Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3444
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Brandt, Celia Finck-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee1Guérios, Ettiène Cordeiro-
dc.contributor.referee2Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.creatorBida, Luzybel Turski-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-30T12:22:21Z-
dc.date.available2021-08-30-
dc.date.available2021-08-30T12:22:21Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationBIDA, Luzybel Turski. "N sei matemática basica': a representação social da matemática em postagens no twitter. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3444-
dc.description.abstractThe internet has become part of the daily life of our society and the “memes”, exclusive to the internet, has become very common. These “memes” are viral posts that are on all social media, and can address the most diverse subjects, among them math. In this dissertation, we have as a guiding question “What is the social representation of mathematics presented by posts on Twitter?”, And as objectives: point out the nature of the memes content on mathematics explained in posts by users on the social network Twitter , Document the speeches present in the posts on Twitter about math from a sample of these; Evidence what types of speeches are most present; Identify, through the speeches, what is the social representation of mathematics presented in this posts; and sensitize the teachers to these images of mathematics, so that they understands and manages to deal with it, without reinforcing or ignoring it. The data collected were taken from the social media Twitter, searching for the word “mathematics”. This research was based on LÉVY's (1992, 1996, 1998 and 1999) view on cyberspace and cyberculture, also the research by HORTA (2016) and RECUERO (2009) on social networks and memes as language, the text of HORTA (2016) and CORTÁZAR (2013) in a discussion on humor and RAMOS 'research (2003) on social representations of mathematics and its dimensions. The research emerging shows that posts, and especially memes, have a very strong inclination towards negative feelings about mathematics, reinforcing the stereotype of difficult and unreachable mathematics.pt_BR
dc.description.resumoA internet se tornou parte do dia a dia da sociedade e a linguagem dos memes, exclusiva da internet, se tornou muito comum. Esses memes são postagens virais que estão por todas as redes sociais, e podem abordar os mais diversos assuntos, entre eles a matemática. Nesta dissertação, temos como questão norteadora “Qual é a representação social da matemática apresentada pelas postagens na rede social Twitter?”, e como objetivos: apontar qual a representação social da matemática em postagens de usuários na rede social Twitter ; Documentar os discursos presentes nas postagens sobre matemática encontradas na rede social Twitter a partir de uma amostra destas; Evidenciar que tipos de discursos são mais presentes; Identificar, por meio dos discursos, qual é a representação social que se tem da matemática e que se é explicitada por meio das postagens; Sensibilizar o professor para essas visões da matemática, para que ele entenda e consiga lidar com ela, sem reforçá-la ou ignorá-la. Os dados coletados foram retirados da rede social Twitter, buscando pela palavra matemática. A fundamentação teórica teve como base a visão de LÉVY (1999) sobre o ciberespaço e cibercultura, também as pesquisas de HORTA (2016) e RECUERO (2009) sobre redes sociais e memes como linguagem, o texto de HORTA (2016) e CORTÁZAR (2013) numa discussão sobre o humor e a pesquisa de RAMOS (2003) sobre representações sociais da matemática e suas dimensões. O emergente da pesquisa mostra que as postagens, e principalmente os memes, tem uma inclinação muito grande para os sentimentos negativos em relação à matemática, reforçando o estereotipo de uma matemática difícil e inalcançável.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-08-30T12:22:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luzybel Turski Bida.pdf: 4797122 bytes, checksum: 83d0baa8046d4c33c1a4481b2b347a6f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-30T12:22:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luzybel Turski Bida.pdf: 4797122 bytes, checksum: 83d0baa8046d4c33c1a4481b2b347a6f (MD5) Previous issue date: 2021-05-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – ensinopt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectMathematics – teachingpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleN sei matemática basica': a representação social da matemática em postagens no twitterpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luzybel Turski Bida.pdfdissertação completa em pdf4.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons