Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3327
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Jovens brasileiros e a temática indígena: reflexões sobre direitos humanos, cultura histórica e interculturalidades
metadata.dc.creator: Cruz, Matheus Mendanha
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Espirito Santo, Janaína de Paula do
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Giovani José da
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho nos perguntamos sobre a visão que estudantes do Ensino Médio, entre 15 e 18 anos, do Brasil têm sobre à temática indígena e, além disso, objetivamos perceber a influência do passado sobre o posicionamento dos jovens, em especial sobre a influência do conhecimento histórico científico. Para fazermos essa discussão lançamos mão da metodologia quantitativa, survey, e da estatística descritiva para gerar os dados a serem analisados. Os dados que utilizamos aqui são oriundos de um projeto maior denominado Residente, no qual foi respondido um questionário por estudantes de forma voluntária em escolas parceiras. Embora esse projeto tenha aplicado o instrumento em alguns países da América Latina, nos limitamos a discutir aqui os dados referentes ao Brasil, um total de 3.694 questionários. Com esses dados buscamos traçar relações entre o conhecimento do passado, de forma geral, e o conhecimento da ciência da história, de forma mais específica, com os posicionamentos dos respondentes acerca das temáticas indígenas. Para discutir os resultados utilizamos como aporte teórico a Didática da História, em especial Jörn Rüsen, e o conceito de interculturalidade tal qual colocado por Catherine Walsh. Com a pesquisa foi possível notar que existe uma relação entre o posicionamento dos estudantes acerca das temáticas indígenas com a visão estabelecida por esses jovens do passado. Também foi possível perceber com os dados de que há uma tendência à construção de uma Interculturalidade Crítica, no sentido de respeito e construção à pluralidade. Por fim, frente aos dados discutidos, apontamos a necessidade de um ensino de história escolar comprometido com a construção de ferramentas que possibilitem aos estudantes mais preparo para a construção de uma sociedade com mais respeito à diversidade de culturas existentes.
Abstract: In this study, we asked the Brazilian high school students' opinion, between 15 and 18 years old, about the indigenous theme and, also, we aim to understand the influence of the past on the young people positioning, especially the influence of Historical Sci-entific background. To do this, we used the quantitative methodology survey and the descriptive statistics to generate the data to be analyzed. The data we use in the work comes from a bigger project, named Residente, in which the students answered, vo-luntarily, in partner schools. Although this project has applied this tool in some Latin American countries, we limited to discuss the Brazilian data, totaling 3,694 question-naires. With this data, we intended to relate the knowledge about the past, in a general way, and the knowledge of the science of History, in a more specific way, to the res-pondent's positioning about the indigenous theme. To discuss the results, we used, as theoretical contribution, the Didactic of History, especially Jörn Rüsen, and the inter-culturality concept proposed by Catherine Walsh. With this research, we noted that there is a relation between the students positioning about the indigenous theme and the vision established by these young people in the past. Is possible to note that there is a trend towards the construction of a Critical Interculturality, in the sense of respect and construction to plurality. Finally, given the data discussed, we point out the need for school teaching of History committed to the construction of tools that enable the students to be more prepared to build a society with more respect for the diversity of existing cultures.
Keywords: Interculturalidade
Direitos Humanos
Cultura Histórica
Ensino de História
Direitos indígenas
Interculturality
Human Rights
Historical Culture
Teaching of History
In-digenous Rights
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: CRUZ, Matheus Mendanha. Jovens brasileiros e a temática indígena: reflexões sobre direitos humanos, cultura histórica e interculturalidades. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3327
Issue Date: 25-Sep-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus Mendanha Cruz.pdfdissertação completa em pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons