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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Aplicação e Análise de uma Sequência Didática para Abordagem de Cinemática e Teoria da Relatividade Restrita no Ensino Médio
metadata.dc.creator: Duda, Josué
metadata.dc.contributor.advisor1: Brinatti, André Maurício
metadata.dc.contributor.referee1: Facin, Paulo Cesar
metadata.dc.contributor.referee2: Zanatta, Shalimar Calegari
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho são apresentados o desenvolvimento e análise da aplicação do Produto Educacional – O Movimento: do Clássico ao Relativístico. O produto constitui uma sequência didática para o estudo de Cinemática com inclusão da Teoria da Relatividade Restrita, tornando tal estudo mais completo, do ponto de vista da Mecânica, para alunos do Ensino Médio. O produto é constituído de vinte e cinco planos de aula divididos em oito etapas, que procuram abordar de maneira criativa, crítica e concreta os conceitos de Cinemática, levando o aluno à compreensão dos conceitos básicos da Física e propiciando, assim, a oportunidade de discutir e compreender a Teoria da Relatividade Restrita como algo real e presente em nosso cotidiano. As atividades foram desenvolvidas de maneira a dar autonomia para os alunos, numa perspectiva de Freire, através de aulas dinâmicas, feitas em duplas para a discussão e aprendizado por mediação aluno-aluno e aluno-professor, baseado na teoria de Vygotsky, assim como buscou desenvolver a aprendizagem significativa de Ausubel, fazendo com que o estudo se tornasse interessante, atrativo e, sobretudo, prazeroso. O trabalho buscou inovar na maneira em que é abordada a Cinemática no Ensino Médio de modo a dar suporte para que os alunos apresentassem uma evolução gradativa dos conhecimentos e conseguissem compreender a relatividade do movimento em seu sentido completo e, dessa forma, promover o entendimento da Teoria da Relatividade Restrita como um conceito que permitiu a sociedade se desenvolver tecnologicamente nas áreas de comunicação e informação. Foram realizadas várias atividades práticas, com o uso de imagens, filmagens e experimentos com materiais de baixo custo fazendo os alunos refletirem sobre o estudo do movimento e suas ideias. Ao final do trabalho, foi possível perceber um maior aproveitamento das horas-aula do professor, uma grande autonomia na busca pelos conhecimentos por parte dos alunos e a percepção de que o trabalho contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando indícios de aprendizagem significativa.
Abstract: This study presents the development and analysis of the use of an educational product – The Movement: from the Classical to the Relativistic. The product is a teaching unit for the study of Kinematics including the Special Theory of Relativity to complement that study from the Mechanics standpoint. The unit was used with high school students. The product comprises twenty-five lesson plans divided into eight phases, which seek to approach kinematics concepts creatively, critically and concretely. The material developed seeks to lead students to the understanding of basic Physics concepts and therefore provide them with opportunities to discuss and understand the Special Theory of Relativity as something real and present in our everyday lives. The activities were developed aiming to foster students’ autonomy based on Freire’s perspective, through dynamic lessons, in which the students worked in pairs to discuss and learn through student-student and student-teacher mediation, based on the Vygotsky’s Theory. At the same time, it aimed to develop Ausubel’s meaningful learning, by making the study more interesting, attractive and, mainly, enjoyable. The product sought to innovate the way Kinematics is approached in high school to support the students in their gradual evolution towards knowledge and to help them understand the motion relativity in its complete sense. Another objective was to promote the understanding of the Special Theory of Relativity as a concept that allowed society to develop technologically in areas such as communication and information. Several practical tasks were carried out using images, videos and experiments devised with low cost materials making the students reflect upon the study of motion and their own ideas. At the end of the work, an optimization of the teacher’s class hours was noticed as well as the improvement of the students’ autonomy when seeking knowledge. There was a general perception that the work contributed to the teaching and learning process, showing evidence of meaningful learning.
Keywords: Movimento Clássico
Movimento Relativístico
Mediação
Autonomia
Aprendizagem Significativa
Classical Motion
Relativistic Motion
Mediation
Autonomy
Meaningful Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: DUDA, Josué. Aplicação e Análise de uma Sequência Didática para Abordagem de Cinemática e Teoria da Relatividade Restrita no Ensino Médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3531
Issue Date: 21-Sep-2020
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