Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3410
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cordova, Maria Julieta Weber-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Iachtechen, Fábio Luciano-
dc.contributor.referee2Johansen, Elizabeth-
dc.creatorLima, Samara Hevelize de-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-16T23:27:00Z-
dc.date.available2021-07-16-
dc.date.available2021-07-16T23:27:00Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3410-
dc.description.abstractThe research, based on the construction of the museum as a social space, aims to study the representations built by Dutch immigrants in the Colony of Castrolanda, in the municipality of Castro, Paraná, in the three museum spaces of the community: Museu Casa do Imigrante Holandês (1991-2016), Memorial de Imigração Holandesa - Moinho De Immigrant (2001) e Museu Histórico - Boerderij (2016). The methodology used was documentary research on the history of the colony and of the three local museums, together with the participant observation, in which I insert myself in the colony's coexistence sites, as a historian of the Centro Cultural Castrolanda, observing how the residents of the community represent themselves and resignify their spaces and traditions. Starting from the analysis of the elements used in architecture and in the narratives present in the inaugural exhibitions, considered the location, the disposition of the collections, the symbolic elements and, therefore, the representations constructed in relation to the memory and identity of immigrants and descendants. The research had as theoretical references: Roger Chartier (1990; 1991; 2002; 2011) on the concept of representations; Mário Chagas (2007; 2009; 2013) and Dominique Poulot (2013), in the discussion about the museum as a social space, Joel Candau (2012) in the approach to the concept of identity; Jan Assmann (2016) and Maurice Halbwachs (2017) talking about the concept of cultural memory and collective memory; Stuart Hall (2003; 2006) on the reconstructed identity in cultural hybridism; and the concept of “places of memory” by Pierre Nora (1993), allowing the analysis of museums through the triad of places of memory, defined as physical / material (the material space for the consolidation of memory), the symbolic (the representation symbolic of this memory) and use / functional (practice and expression). It was understood that the museum is beyond the perspective of a “cabinet of curiosities”, but a space for historical, memorial and cultural transmissions, a social space that musealizes the memory and identity of a certain group. Being formed by a place, by collections and by the connection that these two elements establish with the individuals that interact, be producers or receivers of these transmissions. The triad allows the understanding of the museum as a space of memory, which builds narratives and representations between musealized objects and the symbolic construction of an “absent” image, in the case of Castrolanda these images are the immigrant being and the Dutch being of Castrolanda, built in the memory and identity of the studied community.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa, com base na construção do museu como espaço social, tem como objetivo o estudo das representações construídas pelos imigrantes holandeses na Colônia de Castrolanda, no município de Castro, Paraná, nos três espaços museais da comunidade: Museu Casa do Imigrante Holandês (1991-2016), Memorial de Imigração Holandesa - Moinho De Immigrant (2001) e Museu Histórico - Boerderij (2016). A metodologia utilizada foi pesquisa documental sobre a história da colônia e dos três museus locais, em conjunto com a observação participante, na qual me insiro nos locais de convivência da Colônia, como historiadora do Centro Cultural Castrolanda, observando como os moradores da comunidade se representam e ressignificam seus espaços e tradições. Partindo da análise dos elementos utilizados na arquitetura e nas narrativas presentes nas exposições inaugurais, considerei o local, a disposição dos acervos, os elementos simbólicos e, portanto, as representações construídas em relação à memória e à identidade dos imigrantes e descendentes. A pesquisa teve como referenciais teóricos: Roger Chartier (1990; 1991; 2002; 2011) sobre o conceito das representações; Mário Chagas (2007; 2009; 2013) e Dominique Poulot (2013), na discussão sobre o museu enquanto espaço social, Joel Candau (2012) na abordagem sobre o conceito de identidade; Jan Assmann (2016) e Maurice Halbwachs (2017) dialogando sobre o conceito de memória cultural e memória coletiva; Stuart Hall (2003; 2006) sobre a identidade reconstruída no hibridismo cultural; e o conceito de “lugares de memória” de Pierre Nora (1993), permitindo a análise dos museus por meio da tríade dos lugares de memória, definido como físico/material (o espaço material de consolidação da memória), o simbólico (a representação simbólica desta memória) e uso/funcional (prática e expressão). Compreendeu-se que o museu está além da perspectiva de um “gabinete de curiosidades”, mas um espaço de transmissões históricas, memoriais e culturais, um espaço social que musealiza a memória e a identidade de um determinado grupo. Sendo formado por um local, por acervos e pela ligação que estes dois elementos estabelecem com os indivíduos que interagem, sejam produtores ou receptores dessas transmissões. A tríade permite o entendimento do museu enquanto um espaço de memória, que constrói narrativas e representações entre objetos musealizados e a construção simbólica de uma imagem “ausente”, no caso de Castrolanda estas imagens são o ser imigrante e o ser holandês de Castrolanda, construídos na memória e na identidade da comunidade estudada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-07-16T23:27:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Samara Hevelize de Lima.pdf: 5736161 bytes, checksum: 77a0373f5eb875628b8ef43706a7b3ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-16T23:27:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Samara Hevelize de Lima.pdf: 5736161 bytes, checksum: 77a0373f5eb875628b8ef43706a7b3ff (MD5) Previous issue date: 2021-04-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.relationSILVA, Samara Hevelize de. Representações de espaços de memória: musealização da memória da identidade da colônia Castrolanda. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCastrolandapt_BR
dc.subjectrepresentaçõespt_BR
dc.subjectespaços museaispt_BR
dc.subjectCastrolandapt_BR
dc.subjectrepresentationspt_BR
dc.subjectmuseum spacespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleRepresentações de espaços de memória: musealização da memória da identidade da colônia Castrolandapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Instituto Federal do Paranápt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Samara Hevelize de Lima.pdfdissertação completa em pdf5.6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons