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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise dos níveis do pensamento geométrico dos estudantes ingressantes em um Curso de Licenciatura em Matemática na perspectiva de Van Hiele
metadata.dc.creator: Lanhoso, Linoel Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Grossi, Luciane
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fabiane
metadata.dc.contributor.referee2: Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel
metadata.dc.description.resumo: Não é novidade que a Matemática é considerada por muitos como difícil e abstrata, e a geometria se destaca entre os conteúdos temidos da matemática, seja pelas dificuldades dos professores em ensiná-las ou pelos alunos em compreendê-los. O ensino de geometria é tema de pesquisa a mais de 30 anos, e continua atual, sendo objeto de estudo para entender o desenvolvimento do pensamento geométrico ou abordada por meio de tecnologias digitais, metodologias e recursos diferenciados. Dessa forma a presente pesquisa teve por finalidade investigar o nível do pensamento geométrico dos acadêmicos ingressantes no primeiro ano do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Paraná, tendo como fundamentação teórica a Teoria de Van Hiele. Para tanto utilizou-se dos próprios aparelhos celulares dos estudantes para a realização de atividades desenvolvidas com o aplicativo GeoGebra para Android. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa de natureza exploratória e desenvolveu-se pela participação dos acadêmicos no desenvolvimento de 19 atividades divididas em 4 níveis: nível 0 (visualização), nível 1 (análise), nível 2 (dedução informal) e nível 3 (dedução formal) e as correspondentes habilidades indicadas no referencial teórico. Pela análise realizada com os dados coletados das resoluções das atividades, pode-se concluir que os participantes atingiram o nível 1, sendo a habilidade gráfica a mais desenvolvida e a lógica necessitando ser aprimorada. Para os níveis 2 e 3, a quantidade de atividades entregues das duas turmas foi bem abaixo do esperado e devido à pouca representatividade da amostra, as inferências apontadas nestes níveis não podem ser generalizadas às turmas. Os resultados quanto às habilidades dos níveis 2 e 3 mais e menos desenvolvidas parecem permanecer iguais aos níveis anteriores. Nessa pequena amostra os acadêmicos apresentam as habilidades parcialmente desenvolvidas em relação aos níveis 2 e 3 do desenvolvimento do pensamento geométrico, porém nos chama a atenção que no nível 3 a habilidade lógica ficou zerada. Os resultados apresentados se mostram preocupantes pois estas defasagens apresentadas podem prejudicar os estudantes em conteúdos futuros e até mesmo nas futuras aulas que estes acadêmicos irão ministrar. Por fim destacamos a importância do desenvolvimento de estudos que utilizem a Teoria de Van Hiele, pois essa possibilita uma melhor compreensão do pensamento geométrico dos estudantes e assim facilitar a tomadas de decisões em sala de aula, com foco na aprendizagem dos conceitos em Geometria.
Abstract: It is not new that Mathematics is considered by many to be difficult and abstract, and geometry stands out among the dreaded contents of mathematics, whether due to the difficulties of teachers in teaching them or by students in understanding them. The teaching of geometry has been the subject of research for over 30 years, and remains current, being the object of study to understand the development of geometric thinking or addressed through digital technologies, methodologies and differentiated resources. Thus, the present research aimed to investigate the level of geometric thinking of students entering the first year of the Bachelor's Degree in Mathematics at a Public University of Paraná, with Van Hiele's Theory as its theoretical foundation. For this purpose, students' own cell phones were used to carry out activities developed with the GeoGebra application for Android. This research has a qualitative approach of exploratory nature and was developed through the participation of academics in the development of 19 activities divided into 4 levels: level 0 (visualization), level 1 (analysis), level 2 (informal deduction) and level 3 (formal deduction) and the corresponding skills indicated in the theoretical framework. From the analysis carried out with the data collected from the activity resolutions, it can be concluded that the participants reached level 1, with the graphic skill being the most developed and the logic needing to be improved. For levels 2 and 3, the number of activities delivered by the two classes was well below expectations and due to the low representativeness of the sample, the inferences pointed out at these levels cannot be generalized to the classes. The results regarding the skills of levels 2 and 3 more and less developed seem to remain the same as the previous levels. In this small sample, academics show the skills partially developed in relation to levels 2 and 3 of the development of geometric thinking, but it is noteworthy that in level 3, the logical ability was zeroed. The results presented are worrisome because these lags can harm students in future content and even in future classes that these academics will teach. Finally, we highlight the importance of developing studies that use Van Hiele's Theory, as it enables a better understanding of students' geometric thinking and thus facilitates decision making in the classroom, with a focus on learning the concepts in Geometry.
Keywords: GeoGebra
Tecnologias digitais
Ensino de Geometria
GeoGebra
Digital Technologies
Geometry Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: LANHOSO, Linoel Batista. Análise dos níveis do pensamento geométrico dos estudantes ingressantes em um Curso de Licenciatura em Matemática na perspectiva de Van Hiele. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3382
Issue Date: 14-Dec-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

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