Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3607
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | "Norte Pioneiro" e Salto do Itararé: História regional e local em sala de aula. |
metadata.dc.creator: | Paiva, Paulo José de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Moreno, Jean Carlos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mello, Paulo Eduardo Dias de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Tanno, Janete Leiko |
metadata.dc.description.resumo: | No presente trabalho apresentamos a problemática de quais temas abordar e que estratégias utilizar para dar sentido ao ensino da história local com alunos do Ensino Médio. Objetivamos o uso da história regional e local em sala de aula, representados pela região do “Norte Pioneiro” paranaense e no município de Salto do Itararé, respectivamente. Estruturamos a pesquisa a partir de investigações em bibliografias e documentação sobre o “Norte Pioneiro” e Salto do Itararé. A partir desses dados, elaboramos um material educativo em forma de sequência didática, onde abordamos duas vertentes: a colonização e a reocupação do território dando ênfase à questão da invisibilidade indígena; e os documentos oficiais que retratam o poder político estabelecido, além de fotografias e imagens que contam sobe o cotidiano que vai se construindo na sociedade saltense. |
Abstract: | En el presente trabajo presentamos el problema de qué temas abordar y qué estrategias utilizar para dar sentido a la enseñanza de la historia local con estudiantes de secundaria. Nuestro objetivo es utilizar la historia regional y local en el aula, representada por la región del “Norte Pioneiro” de Paraná y el municipio de Salto do Itararé, respectivamente. Estructuramos la investigación a partir de investigaciones en bibliografías y documentación sobre el “Norte Pioneiro” y el Salto do Itararé. A partir de estos datos, desarrollamos un material educativo en forma de secuencia didáctica, donde abordamos dos aspectos: la colonización y reocupación del territorio, enfatizando el tema de la invisibilidad indígena; y los documentos oficiales que retratan el poder político establecido, además de fotografías e imágenes que dan cuenta de la cotidianidad que se va construyendo en la sociedad saltense.PAIVA |
Keywords: | Ensino de História História Local História Regional História Indígena Salto do Itararé Enseñanza de la Historia Historia local Historia Regional Historia Indígena Salto de Itararé |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de História |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História |
Citation: | PAIVA, Paulo José de. "Norte Pioneiro" e Salto do Itararé: História regional e local em sala de aula. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3607 |
Issue Date: | 2-Mar-2022 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Paulo José de Paiva.pdf | dissertação completa em pdf | 4.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License