Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3738
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Hormônios esteróides e as questões de gênero: uma análise discursiva de aulas de ciências e biologia.
metadata.dc.creator: Swiech, Mayara Juliane
metadata.dc.contributor.advisor1: Heerdt, Bettina
metadata.dc.contributor.referee1: Bertoni, Danislei
metadata.dc.contributor.referee2: Freire, Leila Inês Follmann
metadata.dc.description.resumo: Iniciamos as indagações e reflexões desta pesquisa, a partir, da análise de quem somos enquanto seres sociais, a relação com nosso objeto de pesquisa e as influências/interferências desse envolvimento com a construção de nossos caminhos investigativos. A pesquisa é pautada na análise do discurso docente em relação as questões de gênero referente ao conteúdo de hormônios esteroides. Desse modo, temos como objetivo analisar o discurso de docentes referente a produção de subjetividades em relação as questões de gênero a partir do conteúdo específico da biologia, hormônios esteroides, em aulas ministradas nas escolas e em vídeos. Para a análise, realizamos a observação e captação do áudio de sete aulas, sendo uma delas presencial e as outras seis no modelo digital ou remoto de ensino. As aulas tinham como tema principal o sistema endócrino e o sistema reprodutor, e abordavam assuntos referente, principalmente, a fisiologia dos hormônios e a anatomia. Para a análise, selecionamos trechos que compunham o discurso docente e apresentavamse permeados por questões de gênero, a partir dos seguintes enunciados: “Hormônios sexuais”: a sexualização dos corpos e a determinação dos gêneros; Dualismos e dualidades: (re)afirmando as diferenças; Corpos “estranhos”; Objetificação da mulher: atribuições sexuais e reprodutivas; O corpo masculino superior e sagrado: uma visão deturpada; Naturalização da violência a partir de uma perspectiva biológica. Nossa análise tem como referencial teórico a perspectiva Foucaultiana, consideramos que o discurso é carregado de relações históricas e práticas concretas vivas que contribuem para a produção de verdades sociais. Percebemos durante a análise que os discursos fazem parte de um mecanismo de saber e poder, enraizados em uma cultura histórica e social branca, masculina e heteronormativa, em que a mulher, seu corpo e seus hormônios são colocados em uma posição hierarquicamente inferior ao homem, esses discursos contribuem para a (re)produção de práticas desiguais, machistas, preconceituosas, misóginas e violentas. A partir dos estudos feministas e dos estudos das biólogas feministas é possível a circulação de outros discursos na escola e fora dela que desestabilize certezas e possibilitem diferentes formas de pensar os hormônios e corpos.
Abstract: We started the inquiries and reflections of this research, from the analysis of who we are as social beings, the relationship with our research object and the influences/interferences of this involvement with the construction of our investigative paths. The research is based on the analysis of the teaching discourse in relation to gender issues regarding the content of steroid hormones. In this way, we aim to analyze the discourse of teachers regarding the production of subjectivities in relation to gender issues from the specific content of biology, steroid hormones, in classes taught in schools and in videos. For the analysis, we performed the observation and recording of the audio of seven classes, one of them in person and the other six in the digital or remote teaching model. The classes had as main theme the endocrine system and the reproductive system, and addressed subjects related, mainly, to the physiology of hormones and anatomy. For the analysis, we selected excerpts that made up the teaching discourse and were permeated by gender issues, based on the following statements: “Sex hormones”: the sexualization of bodies and the determination of genders; Dualisms and dualities: (re)affirming differences; “foreign” bodies; Objectification of women: sexual and reproductive attributions; The superior and sacred male body: a distorted vision; Naturalization of violence from a biological perspective. Our analysis is based on the Foucaultian perspective, we consider that the discourse is loaded with historical relationships and concrete living practices that contribute to the production of social truths. We realized during the analysis that the discourses are part of a mechanism of knowledge and power, rooted in a white, masculine and heteronormative historical and social culture, in which women, their bodies and their hormones are placed in a hierarchically inferior position to men, these discourses contribute to the (re)production of unequal, sexist, prejudiced, misogynistic and violent practices. Based on feminist studies and the studies of feminist biologists, it is possible to circulate other discourses in and out of school that destabilize certainties and enable different ways of thinking about hormones and bodies.
Keywords: gênero e ciência
estudos feministas
análise de discurso
ensino de ciências e biologia
hormônios esteroides
gender and science
feminist studies
discourse analysis
science and biology teaching
steroid hormones
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Matemática e Estatística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Citation: SWIECH, Juliane Mayara. Hormônios esteróides e as questões de gênero: uma análise discursiva de aulas de ciências e biologia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3738
Issue Date: 29-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayara Juliane Swiech.pdfdissertação completa em pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons