Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3356
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrade, André Vitor Chaves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779269Z8&tokenCaptchar=03AGdBq26Tke_gCPpNScqKo0RmMwUk_NzP1_2pwPw_BiV7thwKt6LW8xNEDTqv68EU4zkh3dqMSFu4PFiZPvyXfllUbrF2BBhip6AlPpncDviSAwtu6DhlifNVdwwd3ustFQP5sqhcOfP0K0Izmn7rYH68yxZExTaxpgOOQr43-xKIIpVyJGUvc3cbcHSx8PUJOffPpbwP5L-nX5CQNsIFbqoZinf9t-HJr_onsHi9qSfT8W3pPJrYBtFsyQx0SscDnLHq7EOxfjQjVzMtYBM7-o6TsR94_hF-czIACiSDZe1DoDH7ToG8N2447GtCo6XM9GOejtsl1XWasJC-OtRVWXzvJraeCwNA2LFE-_WBfaOdHyQN76-c3yUHl5opnifjsjxvRdZToDC3q_PlyMb0NJKuFEB-5O7rT1kLa7N0ta4MjVulXHl1oxoyMy-C22qm_kqxoKL4x4ImL_2Xzc6JcbeR2uP5DDerJsosFLPh57yKPjUX07c0a3qGFNTxm-_mH-ebEEb_GgWfXgOz6Eq8-8FuruAYXQDKPgpt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Silvio Luis Rutz da-
dc.contributor.referee2Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.creatorMorski, Gustavo Miguel Bittencourt-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4367289U4&tokenCaptchar=03AGdBq27mHMvvZH8tVCbLegepoLbQiE9-N9RDEllz9JwJhDFrJIFJpY2VarVz6xjU5cnly17P9A3pbhgp-Oo4yocsXvfnrXQjCQVU70i0VyaEO_uTQJhGNy-J7JryVFPQ3ZvUnjqMPIzwpNQcKE-8QL0gRY5M9HFOhadVlacXxNDx49tUDhfJ4lgQHk3oTinLSrQKCekcbXFcllWYk_C0Hqxuwj0gWis756CyzMZkwovqHuvF0haUxe5iUJQLKrVbRADJs6Or0zdpV0HMZWbkVRjiEeYFcZ3SAP1dSLxyhE0v-2dq0SJpkBrcIi5HHEQ9gUpHVToguWYvL03fvBi_q1o6gLSZAKGBwLqYSmuIo8FlZ0OYpe1GmkcnsNG2zbT5XJPexDn7kU22mpQkr4hA8Cz8q0AfvLAk33b0AkFUDbroGeZs-RoDRSptYUXVIWSUuhSxGddpP_5sVg9z9AfbuHpcnYSZQOBbOpY3KS7D5SihdNUdeY4N7KI5r9QAQO5TERirC1KTR9oBgvlSJByGYaD5iafISJ0Fggpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-26T22:32:14Z-
dc.date.available2021-04-26-
dc.date.available2021-04-26T22:32:14Z-
dc.date.issued2018-11-14-
dc.identifier.citationMORSKI, Gustavo Miguel Bittencourt. Tecnologia de informação e comunicação no ensino médio: a utilização das unidades de ensino potencialmente significativas com experimentos visuais sobre mecânica. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3356-
dc.description.abstractThe study of Information and Communication Technology (ICT) and its application in teaching have given us belief that this kind of resource can improve the learning of Physics themes in High school. Using these ways to allow schools the access to experimental results involving Physics themes é the challenge of this work. From this point of view, two Potentially Meaningful Learning Units (PMLU) were built, one for Straight uniform movement and the other for variant straight uniform movement. These PMLU are focused on using videos posted (YouTube) in a Blog (Blogger, from Google) of free access for teachers and interested students in using it. Each PMLU has four class units. The purpose of this format is to suggest a method of use for these resources to the teacher, making easier access and short, and at the same time, allowing the students to explore and collect experimental data in an autonomous and creative way, stimulating them to analyze, interpret and conclude about these experimental events that does not make part in the universe of didactical books. These PMLU were applied in two different situations: on a regular class of first year of High School and in a Physics club with 9th grade students. The evaluation process with comparison among conceptual maps (diagnostical and formative) and standard tests showed clues that the significative learning occurred in both cases. Therefore, we conclude that the method in this work has resulted in being effective, making the student active subject to his own learning process, encouraging the approach on the videos from other perspectives.pt_BR
dc.description.resumoO estudo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e sua aplicação no ensino nos levam a acreditar que este tipo de recurso pode melhorar a aprendizagem de temas da Física no Ensino Médio. Utilizar esses meios para permitir que escolas tenham o acesso a resultados experimentais envolvendo temas da Física, é o grande desafio desse trabalho. Nessa perspectiva foram elaboradas duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), uma para Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e outra para Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). Estas UEPS têm como foco o uso de vídeos postados (Youtube) em um Blog (Blogger, da empresa Google) de livre acesso para professores e alunos interessados em usá-los. Cada UEPS tem quatro aulas. O propósito desse formato é sugerir uma metodologia de uso desses recursos para o professor que seja de fácil acesso e curta, e ao mesmo tempo, permitir que os alunos possam explorar e coletar os dados experimentais de maneira autônoma e criativa, estimulando-os a analisar, interpretar e concluir a respeito de eventos experimentais que não fazem parte do universo dos livros didáticos. Estas UEPS foram aplicadas em duas situações: em uma turma regular de primeiro ano de Ensino Médio e em um Clube de Física com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. O processo de avaliação por meio de comparação entre mapas conceituais (diagnóstico e formativo) e testes padronizados mostrou que indícios de que ocorreu aprendizagem significativa em ambos os casos. Assim, considera-se que a metodologia proposta nesse trabalho resultou ser efetiva, no sentido que tornou o aluno um sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, incentivando a abordagem dos vídeos sob outras perspectivas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-04-26T22:32:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GUSTAVO MIGUEL BITTENCOURT MORSKI.pdf: 3500386 bytes, checksum: 93cdccc57b2440d2d9f7f6ba0ed836fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-26T22:32:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GUSTAVO MIGUEL BITTENCOURT MORSKI.pdf: 3500386 bytes, checksum: 93cdccc57b2440d2d9f7f6ba0ed836fc (MD5) Previous issue date: 2018-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectmecânica clássicapt_BR
dc.subjectexperimento visuaispt_BR
dc.subjectmovimentopt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectmovementpt_BR
dc.subjectclassic physicspt_BR
dc.subjectvisual experimentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleTecnologia de informação e comunicação no ensino médio: a utilização das unidades de ensino potencialmente significativas com experimentos visuais sobre mecânicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUSTAVO MIGUEL BITTENCOURT MORSKI.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons