Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3344
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mello, Paulo Eduardo Dias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227139P9&tokenCaptchar=03AGdBq24H8Gp4ud_ItWsckDbYrlYKuD0N8lBRTIqbL-SOKHVUjh4NBHnN8AoTc2O82IIoKFOL4q1PmW6zIIH4Q4cs6SFCVLFEVY9kqHkJZYmZ_rvCTx_a0lRqzAIDGt2SXbWZostjmd_PVN1kkmLepBkE2E9oZKB2xYgiNcxn-_YsRcFmWq788v6GTzrNyEifQSr6USjLfKSpa8xsq06OoPooNaElXgeGv8aLqCJigjw-29qfEddUNGXP6O97HjmyzQMvnyuSPQAJQWL1PZivAtkB1HziLds1fcigXQuBi1yT8UUYMKZGpRYbjq2Hut7x-YqI_y-miZtFOQK50f-HiWk_ZpI16Cq7COu9cY89XToAGE80acWQXUhnQZdENNEUZi5sUNEXdGlIQ-AAyY7CPobUx3uybnJScrh7tQaIoyzKunvDpaRN4lSNYvzh5__7XJp6lg4ChoE1Cwy0jMPLvTEc0q3GtYZMfmYBm7tmRcu6IpnVhJv6zUEhQgsN_dYgcFCdJAdEULeC4x_c7I0wZmqL8J1oUKY_Kwpt_BR
dc.contributor.referee1Petruski, Maura Regina-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Almeida Neto, Antonio Simplicio de-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorTonatto, Lucas Camargo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4303241Y0&tokenCaptchar=03AGdBq24F_Gr-xe0YMrQLHc6J22dKUy7xyfVn_YimX_m-yosYVw4ek_aewZCMupIm_mX3Dve2hlUpQWASxWmvpykBGmBLW4plycMGv1GsWUWIzqiroik7tpqg-mowZdkydSo-5E9O7mTg-QMrA0utXPk70AvzDYJ5j6R4RLkxDBmz4Zbr2i3O4cDNfrBHFlTFa-BYbD-BGiAQiEIVuuPdkjrwE3BjdDYXv8QHgpcqqoSh8QrV-aTjtoVNRVGHBoHUIl3FOsKEfy2bfNUBpwczTSqBnMUMLqJklStKsDv0JxGgEvYnC1dI3hifEb3lzdQhPjonoXApTlEhorFkM43SaAH5XTtd8PrVNQTocJg_SrNpt8Fc67pm8fK_Mqav4IzqieMLt4z0D2-sFXqvAovnTkOn5jV8kxp9I9rVpgi-cJde52bNXNZ6Lxdm-IvsZtSMwM6rZJkafjP-CUE5TezEru4-uRPRILWJB7XYHPr_8ZVczDw1sMCjgH9TsOVwj6yyxn4oLrstArv-KH1y_OVuj-zFAqFmmL5VKApt_BR
dc.date.accessioned2021-04-10T00:39:31Z-
dc.date.available2021-04-09-
dc.date.available2021-04-10T00:39:31Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationTONATTO, Lucas Camargo. Diálogos entre conhecimento histórico e ensino religioso: representações do Islã nos livros didáticos de ensino religioso do Estado do Paraná (2006 - 2013). 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3344-
dc.description.abstractIslam, for many years, has been a constant theme in the news. Many times, attempts have been made to define Islam, however, stereotyped, and contradictory views have been made. These analyzes can be seen in education, especially in textbooks, as pointed out by some recent research, which studied the representations of Islam in history textbooks. In our research, we tried to analyze these representations of Islam in two textbooks on Religious Education, produced and distributed by the Government of the State of Paraná, at two different times (2008 - 2012), and which reflect two distinct curricular proposals. We analyzed the processes, production contexts and historical content present in the curricular proposals and textbooks produced by the State of Paraná, trying to understand the relationship between the two disciplines in their trajectories until today. This relationship can be seen since the colonial period when history was introduced as an adjacent content of the discipline of Religious Education. Going through different moments in Brazilian educational history, this relationship found moments of tension and debate between the two disciplines. We also propose, as a pedagogical product, a pedagogical dossier, which contains a series of documents that can be worked on by the teacher in the classroom, both for the subjects of Religious Education and History, as well as other subjects that study Islam.pt_BR
dc.description.resumoO Islã, ao largo de longos anos, vem ocupando um tema constante em noticiários. Muitas vezes, tentou-se definir o Islã, contudo, visões estereotipadas e contraditórias foram feitas. Essas análises podem ser percebidas na educação, sobretudo nos livros didáticos, como apontam algumas pesquisas recentes, que estudaram as representações do Islã nos livros didáticos de História. Em nossa pesquisa, procuramos analisar essas representações do Islã em dois livros didáticos de Ensino Religioso, produzidos e distribuídos pelo Governo do Estado do Paraná, em dois momentos distintos (2008 – 2012), e que refletem duas propostas curriculares distintas. Analisamos os processos, contextos de produção e os conteúdos históricos presentes nas propostas curriculares e nos livros didáticos produzidos pelo Estado do Paraná, tentando compreender a relação entre as duas disciplinas em suas trajetórias até a atualidade. Essa relação pode ser percebida desde o período colonial, onde a História era introduzida como um conteúdo adjacente da disciplina de Ensino Religioso. Passando por diversos momentos da história educacional brasileira essa relação encontrou momentos de tensão e de debates entre as duas disciplinas. Propomos também, como produto pedagógico, um dossiê pedagógico, que contém uma série de documentos que podem ser trabalhados pelo professor em sala de aula, tanto para as disciplinas de Ensino Religioso e História, quanto outras disciplinas que estudem o Islã.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-04-10T00:39:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Lucas Camargo Tonatto.pdf: 23499888 bytes, checksum: 6194d870649a09f0bd7ad6b3821108f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-10T00:39:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Lucas Camargo Tonatto.pdf: 23499888 bytes, checksum: 6194d870649a09f0bd7ad6b3821108f7 (MD5) Previous issue date: 2020-12-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProfHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectIslãpt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectProfHistóriapt_BR
dc.subjectReligious educationpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectIslampt_BR
dc.subjectRepresentation.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleDiálogos entre conhecimento histórico e ensino religioso: representações do Islã nos livros didáticos de ensino religioso do Estado do Paraná (2006 2013)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Federal de São Paulopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Camargo Tonatto.pdfdissertação completa em pdf22.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons