Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3733
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino de astronomia para todas as etapas da educação básica.
metadata.dc.creator: Freitas, Sérgio Henrique de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Silvio Luiz Rutz da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, André Vitor Chaves de
metadata.dc.contributor.referee2: Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho apresenta-se uma proposta para o ensino de Astronomia, direcionada para a utilização dos educadores. Presume-se que pensar o enfrentamento das dificuldades na educação, perseguindo a melhoria da qualidade de ensino, impõe pensar práticas que possam agilizar o trabalho do professor. O ensino de Astronomia, faz parte desse contexto apresentando dificuldades quanto a sua realização. A proposta do presente trabalho foi realizar um projeto para o ensino de Astronomia, por meio de palestras, buscando uma alternativa estrutural de ensino, que estimule o educando ocupar um papel ativo na aprendizagem, contribuindo assim para o seu interesse e a possibilidade do desenvolvimento de raciocínio científico. O produto educacional elaborado corresponde a cinco palestras, voltadas para todas as etapas da Educação Básica. Este projeto foi aplicado nas seguintes turmas: Pré-escola, turma do pré II; Ensino Fundamental I, turma do terceiro ano; Ensino fundamental II, turma do sexto ano; Ensino Médio, turma do primeiro ano; e Educação de Jovens e Adultos (EJA), turma do ensino médio. Como resultado destacamos o estabelecimento de uma relação entre Ciências e cotidiano para que o aluno possa entender melhor o espaço ao seu redor, por meio de conexões entre o que se aprendeu e o que está sendo estudado, o que leva à construção de um conhecimento de bases sólidas nas crianças e jovens. A ideia da proposta é permitir ao aprendiz “aprender a aprender”, construir noções e saberes relativos a conceitos científicos.
Abstract: This paper presented a proposed for teaching astronomy to use educators and assumed that thinking about the difficulties in education, pursuing the quality of education requires thinking about practices that can streamline the teacher's work. Astronomy teaching is part of this context, presenting difficulties regarding its realization. The present work proposed to carry out a project for Astronomy teaching, employing lectures, seeking an alternative teaching structure, which stimulates the learner to take an active role in learning, thus contributing to their interest and the possibility of developing scientific reasoning. The educational product prepared corresponds to five lectures aimed at all stages of Basic Education. This project applied to the following classes: Pre-school, pre-school class; Elementary School I, third-grade class; Elementary School II, sixth-grade class; High School, first-year class; and Youth and Adult Education (EJA), high school class. We highlight establishing the relationship between science and daily life to can better understand the space around him/her through connections between what learned and what is studied, which leads to the construction of a solid knowledge base in children and young people. The proposal's idea is to allow the learner to "learn how to learn," to build notions and knowledge related to scientific concepts.
Keywords: Educação Básica
Astronomia
Palestras
Basic Education
Astronomy
Lectures
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: FREITAS, Sérgio Henrique de. Ensino de astronomia para todas as etapas da educação básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3733
Issue Date: 15-Apr-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sergio Henrique de Freitas.pdfdissertação completa em pdf5.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons