Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3619
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Simulações em planilhas eletrônicas do Microsoft Excel: botões de rotação como ferramenta auxiliar no estudo do campo elétrico.
metadata.dc.creator: Romaniuk, Gaspar Gilmar
metadata.dc.contributor.advisor1: Facin, Paulo Cesar
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jeremias Borges da
metadata.dc.contributor.referee2: Perez, Silvana
metadata.dc.description.resumo: Com fulcro de contribuir com o ensino do tema “campo elétrico”, esse trabalho foi dedicado a construção de um produto educacional que explora os potenciais das planilhas eletrônicas. Este trabalho envolveu o desenvolvimento, por parte dos alunos do Ensino Médio, de planilhas eletrônicas interativas. O desenvolvimento deste Produto Educacional teve como objetivo principal o estudo campo elétrico e, paralelamente, desenvolver, no contexto das aulas de Física, habilidades de informática básica e modelagem matemática. As planilhas eletrônicas apresentadas neste trabalho têm o potencial de facilitar o trabalho em grupo e, consequentemente, desenvolver competências e habilidades além do tema escolhido. As teorias Sociointeracionista, de Lev Vygotsky, e da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, foram exploradas nas práticas pedagógicas adotadas para a aplicação deste trabalho. A aplicação deste Produto Educacional ocorreu no formato de uma Oficina de Física e foi aplicado em uma escola da Rede Pública do Estado do Paraná, localizada ao sul do Estado, na área urbana do município de Mallet (Pr). Para a aplicação deste trabalho, utilizou-se de 16 aulas.
Abstract: With the aim of contributing to the teaching of the “electric field” theme, this work was dedicated to the construction of an educational product that explores the potential of electronic spreadsheets. This work involved the development, by high school students, of interactive electronic spreadsheets. The development of this Educational Product had as main objective the study of the electric field and, in parallel, to develop, in the context of Physics classes, basic computer skills and mathematical modeling. The electronic spreadsheets presented in this work have the potential to facilitate group work and, consequently, develop skills and abilities beyond the chosen topic. Lev Vygotsky's Sociointeractionist theories and David Ausubel's Meaningful Learning were explored in the pedagogical practices adopted for the application of this work. The application of this Educational Product took place in the format of a Physics Workshop and was applied in a public school in the State of Paraná, located in the south of the State, in the urban area of the municipality of Mallet (Pr). For the application of this work, 16 classes were used.
Keywords: Botão de rotação
Planilhas eletrônicas
Simulação
Campo elétrico
Vetor
Rotation button
Electronic spreadsheets
Simulation
Electric field
Vector
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: ROMANIUK, Gaspar Gilmar. Simulações em planilhas eletrônicas do Microsoft Excel: botões de rotação como ferramenta auxiliar no estudo do campo elétrico. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3619
Issue Date: 14-Feb-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gaspar Gilmar Romaniuk.pdfdissertação completa em pdf6.92 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons