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metadata.dc.type: Tese
Title: Geografia, Arquitetura e Arte: as edificações de madeira como elementos da paisagem de Irati-PR – uma interpretação da obra de Primo Araújo
metadata.dc.creator: Ferrari, Andressa Maria Woytowicz
metadata.dc.contributor.advisor1: Sahr, Cicilian Luiza Lowen
metadata.dc.contributor.referee1: Nabozny, Almir
metadata.dc.contributor.referee2: Monastirsky, Leonel Brizolla
metadata.dc.contributor.referee3: Chemin, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee4: Torres, Marcos Alberto
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta como temática as edificações em madeira enquanto elementos da paisagem. Sua base epistemológica advém da Fenomenologia, tendo como recorte empírico o espaço urbano de Irati (Paraná, Brasil). A questão central de investigação são as transformações que ocorrem nas paisagens a partir das edificações em madeira, bem como, suas articulações com os demais elementos da paisagem. Buscando conexões entre Geografia, Arquitetura e Arte, o eixo de interpretação são as paisagens expressas em cinco desenhos de um artista plástico local conhecido como Primo Araújo. As reflexões se apoiam num arcabouço teórico construído a partir dos geógrafos Herbert Lehmann, Augustin Berque e Paul Claval. Algumas categorias interpretativas auxiliam as reflexões: a) a perspectiva e o cromatismo no desenho, aspectos subjetivos inerentes à liberdade artística de Primo Araújo; b) os elementos contextuais expressos na paisagem, identificando os aspectos naturais e culturais selecionados pelo artista; c) as edificações de madeira, com caracterização destes elementos centrais das obras escolhidas; e d) as reminiscências da paisagem, apontando os elementos ainda preservados na atualidade. Fontes secundárias, como bibliografia local e entrevistas, e fontes primárias, como pesquisas exploratórias in loco e registros fotográficos, contribuem para aprofundamento e triangulação das informações expressas nos desenhos. Observa-se que as principais transformações na paisagem urbana de Irati dizem respeito à tipologia das edificações e ao adensamento urbano, este último trazendo redução significativa dos elementos naturais. O traçado das vias urbanas é o elemento que garante a continuidade estrutural da paisagem ao longo do tempo. As edificações em madeira do passado tendem a serem substituídas por construções em alvenaria. Os poucos exemplares reminiscentes reconfiguram-se, tornando-se patrimônios arquitetônicos, embora em ameaça. Conclui-se, assim, que obras de arte como os desenhos de Primo Araújo permitem a reconstrução imagética da paisagem, bem como, sua perpetuação no imaginário das gerações atuais e futuras, além de possibilitarem estudos de paisagens pretéritas.
Abstract: This research has its focus on wooden buildings as landscape elements. Based on a phenomenological approach, it empirically refers to the urban space of the middle-sized town of Irati in Paraná State (Brazil), trying to understand the transformation of landscape from wooden buildings and investigating their relation to other landscape elements. The empirical object are five colored drawings by a local artist known as Primo Araújo, which represent landscapes as interpretative connections between geography, architecture, and art. The theoretical approach refers to geographers like Herbert Lehmann, Augustin Berque and Paul Claval. Some of the interpretative categories are: a) perspective and chromatism in the drawings, as subjective aspects of the artist’s liberty, b) the contextual elements expressed in the landscape as natural and cultural aspects selected by the artist, c) the wooden buildings and their characterization as central elements in the selected oeuvre, and d) the remnants of landscape, which are still preserved in present times. Secondary sources, like local bibliographical documents and interviews, exploratory research in loco and photographic documents intensify and triangulate the relevant information in the drawings. In can be observed that the preeminent transformations of the urban landscape of Irati are linked to the typology of the buildings and to the densification process, the latter being connected to a significant reduction of natural elements. While the streets tend to preserve, as structural lines, the continuity of the landscape for a long time, the wooden constructions of the past are increasingly substituted by brick constructions. The few remnant wooden examples turn to become an architectural heritage, though also they are threatened. Thus, conclusively, art work like that of Primo Araujo allows for an imaginative reconstruction of the landscape, as well as the continuation of imaginations in present and future generations, alongside with the possibility to study landscapes of the past.
Keywords: Fenomenologia
Inventário da paisagem
Edificações em Madeira
Cromatismo
Phenomenology
Landscape inventory
Wooden buildings
Chromatism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Doutorado em Geografia
Citation: FERRARI, A. M. W. Geografia, Arquitetura e Arte: as edificações de madeira como elementos da paisagem de Irati-PR – uma interpretação da obra de Primo Araújo. 2020. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3305
Issue Date: 18-Dec-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Doutorado em Geografia

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