Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3658
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Mulheres na comunidade de linha Paraná Anta Gorda: um olhar sobre saberes da experiência e sociabilidades para o ensino de história.
metadata.dc.creator: Serconhuk, Joana Gardasz
metadata.dc.contributor.advisor1: Szesz, Christiane Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Lourenço Resende da
metadata.dc.contributor.referee2: Vega, Ania Pupo
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa intitulada “Mulheres na Comunidade de Linha Paraná Anta Gorda: Um olhar sobre saberes da experiência e sociabilidades para o Ensino de História” analisa saberes de mulheres agricultoras para formular material didático no ensino na Educação básica. Visa contextualizar a vinda de imigrantes ucranianos e poloneses, apresentar reflexões sobre história oral, história local e memória, além de reconhecer sociabilidades das mulheres rurais, elencar saberes das mulheres entrevistadas são os objetivos específicos. A investigação busca responder as seguintes questões: Quais condições permearam a vinda desses imigrantes para o Brasil, Paraná e Prudentópolis? Quais saberes são narrados pelas mulheres? Quais lembranças são marcadas ao narrarem suas vidas? Como saberes femininos podem ser utilizados no ensino de História? A rede de solidariedade está ameaçada no contexto atual? Como problemática: Por que estudar saberes das mulheres agricultoras e por que trazê-los para o ensino de História? A escolha se deve em virtude da ascendência ucraniano-polonesa da pesquisadora e o interesse em pesquisar o presente tema. Por meio da metodologia da história oral no universo da história local, com ênfase nas memórias das pessoas entrevistadas, se busca os saberes femininos na comunidade que contribuem na construção de vínculos entre as pessoas. Autores como Scoth (1995) contribuem para pensar sobre gênero, Candau (2014) e Pollack (1992) sobre memória, Martins (2004) sobre maternidade, Paulilo (2016) sobre mulheres agricultoras, Portelli (1997) sobre história oral, Araújo (2019) para aprofundar o partejar em outras regiões brasileiras, entre outras referências que dão suporte para a dissertação possibilitando uma discussão que permite considerar as mulheres agricultoras da comunidade, que de outra forma talvez não fossem foco de outras pesquisas. Trata-se de relatos de seis mulheres e dois homens de ascendências polonesa e ucraniana que mostram saberes intercambiados e laços de solidariedade que permitiram reconhecer-se como membros na comunidade na qual se construíram e se constroem na solidariedade entre vizinhos, parentes e amigos do lugar.
Abstract: This theme "Women in the Community of Linha Paraná Anta Gorda: A glance at the knowledge of experience and sociability for the Teaching of History" examines the knowledge of women farmers in order to formulate teaching material for Basic Education. The specific aims are to contextualize the arrival of Ukrainian and Polish immigrants, to present reflections on oral and local History and memory, to recognize the sociability of rural women, and to catalog the knowledge of the women interviewed. The semi-structured questions seek answers such as: What conditions permeated the arrival of these immigrants to Brazil, Paraná and Prudentópolis? What kind of knowledge is narrated by these women? Which memories are emphasized when they narrate their lives? What role may women's knowledge play in History teaching? Is the solidarity network in jeopardy in the current context? As an issue: Why studying women farmers' knowledge and why bringing it into History teaching? The choice is due to the researcher's own Ukrainian-Polish ancestry and interest in researching the theme. Through the methodology of oral History in the universe of local History, with emphasis on the memories of the people who were interviewed, we seek the female knowledge in the community that contributes to the construction of bonds between people. Authors such as Scott (1995) contribute to thinking about gender, Candau (2014) and Pollack (1992) about memory, Martins (2004) about maternity, Paulilo (2016) about women farmers, Portelli (1997) about oral history, and Araújo (2019) to deepen in the midwifery in other Brazilian regions, among other references that provide support for the dissertation enabling a discussion that allows considering the women farmers who belong to the community, who would otherwise not be the focus of research. Reports from six women and two men of Polish and Ukrainian ancestry revealed shared knowledge and solidarity ties that allowed them to recognize themselves as members of the community in which they built themselves and are still built, in solidarity among neighbors, relatives, and friends from the place.
Keywords: Saberes Femininos
Memória
Local
História oral
Mulheres
Female Knowledge
Memory
Local
Oral History
Women
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: SERCONHUK, Joana Gardasz. Mulheres na comunidade de linha Paraná Anta Gorda: um olhar sobre saberes da experiência e sociabilidades para o ensino de história. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3658
Issue Date: 31-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joana Gardasz Serconhuk.pdfdissertação completa em pdf4.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons