplinar no currículo de formação, além de discutir sobre a interdisciplinaridade e suas relações entre arte e ciência a partir da cor. O trabalho se justifica pela necessidade do saber interdisciplinar na formação de professores, devido as exigências formativas do campo docente. O problema de pesquisa gira em torno da seguinte questão: diante da formação disciplinar, a vivência de experiências interdisciplinares pode modificar a percepção sobre a interdisciplinaridade de professores? Para responder a questão, o objetivo principal foi investigar a percepção sobre interdisciplinaridade dos professores por meio do tema cor. Buscando um caminho metodológico mais adequado para a pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa, que se justifica pelo caráter interpretativo. Utiliza-se aqui a concepção filosófica da fenomenologia, ou seja, uma forma de estudar os fenômenos do conhecimento e suas relações. Os sujeitos de pesquisa são professores de ciências da natureza discentes de um programa de pós-graduação strictu sensu. Os dados foram obtidos por meio da realização de oficinas, nas quais os sujeitos vivenciaram a interdisciplinaridade através do tema transversal cor. Os registros foram feitos através de observações, entrevistas e análises documentais e descritos fenomenologicamente. Foi possível perceber que as concepções primárias dos sujeitos estavam mais ligadas ao conceito da multidisciplinaridade, ou seja, vendo-a como uma mera justaposição de disciplinas. Ao final das oficinas ministradas, os participantes apresentaram novas percepções das inter-relações do saber dentro da interdisciplinaridade, o que resultou em visões similares entre os sujeitos. |
Abstract: | This dissertation thesis deliberates about the academic process of the science teacher. It discusses the interdisciplinarity between science and art through de colors, caring for the specificity of the science discipline in the scholar curriculum. The research justification is the importance of reflecting teacher development. This is the focus question: Does the experience with interdisciplinarity can innovate the teacher's perception of interdisciplinarity? To discover the answer, we examined the teacher's color perception in the scholar situation, adopting a qualitative method that benefits the analysis. This work uses the phenomenological philosophy conception, a procedure that investigates the knowledge and its relationship with the world. The research subjects are science teachers in post-graduated studies, who participated in interdisciplinarity workshops about colors. It used recording, observation, and documents to analyze the evidence phenomenologically. It was possible to perceive that the subjects do not discern multidisciplinarity and interdisciplinarity, thinking it as many juxtaposed disciplines. Conclusively the workshops, the teachers showed up new perceptions about the intersections of knowledge inside the interdisciplinarity method, resulting in a similar conception between the subjects. |
Keywords: | Interdisciplinaridade Formação De Professores Arte e Ciência Cor Interdisciplinarity Teacher Development Science And Art Color |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Matemática e Estatística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
Citation: | DALAZOANA, Eloiza. Interdisciplinaridade na formação de professores: uma experiência com o tema cor. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3296 |
Issue Date: | 3-Nov-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Eloiza Dalazoana.pdf | dissertação completa em pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License