Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3720
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação das aprendizagens: uma proposta de formação para licenciados em ciências biológicas.
metadata.dc.creator: Ferreira, Fernanda Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandalise, Mary Angela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Regilson Maciel
metadata.dc.contributor.referee2: Heerdt, Bettina
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa de mestrado teve como objeto de estudo o conhecimento sobre a avaliação das aprendizagens na formação inicial do Licenciando em Ciências Biológicas, especificamente quanto às possibilidades que um curso de formação pode trazer para o enfrentamento da dicotomia teórico-prática do conhecimento em avaliação das aprendizagens destes licenciandos. A questão que norteou a pesquisa foi: Que contribuições (efeitos) um curso de formação sobre avaliação das aprendizagens, baseado no planejamento integrado ensino-avaliação-aprendizagem, poderá propiciar à formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas da UEPG? Teve como objetivo geral: analisar como um curso de formação sobre avaliação das aprendizagens, baseado no planejamento integrado ensino-avaliaçãoaprendizagem, poderá contribuir para a formação (construção do conhecimento em avaliação) dos licenciandos em Ciências Biológicas. E os objetivos específicos traçados para alcançá-lo foram: realizar a revisão sistemática de literatura sobre avaliação das aprendizagens na área das Ciências Biológicas; identificar os conhecimentos prévios de avaliação das aprendizagens dos licenciandos em Ciências Biológicas; discutir os pressupostos teórico-práticos sobre avaliação das aprendizagens (conceitos, metodologias, técnicas, critérios, rubricas e instrumentos) em um curso on-line realizado durante a pesquisa; descrever as possíveis contribuições e limitações do curso realizado pelos licenciandos para a sua formação (conhecimento) sobre avaliação das aprendizagens. Fundamenta-se nos pressupostos teóricos da avaliação das aprendizagens com base nos estudos de Fernandes (2009, 2010, 2011, 2019, 2020), Guba e Lincoln (1989), Lopes e Silva (2020), etc. Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa do tipo descritiva/interpretativa. A coleta de dados realizou-se a partir de questionário on-line prévio e posterior ao curso de formação; videogravações dos encontros síncronos do curso e as propostas de planejamento integrado elaboradas pelos licenciandos. A análise dos dados ocorreu a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados revelaram a necessidade de um maior aprofundamento em relação aos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens e do planejamento de ensino na licenciatura em Ciências Biológicas. O curso realizado trouxe reflexões quanto à importância dos critérios e das rubricas, aos fundamentos da avaliação formativa e somativa, ao papel do feedback na avaliação formativa, a utilização de instrumentos de avaliação diversificados, bem como o lugar que a avaliação precisa ocupar no planejamento integrado ensinoavaliação-aprendizagem. Considera-se que o curso de formação propiciou reflexões, aprofundamento e refinamento de conceitos e perspectivas sobre avaliação das aprendizagens dos licenciandos, ao mesmo tempo que evidenciou a complexidade da práxis avaliativa na formação inicial do Licenciando em Ciências Biológicas.
Abstract: The present master's research had os its object of study the knowledge about the evaluation of learning in the initial formation of the Licentiate in Biological Sciences, specifically regarding the possibilities that a training course can bring to face the theoretical-practical dichotomy of knowledge in the evaluation of learning of these graduates. The question that guided the research was: What contributions (effects) can a training course on learning assessment, based on integrated teachingassessment-learning planning, provide for the initial training of undergraduates in Biological Sciences at UEPG? Its general objective was to analyze how a training course on assessment of learning, based on integrated teaching-assessment-learning planning, could contribute to the training (construction of knowledge in assessment) of undergraduates in Biological Sciences. And, the specific objectives outlined to achieve it were: to carry out a systematic review of the literature on the assessment of learning in the area of Biological Sciences; identify previous knowledge of assessment of the learning of undergraduates in Biological Sciences; discuss theoretical-practical assumptions about learning assessment (concepts, methodologies, techniques, criteria, rubrics and instruments) in an online course carried out during the research; describe the possible contributions and limitations of the course carried out by the undergraduates for their training (knowledge) on learning assessment. It is based on the theoretical assumptions of the assessment of learning based on studies by Fernandes (2009, 2010, 2011, 2019, 2020), Guba and Lincoln (1989), Lopes and Silva (2020) etc. Regarding the methodological aspects, this research starts from a qualitative approach of the descriptive/interpretative type. Data collection was carried out from an online questionnaire prior to and after the training course; video recordings of the synchronous meetings of the course and the integrated planning proposals prepared by the undergraduates. Data analysis was performed using Discursive Textual Analysis (DTA). The results revealed the need for greater depth in relation to the theoretical and practical foundations of learning assessment and teaching planning in the degree in Biological Sciences. The course carried out brought reflections on the importance of criteria and rubrics, the foundations of formative and summative assessment, the role of feedback in formative assessment, the use of diversified assessment instruments, as well as the place that assessment needs to occupy in planning integrated teaching-assessment-learning. It is considered that the training course provided reflections, deepening and refinement of concepts and perspectives on the evaluation of the students' learning, at the same time that it highlighted the complexity of the evaluation praxis in the initial training of the undergraduate student in Biological Sciences
Keywords: Formação inicial de professores
Avaliação das aprendizagens
Ensino de Ciências Biológicas
Curso de formação
Initial teacher training
Assessment of learning
Teaching Biological Sciences
Graduation course
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: FERREIRA, Fernanda Mendes. Avaliação das aprendizagens: uma proposta de formação para licenciados em ciências biológicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3720
Issue Date: 22-Aug-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Mendes Ferreira.pdfdissertação completa em pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons