Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3502
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Armazenamento e produção de energia elétrica: uma abordagem para seu estudo no ensino médio. |
metadata.dc.creator: | Corrêa, Jairo Rodrigo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Silvio Luiz Rutz da |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Andrade, André Vitor Chaves de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lara, Lucas Stori de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Clodogil Fabiano Ribeiro dos |
metadata.dc.description.resumo: | Esta proposta abordou os conceitos físicos, presentes na conversão entre as formas de energia mecânica e elétrica, bem como em algumas tecnologias empregadas para o seu armazenamento e produção. Para esse fim, foi desenvolvido um produto baseado na teoria da aprendizagem significativa como recurso instrucional potencialmente facilitador. A partir dos conteúdos conceituais, os procedimentais foram trabalhados por meio de três textos utilizados previamente ao conteúdo, os quais abordaram o estágio tecnológico atual desse tipo de conversão de energia. Em seguida foram realizados respectivamente experimentos (três ao todo) os quais pretendiam familiarizar e preparar os alunos para dirimir eventuais dificuldades e para responder a questões levantadas para a compreensão desse conteúdo. A análise dos resultados referentes à aplicação dessa metodologia foi obtida pela análise da nuvem de palavras e dos mapas conceituais realizados pelos alunos durante a realização do projeto. Durante a aplicação do produto em sala de aula foi perceptível que na utilização tanto o despertar do interesse quanto o envolvimento dos alunos nas atividades descritas. Ao final os alunos foram capazes de empregar conceitos físicos para a construção dos mapas conceituais que anteriormente não eram identificados na atividade da nuvem de palavras, assim como a assimilação dos conceitos aprendidos nos textos prévios durante a discussão dos experimentos. |
Abstract: | This proposal addressed the physical concepts present in the conversion between the forms of mechanical and electrical energy, as well as in some technologies used for its storage and production. To that end, a product was developed based on the theory of meaningful learning as a potentially facilitative instructional resource. From the conceptual contents, the procedures were worked through three texts used as previous organizers, which addressed the current technological stage of this type of energy conversion. Next, experiments were carried out (three in all), which aimed to familiarize and prepare students to resolve any difficulties and to answer questions raised to understand this content. The analysis of the results related to the application of this methodology was obtained by analyzing the word cloud and concept maps made by the students during the realization of the project. During the application of the product in the classroom, it was noticeable that in using both the awakening of interest and the involvement of students in the activities described. In the end, the students were able to use physical concepts for the construction of mental maps that were not previously identified in the word cloud activity, as well as the assimilation of concepts learned in previous texts during the discussion of the experiments. |
Keywords: | Armazenamento de energia Mapas conceituais Nuvens de palavras Energy storage Concept maps word cloud |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Física |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Citation: | CORREA, Jairo Rodrigo. Armazenamento e produção de energia elétrica: uma abordagem para seu estudo no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3502 |
Issue Date: | 9-Apr-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jairo Rodrigo Corrêa.pdf | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License