Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3660
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Abordagem do conceito de campo elétrico numa perspectiva de aprendizagem significativa por meio de uma sequência didática.
metadata.dc.creator: Hneda, José Felipe
metadata.dc.contributor.advisor1: Brinatti, André Maurício
metadata.dc.contributor.referee1: Saab, Sérgio da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Hercília Alves Pereira de
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, propomos a investigação sobre o seguinte dilema: Como trabalhar o conceito de campo elétrico em sua complexidade de forma que os alunos do ensino médio tenham uma aprendizagem significativa? Para tal, realizamos a elaboração, desenvolvimento e análise de registros referentes à aplicação em três turmas de terceiros anos de ensino médio, do produto educacional - DA ELETRIZAÇÃO À INTERAÇÃO A DISTÂNCIA: que é basicamente um conjunto de roteiros contendo orientações para os alunos e professores, seguindo uma sequência didática, organizados em três momentos e subdivididos em doze práticas. Prática, neste referido trabalho, significa a proposta e também o desenvolvimento experimental da mesma, logo, preocupando-se com a transposição didática, por meio das quais visamos possibilitar aos alunos explorar os conceitos de carga elétrica, força elétrica e campo elétrico, realizando experimentos, em um processo dinâmico, sentindo-se motivados pela própria curiosidade e buscando elementos dentro de seus conhecimentos prévios que os auxiliem nessa jornada, desvendando o processo de intercomunicação do que ele já sabe com as novas descobertas, tornando assim sua aprendizagem significativa. Pela análise qualitativa e quantitativa da aplicação do produto educacional, percebeu-se indícios de aprendizagem significativa, uma vez que os alunos se mostraram interessados, e buscaram solucionar os problemas propostos.
Abstract: This study proposes an investigation of the following dilemma: How can the concept of electric field be introduced in its complexity so that high school students can experience meaningful learning? To achieve such objective, we elaborated, developed and analyzed reports of the use of the educational product – FROM ELECTRIZATION TO DISTANCE INTERACTION – in three high school classes. Basically, the educational product is a set of instructions to students and teachers, following a teaching unit, organized in three moments and subdivided into twelve practices. In this work, practice means the proposal and its experimental development, therefore, there is special concern with the didactic transposition, through which we intend to allow students to explore concepts of electric charge, electric force, and electric field. Students are encouraged to carry out experiments, in a dynamic process, feeling motivated by curiosity and seeking elements from their previous knowledge to help them in this journey, unveiling an intercommunication process between what they already know and their new discoveries, thus making their learning more meaningful. The results of the qualitative and quantitative analyses of the educational product, we observed evidence of meaningful learning, since students were interested and sought to solve the problems proposed.
Keywords: Eletrização
Carga Elétrica
Lei de Coulomb
Experimentação
Demonstração
Electrization
Electric Charge
Coulomb’s Law
Experimentation
Demonstration
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: HNEDA, José Felipe. Abordagem do conceito de campo elétrico numa perspectiva de aprendizagem significativa por meio de uma sequência didática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3660
Issue Date: 4-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose Felipe Hneda.pdfdissertação completa em pdf2.87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons