Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Facin, Paulo Cesar-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Brinatti, André Mauricio-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Perez, Silvana-
dc.contributor.referee2Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorRibeiro Junior, Jair-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2022-10-26T22:35:22Z-
dc.date.available2022-10-26-
dc.date.available2022-10-26T22:35:22Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.citationRIBEIRO JUNIOR, Jair. Sequência didática para a cinemática com uso de planilhas eletrônicas Excel®. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3755-
dc.description.abstractThis work presents a proposal for a didactic sequence for the kinematics theme, based on the use of Excel® software spreadsheets. In our case, Excel® is a facilitating tool for the mathematical and graphic manipulation of the “vector” concept widely used in Kinematics. Although there is another option for electronic spreadsheets in LibreOffice's Calc, which is free software, the graphic representation of an arrow is still only possible in Excel®. To develop a didactic sequence on the kinematics theme, several electronic spreadsheets were built exploring subjects such as: addition of vectors, position vector, velocity vector and acceleration vector, uniformly varied motion. These worksheets constitute a product that was tested in the classroom, in the 1st Year of High School class, using Jerome S. Bruner's learning theory. There were 12 meetings in a total of 16 classes, where students had the opportunity to perform simulations with the Excel® spreadsheet and the “rotation button” tool. Using the concepts of discovery learning, spiral curriculum, iconic and symbolic representation of Bruner's theory, the meetings were divided into two moments, the first with the purpose of creating motivation and the second using the spreadsheet with the simulations. During the development of the meetings, the students, in possession of scripts, carried out the activities alone, with some interventions by the teacher, performing the simulations and through the observations they answered the questions and the proposed activities. It was observed that, when using the educational product, there was a greater interest of the students during the accomplishment of the activities and even that it contributed to their learning and an important tool for the study of vectors.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentada uma proposta de sequência didática para o tema cinemática, baseada no uso de planilhas eletrônicas do software Excel®. Em nosso caso, o Excel® é uma ferramenta facilitadora para a manipulação matemática e gráfica do conceito de “vetor” extensamente utilizado na Cinemática. Apesar de existir outra opção de planilhas eletrônicas no Calc do LibreOffice, que é um software livre, a representação gráfica de uma seta ainda só é possível no Excel®. Para desenvolver uma sequência didática no tema cinemática, foram construídas várias planilhas eletrônicas explorando assuntos como: adição de vetores, vetor posição, vetor velocidade e vetor aceleração, movimento uniformemente variado. Essas planilhas constituem um produto, que foi testado em sala de aula, na turma do 1º Ano do Ensino Médio, utilizando a teoria de aprendizagem de Jerome S. Bruner. Foram 12 encontros num total de 16 aulas, onde os alunos tiveram a oportunidade de realizar simulações com a planilha eletrônica do Excel® e a ferramenta “botão de rotação”. Utilizando os conceitos de aprendizagem por descoberta, currículo em espiral, representação icônica e simbólica da teoria de Bruner, os encontros foram divididos em dois momentos, o primeiro com a finalidade de criar uma motivação e o segundo a utilização da planilha com as simulações. Durante o desenvolvimento dos encontros os alunos, de posse de roteiros, realizaram as atividades sozinhos, com algumas intervenções do professor, realizando as simulações e através das observações responderam às perguntas e as atividades propostas. Observou-se que, ao empregarmos o produto educacional, houve um maior interesse dos alunos durante a realização das atividades e ainda que este contribuiu para o seu aprendizado e uma ferramenta importante para o estudo dos vetores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2022-10-26T22:35:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Jair Ribeiro Junior.pdf: 8776906 bytes, checksum: 4a7c855439faa2b7cee12a795cb92349 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-26T22:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Jair Ribeiro Junior.pdf: 8776906 bytes, checksum: 4a7c855439faa2b7cee12a795cb92349 (MD5) Previous issue date: 2022-07-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectExcel®pt_BR
dc.subjectBotão de rotaçãopt_BR
dc.subjectVetorespt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectSpin buttonpt_BR
dc.subjectVectorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleSequência didática para a cinemática com uso de planilhas eletrônicas Excel®pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Federal do Parápt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jair Ribeiro Junior.pdfdissertação completa em pdf8.57 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons