Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3502
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Armazenamento e produção de energia elétrica: uma abordagem para seu estudo no ensino médio.
metadata.dc.creator: Corrêa, Jairo Rodrigo
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Silvio Luiz Rutz da
metadata.dc.contributor.advisor2: Andrade, André Vitor Chaves de
metadata.dc.contributor.referee1: Lara, Lucas Stori de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos
metadata.dc.description.resumo: Esta proposta abordou os conceitos físicos, presentes na conversão entre as formas de energia mecânica e elétrica, bem como em algumas tecnologias empregadas para o seu armazenamento e produção. Para esse fim, foi desenvolvido um produto baseado na teoria da aprendizagem significativa como recurso instrucional potencialmente facilitador. A partir dos conteúdos conceituais, os procedimentais foram trabalhados por meio de três textos utilizados previamente ao conteúdo, os quais abordaram o estágio tecnológico atual desse tipo de conversão de energia. Em seguida foram realizados respectivamente experimentos (três ao todo) os quais pretendiam familiarizar e preparar os alunos para dirimir eventuais dificuldades e para responder a questões levantadas para a compreensão desse conteúdo. A análise dos resultados referentes à aplicação dessa metodologia foi obtida pela análise da nuvem de palavras e dos mapas conceituais realizados pelos alunos durante a realização do projeto. Durante a aplicação do produto em sala de aula foi perceptível que na utilização tanto o despertar do interesse quanto o envolvimento dos alunos nas atividades descritas. Ao final os alunos foram capazes de empregar conceitos físicos para a construção dos mapas conceituais que anteriormente não eram identificados na atividade da nuvem de palavras, assim como a assimilação dos conceitos aprendidos nos textos prévios durante a discussão dos experimentos.
Abstract: This proposal addressed the physical concepts present in the conversion between the forms of mechanical and electrical energy, as well as in some technologies used for its storage and production. To that end, a product was developed based on the theory of meaningful learning as a potentially facilitative instructional resource. From the conceptual contents, the procedures were worked through three texts used as previous organizers, which addressed the current technological stage of this type of energy conversion. Next, experiments were carried out (three in all), which aimed to familiarize and prepare students to resolve any difficulties and to answer questions raised to understand this content. The analysis of the results related to the application of this methodology was obtained by analyzing the word cloud and concept maps made by the students during the realization of the project. During the application of the product in the classroom, it was noticeable that in using both the awakening of interest and the involvement of students in the activities described. In the end, the students were able to use physical concepts for the construction of mental maps that were not previously identified in the word cloud activity, as well as the assimilation of concepts learned in previous texts during the discussion of the experiments.
Keywords: Armazenamento de energia
Mapas conceituais
Nuvens de palavras
Energy storage
Concept maps
word cloud
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: CORREA, Jairo Rodrigo. Armazenamento e produção de energia elétrica: uma abordagem para seu estudo no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3502
Issue Date: 9-Apr-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jairo Rodrigo Corrêa.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons