Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3374
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Edson Armando da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mello, Paulo Eduardo Dias de | - |
dc.contributor.referee2 | Moreira Junior, Alfredo | - |
dc.creator | Rocha, João Paulo da | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T19:16:53Z | - |
dc.date.available | 2021-05-21 | - |
dc.date.available | 2021-05-21T19:16:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-18 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, João Paulo da. O ensino religioso e a participação do professor de História na consolidação da disciplina no Paraná. 2021. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3374 | - |
dc.description.abstract | This dissertation analyze, through a historical panorama, bibliographical discussion and field research, the current scenario of Religious Education in the State of Paraná, in line with the Federal Constitution and Federal Law 9.475 / 97, which determines that teaching religious is an integral part of the basic education of the citizen, of mandatory offer and optional registration and which prohibits indoctrination and proselytism. It analyzes a brief overview of the history of the Discipline in Brazil and how it has transformed from the indoctrination classes of the Catholic religion into the current model applied in the state of Paraná, which consider the sacred as a social and cultural phenomenon. We researched the laws, both national and the State of Paraná, about the discipline, and we draw a profile of the Teaching Professional who worked in the discipline in the years 2019 and 2020 in the State of Paraná, as well as the impressions and opinions of History Teachers about it. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação analisa, através de um panorama histórico, discussão bibliográfica e investigação de campo, o atual cenário do Ensino Religioso no Estado do Paraná, em consonância com as definições da Constituição Federal e a Lei Federal nº 9.475/1997, que determina que o ensino religioso é parte integrante da formação básica do cidadão, de oferta obrigatória e matrícula facultativa e que proíbe qualquer forma de doutrinação e proselitismo. Analisa um breve panorama da história da disciplina no Brasil e como ela se transformou das aulas de doutrinação da religião católica no atual modelo aplicado no Estado do Paraná, que trata o sagrado como um fenômeno social e cultural. Investigam-se as legislações, tanto nacionais quanto paranaenses sobre a disciplina, e traça-se um perfil do profissional docente que atuou na disciplina nos anos de 2019 e 2020 no referido Estado, e analisamos as avaliações que esses profissionais fazem da disciplina. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-05-21T19:16:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) João Paulo da Rocha.pdf: 1073994 bytes, checksum: d938ed5313701cdb2693fea838acb40d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-21T19:16:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) João Paulo da Rocha.pdf: 1073994 bytes, checksum: d938ed5313701cdb2693fea838acb40d (MD5) Previous issue date: 2021-03-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de História | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEPG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Laicidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Historiador | pt_BR |
dc.subject | Religious education | pt_BR |
dc.subject | Religion | pt_BR |
dc.subject | Secularity | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Historian | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | O ensino religioso e a participação do professor de História na consolidação da disciplina no Paraná | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.instituicao-banca1 | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.instituicao-banca2 | Universidade Estadual do Norte Pioneiro | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
João Paulo da Rocha.pdf | dissertação completa em pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License